Construir brinquedos de sucata para as crianças! – por Orientace Pedagogia

Brinquedos - De Mãe para Mãe - Dicas - Dicas dos especialistas - DIY23/04/16 By: Juliana Freire
(2) Comentários

 

Olá, meninas!

Tudo bem com vocês?

Hoje nossas colunistas da Orientace Pedagogia falam um pouco sobre construir brinquedos de sucata para as crianças! Muitas vezes nos preocupamos em comprar brinquedos caros e modernos para os nossos pequenos, mas crianças podem sim, muitas vezes, preferir brincar com outras coisas super simples e que podemos fazer em casa. Claro que quase todas as mães já passaram por aquele momento em que os filhos querem muito um carrinho ou uma boneca específicos, mas sabemos como a imaginação dos pequenos é fértil!

Quem não se lembra quando era criança e gostava de brincar com qualquer coisa? Muitas vezes um pedaço de madeira é a coisa mais legal do mundo! Para incentivar a imaginação dos pequenos, vamos mostrar hoje como fazer alguns desses brinquedos.

Vale tentar em casa – a diversão é garantida!

 


 

Quem já ouviu dizer que criança não precisa de muito para criar uma brincadeira?

Esta afirmação é verdadeira!

Garrafas pet, embalagens vazias, tampinhas diversas, revistas e tantos outros objetos que julgamos ser absolutamente sem importância, ganham nova vida quando combinados a fitas coloridas, tesoura e cola!

Por conta da imaginação e da criatividade extremamente afloradas, os pequenos são capazes de realmente acreditarem que uma caneta é uma varinha mágica ou que uma garrafa pet pode ser um avião… E podem mesmo! Só depende de nós! De entrarmos na mesma sintonia!

Deste modo, uma ótima brincadeira que se pode fazer com seus filhos é a construção de brinquedos feitos com sucatas.

Ao trabalhar com sucatas é importante que os materiais estejam bem limpos e sejam seguros, ou seja, sem pontas cortantes e peças pequenas. Para preparar alguns destes brinquedos será necessário canetinhas, giz de cera, tinta guache, fita adesiva, cola e tesoura sem ponta.

Para alguns adultos, o fato de um brinquedo ser fruto do reaproveitamento de uma garrafa, ou de um rolo de papel alumínio, por exemplo, torna-o automaticamente sem “valor”. Na verdade, nós, adultos, já nos esquecemos de como era brincar com lençóis fazendo-os de vestidos ou de capas… A criança não classifica a importância de um brinquedo pelo seu preço na loja… Nós é que fazemos isso!

A construção com sucatas por muito tempo ficou delegada às escolas, afinal, somente pessoas com prática nas artes plásticas seriam capazes de tais transformações. Hoje em dia, acreditamos que é muito mais importante o processo pelo qual a criança passa quando realiza essas atividades, do que propriamente o seu resultado estético, que afinal pode ser extremamente relativo. O que é belo para mim não necessariamente será para meu filho… Trabalhamos, então, o respeito!

Além disso, os brinquedos feitos pelas crianças estimulam a criatividade, a habilidade manual, o senso estético e o cuidado ambiental. Sem contar que é um momento de profundo contato entre pais e filhos, que fortalece os laços de afeto e de confiança que se solidificam mais a cada construção.

Sabemos que são frágeis as construções dos brinquedos, que eles tem um “prazo de validade”. Mas sempre que notarmos que estiverem gastos, devemos informar à criança que é chegada a hora de colocarmos o brinquedo em um lugar que recolha aquele material, para transformá-lo em uma outra coisa. O melhor de tudo? Podemos fazer outro! E mais outro…

Abaixo, elencaremos alguns brinquedos de fácil construção.

Que tal brincar com caixas de papelão junto com as crianças? Quando pequenas, elas adoram explorar seus movimentos corporais, entrando e saindo de caixas, por exemplo. Aproveite e estimule sua imaginação, criando carros, aviões, casinhas com as caixas.

– Binóculo: Com um pedaço de fita adesiva cole dois rolos de papel higiênico juntos. Corte um pedaço de cartolina, longo o suficiente para envolver os dois rolos. Esta peça é o que realmente vai mantê-los juntos. Enrole firmemente o pedaço de cartolina em torno dos rolos e prenda-o com fita.  Use adesivos ou lápis para decorar o binóculo!

 

binóculo

 

– Aquaplay: As crianças amam a “garrafa mágica”, que pode dar super poderes para aquelas que gostam de super-heróis, encher os olhos de curiosidade dos bebês, contemplando o movimento das coisas que boiam dentro de garrafa e o brilho das cores.

Coloque glitter, pedacinhos de E.V.A. e bolinhas de papel crepom dentro de uma garrafa pet pequena. Encha-a de água e feche-a bem (lacre a tampa com fita adesiva).

 

aquaplay

 

– Fantoches: Basta desenhar um rosto em um saquinho de papel (de pipoca, cachorro quente etc.) e o fantoche está pronto! Para tornar os personagens mais criativos, decore com fios de barbante ou lã criando cabelos, botões para os olhos e glitter para as bochechas. Os cílios e lábios podem ser desenhados com canetinhas coloridas. Outra dica é fazer os fantoches com meias velhas!

 

fantoches meia

 

– Peteca: Utilizando folhas de revista ou de jornal, peça para a criança amassar as folhas, fazendo uma grande bola. Depois, embrulhe essa bola de modo que ela forme uma peteca; para isso, você pode utilizar uma folha de jornal inteira ou papel celofane. Amarre esta folha com um barbante ou fita adesiva. A peteca está pronta para um divertido jogo!

 

peteca

 

– Chocalho: Utilizando potes de iogurte, coloque tampinhas de plástico ou pedrinhas dentro dele. Feche bem o pote utilizando fita adesiva. Depois, decore-o como desejar e divirta-se cantando!

 

chocalho

 

– Boliche: Enfeite dez garrafas pet (500ml) com durex colorido. Faça uma bola grande utilizando folhas de jornais ou revistas e enrole sobre ela uma meia velha (fazer a bola com o tamanho aproximado de uma xícara de chá para facilitar a rolagem). Agora, é só organizar as garrafas, que serão os pinos e se concentrar para fazer muitos strikes!

 

boliche

 

Bom divertimento!

 

Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia.
www.orientacepedagogia.com.br

orientace

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:Construir brinquedos de sucata para as crianças! – por Orientace Pedagogia
  1. Jheniffer

    Ameiii….

    • eliana

      Escolhi para minha filha, ela terá que construir um brinquedo para apresentar para sua turma. Achei muito interssante. Parabens!!!!

X Leia também:

Você sabe o que é Ortorexia? Quais as consequências desse comportamento em seus filhos?

23/04/16Ver a matéria   >>