Festas Handmade como antigamente!

Bolos - Comes e Bebes - DIY - Festa13/09/18 By: Renata Pires
(14) Comentários

 

Olá!

Hoje resolvi escrever sobre as festinhas de aniversário.

Não sei se vocês concordam comigo, mas quando damos uma festinha para os nossos filhos, além de comemorarmos o crescimento deles, queremos que eles sintam esse momento especial e que formem em suas mentes lembranças positivas.

Porém, sempre que planejo uma festa de aniversário para meus filhos, ou vou a alguma comemoração infantil, reparo que o leque de opções está sempre maior, com mil novidades. Mesmo com toda a inovação e com as empresas modernas que garantem uma festa super diferente e única, a impressão que tenho é que as festinhas são todas iguais, pré-fabricadas e com falta de espontaneidade.

Por isso, sinto muitas saudades das festas de antigamente. A comemoração começava dias antes, com todos os enfeites e balões sendo montados pelos familiares, os brigadeiros e cajuzinhos sendo feito pelas tias na cozinha enquanto ajudávamos e raspávamos as latas de leite condensado ao mesmo tempo. Bem diferente de hoje, quando a criança já entra no ambiente todo pronto e feito por estranhos.

 

Festa Handmade - Just Real Moms

 

Não posso falar que não faço isso, porque já fiz alguns aniversários para meus filhos e eles não enrolaram nenhum brigadeiro. Mas tenho uma lembrança muito doce e gostosa das festas (hoje em dia nomeadas de “handmade”) que meus pais faziam para mim.

Antes, a expectativa era alta e esperávamos os convidados com muita ansiedade. Especialmente os primos e amiguinhos que dançariam Xuxa, Angélica, Sandy e Júnior e cantariam Balão Mágico o dia todo. Não precisávamos de animadores de festa gritando nos nossos ouvidos, as crianças naturalmente se animavam. Não precisávamos de lembrancinhas absurdamente elaboradas, porque aqueles anéis de plástico baratos, os apitos, os chocolates de guarda-chuvinha dentro dos saquinhos já eram mega divertidos. Fora o balão gigante que era estourado ao final da festa e esparramava doces e farinha!

O que eu acho que precisamos entender é que as crianças podem ser felizes com menos. Muito menos.

Pensando nisso tudo e querendo inspirá-las (e a mim também!) a fazer uma festinha super bacana no estilo “handmade”, selecionei algumas dicas:

Bolo

O bolo é um item que realmente não pode faltar. Mas não precisa ser aquele bolo mega elaborado, de pasta americana e bonecos perfeitos… Os bolos caseiros estão super em alta e dão um charme especial.

 

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

 

Convidados

Festinha de criança não precisa ter 200 pessoas, sendo que 100 são babás. Convidar apenas a família e os melhores amigos já fará a festa ser um sucesso. Claro que você só conseguirá chamar poucas pessoas se a festa seguir essa linha e for realmente pequena.

 

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

 

Balões

Os balões são coloridos, decorativos e um símbolo muito forte de festa de aniversário infantil!

 

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

 

Comidinhas

As festas de antigamente tinham sanduíches feitos pela mãe e que às vezes eram embrulhados em papel alumínio… Tinham pipoca no saquinho, milho e gelatina no potinho de plástico, além dos docinhos tradicionais: brigadeiro, beijinho, cajuzinho… Outra coisa que não faltavam eram as balas de coco embaladas no papel de franjas. Para beber, suco, água e leite com Nescau!

 

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Just Real Moms - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

Festa Hanmade - Just Real Moms

Festa Handmade - Just Real Moms

 

Lembrancinhas

Antes, não se dava lembrancinhas valiosas (hoje as lembrancinhas podem ser até mais valiosas – falando de dinheiro – do que o presente que o convidado dá ao aniversariante). Lembrancinha é um mimo, um brinde. Um simbólico agradecimento pela pessoa ter comparecido.

 

Festa Handmade - Just Real Moms

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários:Festas Handmade como antigamente!
  1. Patricia Martins

    Bom dia!!!! Com certeza,as festas infantis de antigamente não saem da nossa memória. Tenho dois filhos um de quinze e outro de seis. Acho cômodo festas infantis em buffets e encomendadas, mas não condeno quem as faça, mesmo porque hoje em dia as pessoas não tem tempo, não sabem ou nem gostem de fazer e são festinhas que realmente precisam de um certo tempo para serem elaboradas, mas são tão mais prazerosas, curtidas. Nunca fiz as festas de meus filhos em buffet, sempre eu mesma fiz e a melhor coisa que ouvi do meu filho mais velho foi que amava as festas feitas em casa. E pra me abençoar Deus me deu meu pequeno no mesmo dia do mais velho. Uma festa só!!!! Sempre caprichei, até forminhas de doces foram feitas por mim. Já fiz em salões, sitios, em casa, mas tudo elaborado pela familia. É uma delicia aquele corre corre. E como disse meu filho foram as melhores.Muito bom!!! Sei que deixei lindas recordações na memoria dos meus filhos. Várias estórias para contar.

  2. Priscila

    Muito bom! Estava pensando justamente em fazer um evento assim para o meu filho. Adorei as dicas! Está de parabéns! Também sinto falta dessas festas handmade,,,
    Abraços!

  3. Adriana

    Nossa lembrei de minha infância com seu post, como era bom todas essa expectativa, preparativos, encher balões no sopro, enrolar docinhos…
    Mas tenho a impressão que as crianças de hoje não tem a mesma percepção desses preparativos, várias vezes tentei fazer coisas da minha época de criança com eles e sinceramente até fiquei frustrada, pois não me parecia uma coisa divertida para eles. Hehehehehe, por exemplo montar cabaninha no meio da sala, fazer docinhos, ficaram um tempinho e já foram brincar de outras coisas. Fomos em alguns aniversários feitos em casa ou na pracinha e realmente, concordo com você as crianças não precisam de uma mega festa para se divertirem. O simples também é muito bom!!!

  4. Rosa Regina Monte Nazare

    Lendo sobre essas festas voltei no tempo com 5 filhos realizei muitas festas assim fazíamos tudo em casa era maravilhoso, aprendi decorar bolo recortava fazia de todos formato bichinhos, de piscina com gelatina era uma festa onde todos se divertiam e participavam . Hoje com netos ainda realizamos festa em casa mais se compra tudo pronto, virei no tempo saudade

  5. Daniela

    Amei

  6. sandra

    Este ano a festinha da minha filha será neste estilo, estamos montando juntas os enfeites, escolhemos uma oficina com materiais reciclados , onde nós duas vamos ensinar as melhores amigas dela a fazer um pinguim com garrafa pet. A comida será como sugerida acima, achei legal servir milho outras comidinhas mais saudáveis para as crianças. O bolo será de brigadeiro , o preferido das crianças. Adorei a ideia dos balões pendurados na porta!!

  7. Adriana

    Meninas… amei esse post! Organizar a festa em casa é uma delícia… e fazer a criançada participar pe melhor ainda… a comemoração começa bem antes da data do evento.

  8. Regina Homem

    Amei!

  9. Flavia Chicarelli

    Amei essa matéria!!!
    Traduz exatamente o que acredito!
    Os meus filhos vão guardar lembranças incríveis da mãe e a avo enrolando brigadeiros na véspera dos seus aniversários…

  10. Thaís Rigoleto

    Desde quando a minha Aurora nasceu já sabia que a impessoalidade de um Buffet seria o fator determinante pra que eu mesmo montasse a festa de um ano de vida da minha filha. E foi. Fiz tudo: desde o bolo fake, as guloseimas da mesa, as lembrancinhas, comidinhas ( com as mãos das Bisas, doces da vovó e bolo da tia avó…)Tudo preparado 6 meses antes, pois trabalho o dia todo. Foi simplesmente surpreendente e emocionante. Os brinquedos eram os mesmos que a minha filha tinha em casa – piscina de bolinhas, cama elástica… A única coisa “profi” que contratamos foi a fotógrafa, que registrou a verdade e a pureza dos nossos preparativos. Eu sei que quando ela crescer ela vai querer fazer sua festa num Buffet, porque, afinal, é a onda das crianças mais abastadas, da escolinha…enquanto isso, vamos fazendo “hand made”, com todo amor e possibilidade que a vida nos oferecer!

  11. Camila Bastos Pagamisse

    Adoro festinhas em casa! Adoro planejar…
    Do meu caçula ainda não fiz em buffet, não vou cuspir pra cima {sei bem qual poderá ser o resultado}, mas por enquanto seguimos fazendo no condomínio, com brinquedos alugados {cheguei a conclusão que cama elástica é o que mais amam!}, mas admito, os docinhos ficam por conta de uma doceria que amamos, não me arrisco, no máximo o mousse.

  12. camu

    AMEI, meninas!!! Concordo 100%
    Acho que a maioria de nós poderia tentar botar isso em prática! 🙂
    Beijosss

    • sandra

      Minha filha tem seis anos e TODAS as festas foram planejadas e feitas por mim. Acho uma delícia, mas super entendo quem faz em buffet! Também é divertido e vamos combinar: muito prático! Minha filha ama brincar no buffet, mas ama ainda mais participar de TUDO (escolha do tema, compra e feitio dos enfeites, etc) da seu própria festa de aniversário!

  13. Thais

    Meninas, sai do meu trabalho quando minha pequena nasceu.
    Ano passado quando ela estava com 2 aninhos e tudo voltou ao “normal aqui em casa”, resolvi montar um negócio para ajudar nas despesas. Somei anos de trabalho da minha mãe como confeiteira profissional e resolvi inovar vendendo confeitos comestíveis para festas!!!
    Conheça mais do nosso trabalho que estou super feliz e realizada em fazer. Inclusive ajudando mamães a venderem mais seus doces com nossos confeitos personalizados.
    http://www.oficinadofondant.com

X Leia também: