Isso é o que uma mãe realmente quer dizer quando fala “estou cansada”

De Mãe para Mãe - Somos todas iguais30/11/17 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

 

Olá, meninas!

Tudo bem?

A maternidade é uma delícia, mas sabemos que pode ser extremamente cansativo exercer esse papel tão cheio de cuidados e responsabilidades – e não estamos sozinhas nessa!

No post de hoje, trazemos o relato de uma mãe que fala sobre a exaustão da rotina da maternidade. Com certeza muitas de vocês se identificarão com esse texto tão real.

Confiram!

 

________________________________________________________________________________

 

Isso é o que uma mãe realmente quer dizer quando fala "estou cansada"

 

Ela parecia cansada. Muito cansada! Sobrecarregada, esfarrapada, mas principalmente cansada.

Claro, ela estava mesmo. Ela teve quatro filhos e precisou cuidar de todos com menos de 10 anos; o mais jovem era um recém-nascido que estava chorando em seus braços, claramente não querendo ter ido ao supermercado com ela.

Carregou o recém-nascido pelo corredor de alimentos congelados, mesmo que estivesse parecendo uma zumbi; eu sabia que ela não tinha tido uma boa noite de sono há anos. ANOS! Tive a sorte de fazer compras sem crianças, já que as minhas eram muito maiores, e finalmente consegui colher os benefícios de não precisar levar o meu bebê para esses lugares. Eu me aproximei dessa mãe cansada e disse: “Você tem uma família linda! Você é incrível por estar aqui com todos eles e um recém-nascido”.

Ela parou por alguns segundos, como se estivesse segurando as lágrimas, e piscou os olhos enquanto olhava para longe, parecia estar estudando a seleção de waffles congelados. Eu sabia que ela estava fazendo uma pausa para pensar em todas as respostas que ela realmente queria dizer e, ao invés disso, substituiu todas as alternativas pela única frase que toda mãe que conheço usa todos os dias. A única frase que fala realmente o que queremos dizer. Ela simplesmente olhou para mim e disse: “Estou cansada”.

Eu sabia exatamente o que ela queria dizer e não era um cansaço apenas pelas horas não dormidas nas noites anteriores.

Eu sabia que ela estava muito, mas muito mesmo cansada em diversos aspectos de sua vida. Sim, eu entendi aquilo mais do que ela possa imaginar.

Veja bem, quando dizemos “estou cansada” para os nossos maridos, amigos, vizinhos, médicos, desconhecidos e até para as nossas próprias mães, estamos dizendo muito mais do que apenas essas duas palavras.

“Eu estou cansada” significa que o peso de cuidar de um bebê, dia e noite, pode ser esmagador.

“Eu estou cansada” significa que em alguns momentos sinto que não consigo mais fazer aquilo por um segundo que seja.

“Eu estou cansada” significa que eu nunca pensei que seria tão difícil.

“Eu estou cansada” significa não só que não tenho dormido durante à noite, mas que eu não faço ideia de quando irei conseguir dormir. Quando?!

“Eu estou cansada” significa que, se eu precisar tirar a casca de mais uma fatia de pão de forma, eu posso perder uma das mãos.

“Eu estou cansada” significa que eu não quero fazer sexo. Isso não acontece por eu não amar o meu marido ou gostar do ato em si, é porque eu simplesmente não consigo desligar a minha mente cansada e me animar com a ideia.

“Eu estou cansada” significa que o meu cérebro não consegue mais ter uma pequena conversa com alguém – nem em uma loja, nem no parquinho, na reunião de pais, em uma sala de espera ou em qualquer outro lugar que também tenha pessoas cansadas como eu.

“Eu estou cansada” significa que eu não quero pessoas falando que sentirei saudade desses dias. Mesmo que isso seja verdade, eu não quero ouvir isso agora. Isso não vai ajudar!

“Eu estou cansada” significa que eu estou de luto pelo meu corpo, atitude, personalidade, tempo livre, solidão e muitas outras coisas que eu tinha antes de virar mãe, quando tudo era normal e não uma longa fase de ajuste.

“Eu estou cansada” significa que fico imaginando quando voltarei a ser eu mesma novamente ou se ficarei nesse estado de exaustão para sempre.

“Eu estou cansada” significa que eu simplesmente estou cansada! Eu não consigo fazer tantas tarefas de adultos agora, ironicamente por eu ser uma adulta agora. A mãe. A sacrificadora. Aquela que precisa se manter sempre na linha e não pode fazer nada agora.

No supermercado, eu ofereci um ombro amigo para aquela mãe desconhecida. Eu não disse a ela o quanto as coisas ficariam melhores, ou mais abençoadas, ou que ela iria sentir falta desses dias no futuro. Eu a olhei no fundo dos olhos, sorri gentilmente e disse “eu entendo”.

E aí ela me sorriu de volta.

Às vezes, a única coisa que queremos quando dizemos “eu estou cansada” é saber que não estamos sozinhas.

A realização de saber que existe uma fraternidade emocional, psicológica e mental de mães cansadas pode nos trazer um grande alívio e sensação de acolhimento. Porque nós sabemos melhor do que todo mundo que existe muito mais por trás de uma resposta “eu estou cansada”, e, juntas, vamos fazer com que essa não seja a nossa resposta para sempre.

FONTE: Scary Mommy

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: