9 regras básicas para os grupos de whatsApp das mães

De Mãe para Mãe - Dicas - Dicas Práticas - Humor - Relacionamentos - Somos todas iguais06/05/17 By: Juliana Freire
(1) Comentários

Oi, Moms!

Tudo bem?

O whatsApp chegou para revolucionar a comunicação entre as pessoas e, consequentemente, as relações. Depois dele, ligar para uma pessoa se tornou algo tão diferente que até estranharmos ao receber alguma chamada. Junto com essa mudança vieram os grupos do whatsApp: da família, das amigas, do trabalho, das mães da classe do primeiro filho, mães da classe do segundo filho, mães do prédio, mães do clube etc.

Num primeiro momento, o grupo das mães parece uma espécie de ajuda coletiva, troca de experiências e favores e isso só deveria trazer pontos positivos, mas temos percebido que o “bom senso” não anda tão presente em alguns desses grupos de whatsApp. A consequência disso é que você pega seu celular com 400 mensagens e desiste de ler, pois sabe que são piadas, correntes, fotos, vídeos etc. Mas dentro das mensagens pode ter algo interessante e importante e com isso o whatsApp passa a ser mais uma caixa de emails que precisa ser conferida.

 

grupo de whatsapp para maes

 

A revista TRIP fez uma matéria bem interessante sobre grupo de whatsApp de mães (cliquem AQUI para ler a matéria), com um foco maior em grupos de mães de crianças pré-adolescentes, e essa matéria me inspirou para escrever esse post com algumas regrinhas básicas e simples que todos os grupos de mães deveriam seguir.

Vejam se concordam:

 

1- Você tem certeza de que todo mundo deveria receber essa mensagem?

Um grupo no whatsApp é formado para assuntos de interesse em comum. Antes de mandar uma mensagem, avalie se realmente é do interesse de, pelo menos, metade do grupo, caso contrário, mande uma mensagem direta no particular.

 

2- Cuidado com os áudios

Os áudios facilitam muito quem está passando a mensagem, pois não precisa digitar, mas atrapalham o receptor, que às vezes está em público, ou numa reunião e não pode ouvir. Então, envie áudio apenas quando ultra necessário e tente ser breve, nada pior que áudio com quase 1 minuto.

 

3- Mensagens fofinhas

Uma das coisas que mais irritam no whatsApp é aquele bom dia ou boa noite. Se alguns indivíduos do grupo resolvem responder, pior ainda. Tem gente que não percebe que isso incomoda. E a situação piora se for enviada bem cedinho ou muito tarde.

 

4- Não coloque foto de eventos em que nem todas as crianças do grupo foram convidadas

Algumas mães podem ficar muito chateadas ao perceber que o filho foi excluído de algum evento da classe ou festinha. Se quer compartilhar com as mães que estavam presentes, crie um grupo paralelo ou mande diretamente para as outras mães!

 

5- Não discuta política ou religião

Sei que nos dias atuais com a política do Brasil pegando fogo, fica difícil se conter, mas o grupo das mães não é o mais apropriado para isso, certo? Os grupos de mães, existem para compartilhar assuntos em comum da escola e dos filhos e não deveria entrar em discussões profundas ou ideológicas. Cada família tem sua forma de conduzir assuntos como religião e política e esse tipo de discussão no grupo de mães só traz constrangimentos.

 

6- Correntes

Proibido correntes em grupos de whatsApp de mães! Nada mais chato que isso, e ainda faz muita gente perder tempo lendo!

 

7- Escreva somente se contribuir com algo

Excesso de mensagens sempre pega mal. Lembre-se que as mães têm outros grupos de whatsApp e que não quer receber mensagem o dia inteiro. Tenha autocrítica e veja se sua mensagem realmente será útil para o grupo, ou se o grupo é o lugar mais adequado para expor sua dúvida. Menos é mais!

 

8- Informações sim, fofocas não!

Cuidado ao reclamar da escola ou da professora no grupo: você precisa ter muita certeza do fato antes de espalhar alguma história. A não ser que o fato seja realmente muito sério, pense antes de divulgar algum assunto que possa prejudicar uma pessoa ou a instituição.

 

9- Comentar sem querer temas que são particulares em público

Sabe aquela mensagem que era para mandar para outra pessoa e sem querer você enviou para o grupo todo? Fica muito chato se essa mensagem contém alguma crítica para algum mãe ou criança. Cuidado também em colocar apelidos nas crianças da classe, como “brigona”, “tímida”, “bagunceiro” etc. Essa é sua opinião e sua mensagem pode ajudar a “rotular” as crianças.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:9 regras básicas para os grupos de whatsApp das mães
  1. wilma

    Ter horario para enviar mensagens para as pessoas pois nem todas estao acordadas e muito menos sao obrigadas a desligar o celular devido esses incomodos. Terrivel acordar bem de noite de madrugada ou as 5 com mensagens de boa noite bom dia ou videos. francamente me errem pelo amor de Deus.

X Leia também: