Enjôo na gravidez – por Andrea Ierizzo

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas - Gravidez23/07/16 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

Olá, mamães!

Tudo bem?

No texto de hoje, a nossa colunista de nutrição, Andrea Ierizzo, fala sobre um tema bastante recorrente para as mulheres grávidas: o enjoo durante a gestação.

Sentir enjoo na gravidez é super normal, mas ela nos passou algumas dicas para passar por esse período de forma mais tranquila. Confira!

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Enjôo na gravidez

 

O enjôo na gravidez, em especial no primeiro trimestre, e um sintoma frequente e ocorre devido a alterações hormonais.

Me lembro que era uma fase difícil, os enjôos eram muito frequentes, me sentia doente (apesar de todos falarem que gravidez não é doença…). Além disso, temos que estar dispostas, porque precisamos trabalhar e dar conta de todos os afazeres para manter o lar funcionando.

Aí vão algumas dicas para tentar ajudá-las a superar essa fase!

 

1) Se sentir enjôo logo ao se levantar, tenha ao lado da cama uns biscoitos do tipo água e sal, e coma alguns antes de sair da cama. Normalmente estomago vazio facilita o enjôo.

 

Enjôo na gravidez - Just Real Moms

 

2) Se alimente de 2 em 2 horas, se você comer muito em uma única refeição, o seu estômago ficará muito cheio e isso pode dificultar a digestão. Além disso, nunca se deite logo após alimentar-se (para evitar refluxo).

 

Enjôo na gravidez - Just Real Moms

 

3) Se até a água lhe causar enjôos, coloque fatias de limão para saborizá-la, ou mesmo esprema um pouco de limão na água e tome aos poucos. Preste atenção nesse item para que você não desidrate!

 

Enjôo na gravidez - Just Real Moms

 

4) Balas e chás de gengibre costumam ajudar!

 

Enjôo na gravidez - Just Real Moms

 

5) Frutas cítricas como abacaxi, laranja e kiwi costumam ser bem aceitas nos intervalos entre almoço e jantar.

 

Enjôo na gravidez - Just Real Moms

 

6) Preste atenção no que faz com que o enjôo se inicie e tente evitar (coisas que funcionam como gatilho para o enjôo). Pode ser o cheiro de alguma comida, o cheiro de algum produto de limpeza, ou até o desodorante do seu marido rsrs (esse era meu caso, ele era proibido de usar enquanto eu estava em casa).

 

Saindo um pouco das dicas alimentares, no meu caso, usei uma pulseira vendida em farmácia, que pressionam um pouco a região do pulso e costumam funcionar para enjôos. No meu caso funcionou….UFA.

 

Enjôo na gravidez - Just Real Moms

 

Sei que esse comecinho da gravidez e um pouco difícil, mas acreditem… Os enjôos passam!!! Normalmente após o primeiro trimestre, depois disso, tudo melhora e conseguimos curtir mais a gravidez.

 

Espero ter ajudado!

 

Enjoo na gravidez - por Andrea Ierizzo

 

Andrea Ierizzo, Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, focada em Tratamento para Obesidade e Gestantes. Trabalha com reeducação alimentar, ensinando as pessoas a se alimentarem bem para o resto da vida.

Tel: 3849-0787

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também:

"Ser Mãe e Pai no século XXI” - Confira como foi o primeiro encontro do Programa Awake Kids 2017!

23/07/16Ver a matéria   >>