O que o seu filho precisa saber aos 10 anos?

Acima de 4 anos - De Mãe para Mãe - Fases05/10/17 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

Olá, moms!

Tudo bem?

Uma das perguntas mais comuns que recebemos é sobre o que as crianças deveriam saber fazer em cada idade. “Meu filho tem tantos anos, ele deveria saber fazer tal coisa?” é uma dúvida clássica de muitas mães.

Pensando nisso, encontramos um post que lista 10 coisas que o seu filho de 10 anos deve saber e fizemos uma tradução livre para as leitoras do Just Real Moms.

Confiram!

________________________________________________________________________________

 

O que o seu filho precisa saber aos 10 anos?

 

1. Como se vestir, tomar banho e colocar os sapatos sozinho

Tudo bem, de vez em quando ele vai precisar da sua ajuda para se vestir de acordo com alguma situação, fazer um penteado inusitado ou pegar algo lá em cima do armário, mas ele pode se trocar sozinho.

 

2. Como o dinheiro funciona

Nenhuma criança deve pensar que dinheiro cresce em árvores. Explique ao seu filho como ganhamos dinheiro, mostre orçamentos e ensine-o a economizar. Uma dica é levar o pequeno ao supermercado e ir explicando os preços/a hora de pagar.

 

3. Saber sobre seu corpo

A maioria das escolas apresenta às crianças as mudanças que acontecerão em seus corpos durante a adolescência, mas ouvir isso de você estabelece mais confiança, dá-lhes a oportunidade de fazer perguntas e a chance de iniciar uma discussão (adequada à idade deles) sobre sexo e consentimento.

 

4. Como preparar o café da manhã ou algum lanchinho

Com 10 anos dá super para a criança preparar uma tigela de cereais ou escolher algum lanchinho da tarde. Confie nele!

 

5. Como resolver problemas

É claro que aqui vamos descontar aqueles problemas imensos ou realmente complicados rsrs, mas, nesta idade, o seu filho deve saber resolver pequenos problemas do cotidiano. Isso o ajudará muito conforme for ficando mais independente.

 

6. Nem todo mundo é legal, mas o seu filho pode escolher ser

Essa é uma dica para todas as idades! Ensine ao seu filho que existem pessoas más no mundo, mas ele pode escolher ser legal e justo, além de entender que suas palavras e ações são poderosas!

 

7. Como ir e voltar de casa para lugares que vocês costumam frequentar 

Você até pode levá-lo para a escola ou à natação, mas não custa nada ir mostrando os caminhos para lhe dar algum senso de direção, certo?

 

8. Respeito por si mesmo e pelos outros

O amor próprio é uma das coisas mais difíceis e importantes que você pode ensinar ao seu filho, assim como ter respeito por outras pessoas. A melhor maneira de ensinar esses conceitos é através de exemplos! Ser um bom amigo, amar a si mesmo e oferecer ajuda voluntária aos que estão ao redor são alguns deles.

 

9. Gerenciamento do tempo e organização

Entre a lição de casa, atividades extracurriculares, refeições, brincadeiras e tarefas domésticas, seu filho certamente terá muitas tarefas durante o dia dele. Ele deve saber até os 10 anos como gerenciar seu tempo e se organizar – configurar uma rotina ou horário pode ajudar seu filho a ser muito mais independente nessa área.

 

10. O quão amado ele é

Independente da idade e de como fazê-lo (beijos, abraços, carinhos, palavras, momentos juntos), toda criança deve saber o quão amada ela é!

 

FONTE: PopSugar

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também:

Você sabe o que é Ortorexia? Quais as consequências desse comportamento em seus filhos?

05/10/17Ver a matéria   >>