728 X 90

Como limpar as chupetas e mamadeiras de forma correta?

— Por Renata — maio 17, 2013

 

Oi, meninas!

 

Eu sempre tive pavor das coisinhas dos meus filhos ficarem sujas, em especial as chupetas, mamadeiras e afins! Não é apenas com água e sabão que conseguimos limpar totalmente esses objetos. Esterilizar é fundamental para destruir todo tipo de bactérias que podem ficar no local e isso é importantíssimo para a saúde dos bebês, já que eles ainda não têm imunidade suficiente para combater esses “bichinhos”.

 

Hoje em dia não esterilizo mais as coisas dos meus pequenos mas, até os 9 meses esse ritual foi diário e fundamental! Neste post, vou ajudar a esclarecer as formas de esterilização e dar algumas dicas com relação à limpeza desses objetos.

 

E vocês: o que usam para limpar e por quanto tempo esterilizaram as mamadeiras e chupetas dos filhotes?

 

Espero que gostem das dicas!

Mil Bjsss

 

 

……………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Tipos de esterilização:

 

Esterilizador a vapor para microondas:

 

Foi, de longe, o que mais usei com os gêmeos e AMEI!! Achei superprático e simples de usar! Basta colocar água até a marca indicada, inserir os objetos já limpos e desmontados e colocar por 6 minutos no microondas! Se o esterilizador for mantido fechado, o conteúdo fica esterilizado por 24 horas!

 

Eu escolhi o da marca AVENT e não me arrependi! Usei durante 9 meses, tempo que foi indicado pela minha pediatra.

 

É importante lembrar de checar o tamanho do seu microondas e do esterilizador antes de comprá-lo, para não ter a ingrata surpresa dele não caber!

 

 

limpeza6

 

 

Esterilizador a vapor de tomada:

 

Também usei diversas vezes o da marca AVENT e é um produto excelente para se ter em casa! Na época, minha cunhada me emprestou o dela e eu usava na casa dos meus sogros, no interior de São Paulo. Deixava junto com um detergente e esponja, na pia do banheiro dos gêmeos. Assim, quando eles mamavam eu não precisava descer até a cozinha para esterilizar! Facilitou bastante minha vida!

 

Os objetos também ficam esterilizados por até 24h, porém achei um pouco “trambolho” e pouco prático para transportá-lo de um lugar para outro!

 

 

limpeza5

 

 

Esterilização a vapor na panela:

 

Para quem não quer comprar algum dos esterilizadores citados acima, ou está em algum lugar que não tem, pode optar por uma esterilização manual! Basta ter uma panela e água!

 

1) Lave os objetos separadamente (como faria se fosse colocar nos esterilizadores).

 

2) Encha uma panela com água e ferva por aproximadamente 5 minutos.

 

3) Em seguida, mergulhe os utensílios na água fervente e deixe aquecendo por mais 10 a 15 minutos.

 

4) Retire os objetos ainda quentes com uma pinça apropriada e deixe-os secar naturalmente.

 

 

limpeza4

 

 

Esterilizador portátil de saquinho:

 

Gente, esses “mini esterilizadores” são o máximo! São saquinhos no qual você coloca os objetos dentro e leva ao microondas! Incríveis para viagens, para não precisar levar um volume grande! No pack vem vários saquinhos e cada um pode ser reutilizado até 20 vezes! O que eu usei foi da marca Dr. Brown’s.

 

Vale a pena ter em casa e na bolsa de passeio do bebê!

 

 

limpeza1

 

 

Pacifier wipes:

 

Outra coisa que usei bastante foram esses lencinhos umedecidos para chupetas! Sempre levava comigo e quando a chupeta caía no chão, passava uma água e o Pacifier Wipes! Superprático e tem de diversas marcas! Eu usei os da Munchkin!

 

 

limpeza3

 

 

Breast Milk Removal Soap da Medela:

 

Sabe quando as mamadeiras ficam com um cheiro ruim que não sai? Aqui em casa acontecia direto!!! Para isso serve esse spray da Medela! Usei algumas vezes e deu certo!! Mas também apliquei bastante uma receitinha caseira:

 

1) Lave bem a mamadeira.

 

2) Encha a mamadeira com água quente e adicione 1 colher de chá de bicabornato de sódio.

 

3) Agite bem e deixe de molho até o dia seguinte. É tiro e queda!

 

 

limpeza2

 

 

(20) Comentários do Leitor

  1. Andrea
    Responder →
    17 de maio de 2013 at 9:41

    Alguém além de mim teve a orientação da pediatra de NÃO usar detergente nas mamadeiras, apenas água bem quente (e esterilizar 1x ao dia)??

    • Renata
      Responder →
      17 de maio de 2013 at 9:43

      Jura Dé?? Para mim ela pediu apenas que utilizasse detergente neutro ou de côco! Não me lembro de ter ouvido alguém que não use detergente!! Esterelizar sempre que o objeto for utilizado e após lavar! Mil Bjsss

  2. 17 de maio de 2013 at 10:01

    Uma outra forma de tirar o cheiro ruim dos bicos, mamadeiras, copos e afins é colocar de molho com "Hidrosteril" (hipoclorito de sódio) que utilizamos para desinfectar alimentos.

    • Renata
      Responder →
      17 de maio de 2013 at 10:28

      Oba Ari!!! Muito obrigada por nos dar mais uma dica para combater os terríveis cheiros nas mamadeiras! Quanto mais opções, melhor!! Obrigada querida! Mil Bjss

  3. Juliana
    Responder →
    17 de maio de 2013 at 12:01

    Oi Rê...para chupeta eu usei a velha e boa panela com água hehehe, pq era de vez em quando. Mas tenho o esterilizador da avent que vou usar para copinhos, etc já que começara com suquinho este final de semana

    • Renata
      Responder →
      18 de maio de 2013 at 13:50

      Juuu, a esterilização com água e panela é MUITO eficiente!!! Mas os de microondas tmb!! Eu sempre usei o mesmo para tudo!! Que delicia começar o suquinho!!! Fofo!!! Mil Bjss

  4. Amanda
    Responder →
    17 de maio de 2013 at 15:34

    Aiii amei o post! eu estou louca pra comprar os lencinhos, devem ser super úteis quando não está em casa! Você acha que compensa trazer o esterilizador de mamadeiras, aquele da avent que é o elétrico, sabe? Acho ele tão prático! mais não sei se é uma coisa que vá fazer total diferença no dia a dia, o que você acha? Beijos, AMO O BLOG!

    • Renata
      Responder →
      18 de maio de 2013 at 13:53

      Oi Amanda!! Que bom!! Obrigada!! Os lencinhos sempre foram úteis pra mim!! Muito prático!! Acho que qualquer um dos estrelizidadores compensam!! O de tomada é incrível, um pouco grandão, mas se não precisar levá-lo para viajar será perfeito!! Acho que ter algum deles (ou microondas ou tomada), faz total diferença na vida! É muito mais prático e rápido do que fazer a esterilização no fogão! Mas todos esses métodos são super eficazes!!! Mil Bjsss

  5. Amanda
    Responder →
    17 de maio de 2013 at 15:41

    Meninas, vocês podiam fazer um post sobre a chegada do recém nascido em relação a família, como lidar com todos esse sentimentos, ou mesmo contando a experiência de vocês. Por exemplo, estou grávida de 4 meses e entro em surto de imaginar que após um dia de nascimento da minha bebê todo mundo vai pegar no colo, os avós vão querer dar beijinho na boca, eu penso nisso e me da falta de ar rsrsrsrsrs não porque eu não quero esse contato, mais o bebê é muito novo! quando dizer não, como ter essa voz de mãe para proteger nossos pequenos sem parecer chata e etc. ? Estou lendo muito sobre isso, e vi que a maioria das mães ficam assim mesmo. Beijos!!!

    • Renata
      Responder →
      18 de maio de 2013 at 13:57

      Oi Manada!! Adorei a sugestão do post!! Pode deixar que faremos sim!! Especial para vc!!!! É realmente complicada essa relação que temos com nossos filhos, vc vai ver depois de nascer então... ahahhaha!! Temos que nos controlar para não ficarmos muito chatas!! #difícil!!! Mil Bjss e obrigada!!!

  6. maiana
    Responder →
    21 de maio de 2013 at 10:47

    adorei as dicas!!!

    • Renata
      Responder →
      21 de maio de 2013 at 23:57

      Oi Mai! Que bom!! Espero ter te ajudado!! Mil Bjss e obrigada!!

  7. Danielle
    Responder →
    3 de junho de 2013 at 10:53

    Oi!!! Gostaria de saber de um jeito pratico de limpar o Munchkin Fresh Food Feeder!!! Pleaseee help me out!!! bjuss

    • Renata
      Responder →
      3 de junho de 2013 at 23:22

      Nossa Dany!! Nunca tinha pensado o quão difícil é limpar esse produto!!! Eu tentei usar, mas os gêmeos não pegaram!! Pelo que li, o mais usado é lavar à mão e depois na máquina de lavar (eu estaria ferrada, pq não tenho máquina de lavar em casa)! Meninas, alguém tem alguma solução? Esse produto é aquela redinha que coloca fruta dentro! Mil Bjsss

  8. 7 de junho de 2013 at 20:45

    Amei, amei o blog, vou ler os posts com mais calma, sou mãe de 4 filhos e comecei um blog também é uma delicia poder compartilhar um pouco do dia dia bitter sweet com outras mães, Bjos

    • Renata
      Responder →
      8 de junho de 2013 at 13:03

      Oi Keila!!! Fico MUITO feliz de vc ter gostado do blog!! Que mãezona!!! 4 filhos!!!!! Adorei!!!! Que bacana saber que vc tem um blog! Qual é? Mil bjss e bem vinda! Esperamos vc sempre por aqui!!

  9. Silvia Melo
    Responder →
    19 de junho de 2013 at 18:02

    Tem uma coisa bem mais simples e barata que é mega eficiente: hipoclorito, o mesmo que a gente usa pra lavar salada. Basta deixar de molho na água com algumas gotas por pelo menos 5 minutos. Ele mata realmente tudo e a vantagem é que não deteriora mamadeiras ou chupeta nem libera resíduos plásticos. Quem me passou a dica foi minha médica. Depois, vi em programas de saúde como o Bem-Estar.

    • Renata
      Responder →
      19 de junho de 2013 at 21:01

      Oi Silvia!! Excelente dica!! Vou aplicar aqui em casa com certeza!!!! Muito obrigada por incrementar nosso post com uma ótima dica!!! Mil Bjsss

  10. Karina
    Responder →
    2 de fevereiro de 2014 at 23:36

    Mais uma vez te parabenizo pelo site e por todas as informações que são postadas! Aproveito demais! Tenho uma duvida com relação a esterilização, seja de qualquer método. Após o processo temos q esperar secar por completo as madeiras, copos e afins antes de usá-los? Obrigada

    • Renata
      Responder →
      4 de fevereiro de 2014 at 22:35

      Oi Ka, muito obrigada querida! Fico muito feliz em saber disso! O ideal é esperar secar por completo sim, mas caso nnao dê, é bom separar um pano de prato limpo apenas para as coisinhas do bebê!! Mil bjss e qualquer dúvida, estamos aqui!

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.