Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Dicas - Dicas dos especialistas - Dicas Práticas - Diversão19/02/17 By: Orientace
(1) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bem?

Como já mostramos aqui antes, é muito importante que as crianças possam se manifestar artisticamente, o que pode ser feito dentro de casa. Nossas colaboradoras da Orientace Pedagogia fizeram uma lista superinteressante de atividades de artes para fazer em casa com as crianças! Essas atividades são super divertidas e com certeza as crianças e os adultos vão adorar!

Achei as dicas muito divertidas, espero que gostem!

 

________________________________________________________________________

 

É muito importante que as crianças, desde cedo, possam expressar-se artisticamente, explorando materiais e texturas diversas, auxiliando no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e físico.

Primeiramente, é importante que você forre o chão com um plástico ou papel Kraft onde irá realizar a atividade e coloque roupas que possam sujar ou um avental nos pequenos artistas, para que eles possam ficar bem à vontade.

<Pinturas com tinta guache

Para as crianças menores de três anos, ofereça folhas grandes ou cartolinas, como também pincéis grossos ou deixe-as explorarem a tinta com as mãos! Para os maiores, você pode oferecer uma tela em branco ou folhas em tamanho A4 e pincéis mais finos.

 

Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

 

Você pode oferecer tinta guache de diversas cores, misturá-las com farinha, areia ou glitter. Caso queira, prepare a tinta em casa: Misture 1 xícara de sal, farinha, água e corante para alimentos.

Outra ideia com o guache: Procure gravetos no jardim de seu prédio/casa. Depois é só deixar os pequenos explorarem a criatividade artística com um pouco de tinta e pincel em mãos!

 

Atividades de arte para fazer em casa com as crianças!

 

Mas, caso você não queira se aventurar com tinta guache, as crianças adoram quando oferecemos giz de lousa colorido com um potinho com um pouquinho de água, para que ela molhe o giz e depois faça seus rabiscos!

 

Frotagem

Colham no jardim algumas folhas secas. Colem-as em uma folha e, depois de secas, coloque uma folha por cima desta e peça para a criança passar giz de cera e ver o que aparece!

 

Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

 

Massa de modelar

Materiais:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara de água
1 pacote de gelatina ou corante alimentício

Modo de fazer: Misture tudo muito bem, amassando com as mãos.

Use sua imaginação e crie bonecos, carrinhos, canecas, panelinhas etc.

Importante: Separe por cores e guarde em sacos plásticos para que durem por mais tempo.

 

Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

 

Bolhinha de sabão

Qual criança que não se diverte com bolhas de sabão? Você pode fazer em casa: água, detergente, uma pitada de açúcar e uma canudinho para assoprar as bolhinhas.

 

Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

 

Aquaplay

Coloque glitter, pedacinhos de E.V.A. e bolinhas de papel crepom dentro de uma garrafa pet pequena. Encha-a de água e feche-a bem (lacre a tampa com fita adesiva). Está pronto um brinquedo que as crianças pequenas adoram, contemplando o movimento das coisas que boiam dentro de garrafa e o brilho das cores.

 

Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

 

Fantoches

Basta desenhar um rosto em um saquinho de papel (de pipoca, cachorro quente etc.) e o fantoche está pronto! Para tornar os personagens mais criativos, decore com fios de barbante ou lã criando cabelos, botões para os olhos e glitter para as bochechas. Os cílios e lábios podem ser desenhados com canetinhas coloridas. Outra dica é fazer os fantoches com meias velhas!

 

Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

 

Decorando bexigas

Encha bexigas coloridas e, utilizando canetas de retroprojetor ou retalhos de papéis e cola, crie carinhas, animais, enfim, deixe a imaginação rolar…

 

Confeccionando brinquedos com sucatas

Binóculo: Com um pedaço de fita adesiva cole dois rolos de papel higiênico juntos. Corte um pedaço de cartolina, longo o suficiente para envolver os dois rolos. Esta peça é o que realmente vai mantê-los juntos. Enrole firmemente o pedaço de cartolina em torno dos rolos e prenda-o com fita. Use adesivos ou lápis para decorar o binóculo!

 

Atividades de artes para fazer em casa com as crianças!

 

Peteca: Utilizando folhas de revista ou de jornal, peça para a criança amassar as folhas, fazendo uma grande bola. Depois, embrulhe esta bola de forma que ela forme uma peteca, para isso, você pode utilizar uma folha de jornal inteira ou papel celofane. Amarre esta folha com um barbante ou fita adesiva. Agora, a peteca está pronta para um divertido jogo!

 

Chocalho: Utilizando potes de iogurte, coloque tampinhas de plástico ou pedrinhas dentro dele. Feche bem o pote utilizando fita adesiva. Depois, decore-o como desejar a divirta-se cantando!

Espero que aproveitem as dicas e que vocês e seus pequenos artistas se divirtam soltando a criatividade!

 

Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia

www.orientacepedagogia.com.br

orientace

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: