Como funciona a coleta de células-tronco do dente de leite? – por Dra. Paola Vidigal

Dicas dos especialistas30/03/17 By: Renata Pires
(4) Comentários

Olá!

O assunto de coleta de células-tronco do dente de leite está super em alta e não poderíamos deixar de falar sobre este assunto por aqui! Para isso, convidamos nossa colunista, a ortodontista Dra. Paola Vidigal da clínica De Micheli (@clinicademicheli), para nos esclarescer algumas dúvidas!

Vale muito a pena a leitura!

Mil Bjsss

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Por que células-tronco da polpa do dente de leite são tão especiais?

A polpa do dente é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco. Essas células são denominadas células-tronco mesenquimais multipotentes, o que significa que elas têm a capacidade de se transformar em uma ampla variedade de tipos de células, incluindo:

 

Como funciona a coleta de células-tronco do dente de leite? - por Dra. Paola Vidigal - Just Real Moms

 

Como funciona a coleta de células-tronco do dente de leite? - por Dra. Paola Vidigal - Just Real Moms

 

Como é feito o armazenamento da polpa do dente e também das células-tronco obtidas da polpa do dente?

Da mesma forma como acontece com o armazenamento das células-tronco do sangue e do tecido do cordão umbilical. Ao ser extraído, o dente de leite deve ser colocado em tubos (fornecidos pela empresa especializada no assunto) e mantidos à uma temperatura constante de -196º, fazendo com que as células-tronco neles armazenadas permaneçam em perfeitas condições de uso por tempo inderteminado. Essa polpa será cultivada com a finalidade de extrair e multiplicar as células-tronco mesenquimais multipotentes.

 

Como funciona a coleta de células-tronco do dente de leite? - por Dra. Paola Vidigal - Just Real Moms

 

Quais as vantagens do armazenamento das células-tronco da polpa do dente de leite?

Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também à toda sua família.

 

Como se obtém a polpa do dente de leite?

A obtenção da polpa do dente de leite é um processo não invasivo, que pode ser feita naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos.

 

Qual a qualidade dessas células-tronco?
Essas células-tronco são células jovens e de excelente qualidade e quantidade, portanto, ideais para um futuro tratamento de doenças degenerativas.

 

Como funciona a coleta de células-tronco do dente de leite? - por Dra. Paola Vidigal - Just Real Moms

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:Como funciona a coleta de células-tronco do dente de leite? – por Dra. Paola Vidigal
  1. maria beatriz callas

    Gostaria de saber como é feita esta coleta, se o dente tem que ser extraído pelo dentista ou quando caí naturalmente, e o custo para mante-lo na clínica especializada.
    Grata
    Bia Callas

    • paola vidigal

      Ola maria beatriz, boa tarde!
      O dente deve ser extraido pelo dentista, e colocado num recipiente específico, assim sera encaminhado para um centro onde sera feita o armazenamento das celulas. o custo voce pode se informar pelo CCB (Centro de Criogenia Brasil), paga-se uma anuidade pelo armazenamento, infelizmente não sei o valor exato. Mas é semelhante ao custo do armazenamento de celulas do cordão umbilical.
      espero ter ajudado!
      grata
      Paola

  2. Suzy Bianchezzi

    Bom dia! Tenho um filho com uma síndrome incompleta de moebius, ele tem uma paralisação, ou seja é mais uma lentidão do lado esquerdo do rosto, a síndrome é caracterizada por face com mascara, porque a criança não tem muita expressão facial, e ele tem também uma atraso no desenvolvimento psicomotor, ele tem 1 ano e 10 meses, faço fono e fisio com ele e gostaria de saber se essas células tronco podem ajudar no tratamento do meu filho, e de que forma? Moro no MT e sempre estou querendo saber sobre tratamentos e alternativas pro meu filho ter uma vida melhor, sou dentista e acho que teria mais facilidade para conseguir coletar isso do meu filho quando haver a troca de dentes.. Aguardo uma resposta..Obrigada

    • paola vidigal

      Ola Suzy, boa tarde!
      As pesquisas com celulas-troncos estão evoluindo muito nos últimos anos, mas ainda nenhuma “cura” efetivamente comprovada aconteceu. São promessas esperadas para um futuro talvez não muito distante. Converse com o médico de seu filho se já existem pesquisas em relação a essa síndrome, mas me parece muito indicado no seu caso, se houver condições em fazer o armazenamento… (Entre em contato com o Centro de Criogenia do Brasil sobre a coleta em sua regiãob quando ele tiver uns 5-6 anos)
      espero ter ajudado,
      com carinho,
      Paola

X Leia também: