Lista do que você precisa fazer, mês a mês, durante a gravidez!

De Mãe para Mãe - Dicas - Enxoval - Fases - Gravidez - Publipost - Somos todas iguais16/05/17 By: Juliana Freire
(0) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bem?

É só o exame dar positivo que bate aquela vontade louca de já sair por aí contando para todo mundo que tem um bebê a caminho. É muita alegria! Mas junto com ela vem aquele frio na barriga e a pergunta: será que vou dar conta de resolver tudo até o bebê nascer? Sem falar na ansiedade, que tá só começando…

Pensando em tudo isso, preparamos um post para facilitar a sua vida nesses 9 meses que estão só começando: um checklist com tudo o que você precisa saber e fazer antes do seu bebê chegar.

 

1o mês: Estou grávida! E agora?

(  ) Escolha o seu médico do pré-natal: se o seu ginecologista já for também obstetra (realiza o pré-natal e o parto), ótimo. Se não for, é hora de procurar um especialista para acompanhar a sua gestação de pertinho e com todo o cuidado.

(  ) Posso contar a novidade? Claro, a decisão é sua! Mas, uma dica: tente reservar a novidade só para os mais íntimos mesmo, já que até os 3 meses existe o risco da gravidez não evoluir.

 

 

2o mês

( ) Já comece a preparar a pele do corpo e da barriga: quanto antes, melhor! Essa é a hora de você começar a passar cremes hidratantes para ajudar a evitar as estrias. Tente passar todos os dias, até o fim da gestação.

( ) Evite manchas no rosto: assim como os cremes hidratantes, o protetor solar também será seu aliado na gestação. Ele vai prevenir os melasmas: aquelas manchas escuras na pele que podem aparecer na gravidez.

( ) Consulte um nutricionista: procure um nutricionista para tirar suas dúvidas. Aproveite para fazer também um cardápio balanceado para os próximos meses. Isso será muito importante para você e para o bebê.

 

 

3o mês

(  ) Agende o 1o ultrassom morfológico (entre a 11a e a 14a semana): nesse exame, que é feito a cada trimestre, é possível medir e analisar cada órgão do bebê. Dependendo da posição do feto, já dá até para ter um palpite do sexo.

( ) É menino ou menina? Pronto, chegou a hora de descobrir! Para não ter dúvida, a dica é fazer um exame de sexagem fetal, que identifica com quase 100% de certeza o sexo do bebê.

( ) Chega de segredo! Carta verde: hora de contar a novidade para os amigos, parentes distantes e colegas de trabalho.

 

 

4o mês

( ) Mexa-se! Passado o primeiro trimestre, em que existe ainda risco de aborto espontâneo, é chegada a hora de você começar alguma atividade física, de preferência voltada para gestantes – mas sempre com recomendação médica, claro.

( ) Comece a preparar o enxoval: a essa altura, você já sabe o sexo, sua barriga ainda está pequena e você ainda não está cansada, então aproveite! Dica importante: se sua ideia for comprar o enxoval fora do Brasil, não perca tempo: viaje entre o quarto e quinto mês de gestação, porque depois disso o seu deslocamento começa a ficar mais difícil.

 

 

5o mês

( ) Prepare o quartinho: como a maioria das lojas leva de 60 a 90 dias para entregar os móveis, comece a partir de agora a pesquisar (e comprar) os itens principais do quartinho, como berço, cômoda, cama, poltrona de amamentação e armário.

( ) Pesquise o kit-berço e os acessórios para o quarto: hora de começar a procurar também itens protetores de berço, colchas e almofadas, além de cortina, abajur, kit-higiene e lustre para o quartinho.

( ) Pense na decoração: escolha a cor das paredes do quartinho e agende o pintor. Se optar por papel de parede, pesquise as melhores marcas, e já pense na colocação. Não se esqueça também dos detalhes de marcenaria que gostaria de ter no quarto, como nichos organizadores e prateleiras – eles podem ser super úteis.

 

 

6o mês

(  ) Hora de agendar o chá de bebê: vai fazer chá de bebê? Então esse é o melhor momento de marcar a data (o 6o e o 7o mês são perfeitos para isso!). Monte a lista de presentes e pense com carinho em todos os detalhes da festa!

( ) Escolha onde o bebê vai nascer: é hora de decidir o hospital ou a maternidade onde o bebê irá nascer. É importante que essa decisão seja feita com um pouco de antecedência e levando em consideração a opinião do seu obstetra e o seu plano de saúde.

 

 

7o mês

( ) Prepare as lembrancinhas e o quadro da maternidade: você chegou ao último trimestre. Prepare as lembrancinhas da maternidade e o enfeite da porta. É ele quem vai dar as boas-vindas ao seu filhote e suas visitas.

( ) Tente tirar todas as dúvidas sobre o parto: informe-se bem sobre os tipos de parto, e procure tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Nós, as revistas, os médicos, as amigas estamos aqui pra isso também. Use e abuse!

 

 

8o mês

(  ) Lave todas as roupinhas do bebê: na hora que você for lavar o enxovalzinho (clique AQUI para ler o post sobre a primeira lavagem), nossa dica é usar o sabão Omo Puro Cuidado e o amaciante Comfort Puro Cuidado, produtos que confiamos e são dermatologicamente testados e hipoalergênicos, próprios para a pele delicada do bebê.

(  ) Faça um curso de gestante: esse tipo de curso (oferecido por muitas maternidades) é uma ótima oportunidade de aprender cuidados básicos, esclarecer dúvidas e ouvir de outras gestantes seus medos e expectativas para a chegada do bebê.

(  ) Escolha um pediatra: peça indicações de amigas, parentes e até do seu próprio médico, que muitas vezes tem um colega de confiança para indicar. Se quiser, marque uma entrevista para conhecê-lo melhor antes da primeira consulta.

(  ) Monte sua malinha da maternidade: já deixe pronta a malinha que você vai levar para a maternidade com as roupas do bebê, as que você usará e as de seu acompanhante (clique AQUI para ler o post de como arrumar a mala da maternidade), além de documentos, produtos de higiene, carregadores de celular, câmeras etc.

( ) Vá com calma! Você já está barriguda, e, provavelmente, bem cansada. Falta pouco pro seu bebê chegar. Por isso, procure diminuir o ritmo de trabalho.

 

 

9o mês

(  ) Prepare-se para as próximas consultas: a partir de agora, as visitas ao obstetra serão semanais. É a reta final!

(  ) Instale a cadeirinha do carro: aproveite que tem mais tempo agora e já instale a cadeirinha no seu carro com toda a segurança. É nela que o bebê será levado para a casa quando sair da maternidade.

(  ) Faça a lista de quem será avisado sobre o nascimento: pense em uma lista de pessoas bem próximas que devem ser avisadas. Importante: nessa hora, considere o quanto de visitas você vai querer – ou não! – receber logo de cara, já que esse comecinho é bem cansativo.

(  ) Informe-se sobre o registro do bebê: descubra se existe algum serviço de cartório para registrar o bebê na própria maternidade ou se é preciso procurar o cartório da região. Informe-se também sobre os documentos que precisa levar.

(  ) Curta os últimos instantes de barrigão! Seu bebê pode nascer a qualquer momento! Por isso, relaxe e saboreie cada segundo.

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: