As 10 dicas para melhorar a rotina do bebê recém-nascido!

De Mãe para Mãe28/05/17 By: Juliana Freire
(121) Comentários

 

Oi, meninas!

Tudo bem?

Quando mantemos uma boa rotina com nossos filhos, tudo fica mais fácil! Quando eles choram, nós sabemos exatamente o motivo: fome, hora de trocar a fralda ou sono!

No início eu confesso que fiquei bastante perdida para estipular a rotina para a Ana Helena. Ela tinha refluxo e ficava bastante incomodada e, para evitar que ela chorasse, acabava dando as mamadas em horários não regrados e isso só me atrapalhou! Quando decidi impor a rotina correta para ela, tudo melhorou! Acreditem: BEBÊ PRECISA DE ROTINA! E rotina significa REPETIÇÃO! Seu bebê não vai entrar na rotina do dia para a noite, isso requer tempo e muita paciência!

Outro ponto importante é que os bebês não fazem manha: quando eles choram, choram por algum motivo. Um bebê de 3 meses, cujo ego nem está formado, não pode controlar um adulto por meio da manha. A ideia de controle, por si só, é elaborada demais para um ser que ainda não tem o sistema nervoso maduro.

Eu li bastante a respeito e decidi escrever um texto com as 10 regras para ajudar a estipular a rotina do bebê. Espero que ajude todas as mamães!

 

1) Pratique o “EASY”!

Essa é uma regra simples que a autora do livro “A Encantadora de bebês” criou para ajudar os pais a lembrar a ordem da rotina estruturada: Alimentação (EATING), Atividade (ACTIVITY), Sono (SLEEP) e tempo para você (YOU). O EASY é um método composto de ciclos que se Repetem. Com ele não seguimos o ritmo do bebê e somos nós quem assumimos o comando! Depois que comecei a fazer o EASY com a Ana Helena, tudo ficou mais fácil e quando ela chorava, sabia exatamente o motivo! Antes disso ela chorava e eu ficava desesperada, sem saber se era dor, fome, sono etc.

– (E) Alimentação: Hora da mamada.

– (A) Atividade: Brincar um pouco por menor que seu filho seja, colocar uma música, móbile, brinquedos ou até mesmo uma conversa!

– (S) Sono: O sono ajuda a crescer, além disso, as boas sonecas durante o dia fazem o bebê dormir melhor à noite.

– (Y) Tempo para você: Enquanto o bebê estiver dormindo, você pode dedicar esse tempo para cuidar de você mesma!

 

2) Mamadas com intervalos corretos!

Meu pediatra sempre disse que durante o dia as mamadas deveriam ter, no mínimo, um intervalo de 2 horas e, no máximo, de 4 horas. Ou seja, nem sempre que o bebê chora é fome, e devemos tentar dar as mamadas em intervalos corretos para melhorar a rotina deles.

 

700-00651434

 

3) Criar um ritual de sono adequado!

Seguir um ritual sempre igual na hora de dormir sinaliza para o bebê que é hora de ir para a cama, coisa que talvez ele não saiba. “O bebê fica mais relaxado se souber o que vai acontecer”, diz a especialista em sono infantil Jodi Mindell. “Quanto mais relaxado ele estiver, mais provável será que ele vá para a cama sem problemas e durma rápido.”

O ritual que antecede o sono tem de ser repetido diariamente, para que o bebê perceba a aproximação da hora de dormir. Massagem, banho, troca de fralda e mamada à meia-luz, canção de ninar, carinho, leitura de histórias e até mesmo o fechar das cortinas na presença do bebê: os pais escolhem o que mais lhes agrada, contanto que seja algo relaxante e prepare o pequeno para dormir. Para encerrar o ritual, é aconselhável colocar o bebê no berço ainda acordado, para que durma por conta própria, sem a interferência de adultos. Assim, cria-se um bom padrão de sono para a saúde dele e dos pais.

 

dormindo

 

4) Enrolar o bebê na manta para dormir!

Antes dos 3 meses, os bebês não têm controle dos braços e das pernas e, ao contrário dos adultos, quando estão cansados ficam mais agitados, sacundindo os braços e pernas no ar para demonstrar exaustão. Quando isso acontece, o bebê nem percebe que seus membros fazem parte dele e isso os distraem e os perturbam. Enrolar o bebê é uma forma de remover essa estimulação e é recomendado até os 3 ou 4 meses. Faz sentido, né?

 

charutinho-de-bebe

 

5) Não deixar o bebê trocar o dia pela noite!

Para isso, o ideal é fazer a rotina das mamadas de 3 em 3 horas durante o dia, acordando o bebê se necessário. Também é importante deixar que entre luz natural no ambiente onde o bebê está dormindo durante o dia e, à noite, deixá-lo no escuro.

 

dormindo 2

 

6) Dar banho sempre no mesmo horário!

Acho que o banho acalma o bebê e, por isso, decidi dar banho nos meus dois filhos à noite, como parte do ritual do sono. Dou banho às 19h e eles já sabem que está chegando a hora do sono! Isso me ajudou bastante e criou uma rotina saudável para as crianças.

 

banho

 

7) Passeio e banho de sol! 

Os banhos de sol devem ocorrer antes das 10 horas e depois das 16 horas. Se for em local protegido do vento e com temperatura agradável, o bebê pode ficar só de fralda. Faça passeios quando o sol está mais ameno. O bebê deve permanecer no sol por aproximadamente 10 minutos, mas sempre confirme com seu pediatra antes.

 

Family walk at sunset

 

8) Liberdade para o pai!

O pai não amamenta e, normalmente, está fora na maior parte do dia. Por isso, muitos se sentem excluídos da relação com o bebê nos primeiros meses. Além disso, é comum as mães terem um sentimento de posse e acharem errado tudo o que os homens fazem com as crianças. É importante que as mamães se policiem e deixem os pais agir com mais liberdade, pois os filhos precisam ser expostos às diferentes maneiras de serem cuidados, para se desenvolver bem. Essa liberdade permite que os pais participem mais da rotina da criança e dividam com as mães as tarefas de dar banho, trocar fraldas, fazer massagens, atividades que antecedem o sono, entre outras.

 

pai

 

9) Brincadeiras!

Para estimular a visão, a sugestão é o deslocamento lento de objetos a cerca de 30 centímetros dos olhos do bebê. E, para estimular a audição e a compreensão é importante conversar e cantar para ele. Antes das sonecas as brincadeiras devem ser relaxantes, com carinho, massagens e canções de ninar. Uma boa opção é deixá-lo de bruços – sempre com a supervisão de um adulto para evitar acidentes –, assim o bebê exercita a musculatura do pescoço.

 

Captura de Tela 2013-05-12 às 21.50.13

 

10) Nada de colo na hora de dormir!

Essa é uma regra que eu NÃO consegui seguir tanto com o Olavinho, meu primeiro filho, quanto com a Ana Helena! Definitivamente não consigo deixar chorando no berço e meus dois filhos aprenderam a dormir no colo, sendo ninados!

Mas os especialistas dizem para “quando colocar seu filho para dormir, evite pegá-lo no colo ou acariciá-lo até que caia no sono profundo. Ponha-o no berço porque se ele se acostumar com tanto mimo, você não terá mais sossego. Dizem também que se o bebê ainda não foi habituado a adormecer sozinho, os pais devem fazê-lo o mais rápido possível. É bastante importante que o bebê consiga adormecer sem necessitar que o embalem, pois se ele se habituar a isso e acordar durante à noite, muito dificilmente conseguirá adormecer sem essa ajuda. E vocês, conseguem deixar os filhos dormirem sozinhos no berço?

 

Captura de Tela 2013-05-12 às 21.35.49

 

Espero que tenham gostado do post!

Beijos

 

Fonte:

Livro Encantadora de bebês

Baby Center Brasil

www. crescer.com

www.bebe.abril.com.br

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

121 Comentários:As 10 dicas para melhorar a rotina do bebê recém-nascido!
  1. Giovanna Puerto Carlin

    Olá, adorei o post!

    Minha filha Catarina também acabou de completar 3 meses e eu também levo muito a sério a rotininha dela! Sobre a sua pergunta, a Nina não adormece sozinha no berço. E posso falar? Isso é algo que tento fazer com ela todos os dias, em todas as sonecas desde que ela tem 3 semanas!!!!! Eu não preciso ficar ninando no colo até que ela durma, mas quando a coloco no berço preciso fazer sons de shhhhh e dar tapinhas nas costas até ela adormecer. Todos os livros que li diziam para colocar o bebê bastante sonoleto no berço e pronto! A coisa não é tão simples assim, né? Pelo menos com a minha filha não…

    • Juliana

      Oi Gi, Essa sua tecnica é ótima, é exatamente o que o livro encantadora de bebês sugere! Eujá tenho que ficar andando com ela no colo para que ela durma! Vou tentar começar a fazer igual a você! Agora deixar no berço e sair para eles dormirem completamente sozinhos, só consegui fazer com o Olavinho quando ele estava muuuuito mais velho, tipo 1 ano pelo que eu me lembro! Beijos

    • danielle

      Oi meninas,fiz assim com a manu:colocava no berço,ao primeiro sinal de sono,fazia shshssss até ela dormir, quando ela acordavá corria para que ela confiante que se precisasse de mim eu estaria lá. Não conversava, apenas tapinhas e shshsh, coloquei um mobile sem barulho e apenas mexia para ela ficar vendo até parar.no início e cansativo,mas dura uns 3 dias,e muito importante no início que vc vá atender se ela chorar e acordar. Hj consigo, que ela dturma de várias maneiras, contando histórias,no peito, ninando ou no berço,depende da necessidade.meu problema e outro…alimentação,mas vou chegar lá.bjss

      • Juliana

        OI Dani, obrigada pelo comentário! Acho muito bom recebermos as experiências de várias mães… isso ajuda nosso site a ficar cada vez mais rico! Adorei sua dica. Obrigada Beijos

  2. Andrea

    Ju, adorei o post! A Maria Carolina já tem rotina, e é impressionante como isso ajuda. Nos finais de semana, quando ela sai da rotina por algum motivo, fica bem irritada e acaba nao dormindo direito. Sobre o ninar para dormir… Jamais consegui fazê-la dormir sozinha; na verdade nunca tentei. De uns dias para cá quando ela chora no berço faço “shhh” e dou apinhas em seu bumbum com ela de ladinho. Mas só funciona com ela beeeeem sonolenta, hehehe. Bjos

    • Juliana

      Oi Dea, que bom que ela já esta com a rotininha! Essa técnica do tapinha e fazendo “shhh” com ela deitada no berço é exatamente o que a autora do livro Encantadora de bebês sugere e acho que com um pouco mais de insistência ela começa a se acostumar, né? Vou tenta começar a fazer isso com a Ana Helena hoje! Depois te conto se deu certo! Beijão

  3. Juliana

    Adorei o post Ju e realmente a cada dia que passa sentimos que ter rotina é tudo de bom!!! Respondendo a sua pergunta do berço, sono, por aqui foi oposto do que dizem ou recomendam…..o Rodrigo sempre adormeceu no colo, no embalo, cantando hehehe e depois ia pro berço. Agora maiorzinho (5 meses) depois do banho, mama e logo já dorme, no colo ainda, mas é mais rápido, luta menos com o sono hehe. Bjs

    • Juliana

      Oi JU, É assim mesmo, aos poucos eles vão aprendendo a dormir sozinhos! Temos que tentar ficar mais tranqüilas que as coisas acontecem naturalmente né? Beijão

  4. Ana Luiza

    Olá!! Nossa, esse assunto esta bastante em voga!! Muitos pais desesperados com a falta de rotina! Eu venho tentando desde o primeiro dia! Ele tem 40 dias e durante a gravidez li os dois livros da encantadora e o nana nene! Confesso que acha que seria mais fácil! Caramba, como é difícil! Por isso mesmo tantos pais desistem!! Mas temos evoluído basta te! Ele ja dorme quase a noite inteira, acordando so lá pelas cinco! Mas também nao consigo que ele durma sozinho! Enrolava manta, deixava no berco, mas difícilmente acontece! Agora, por conta disso eu tb nao cedo e nao passeio ou embalo! Ele luta muito contra o sono, entao é bem aconchegado no peito, limitando os seus movimentos, dando tapinhas no bumbum e fazendo o shhh! Isso sempre da certo!! Experimenta! Ele chora bastante, mas vai se acalmando ate dormir!
    Bjs

    • Juliana

      Oi Ana Luiza, Obrigada pelas dicas! Daqui a pouco tudo fica mais fácil! Acho que os primeiros meses são mais difíceis, mas depois melhora! Beijão

  5. Gabriela

    AMEI o post!! adorei mesmo, vai ver é porque eu sou a louca da rotina mas isso tudo é certissimo!
    Segui absolutamente todos essas dicas com meu filho e acredito que foi graças a rotina que consegui ter uma vida “normal”.. digo dormindo bem, comendo certo e tendo um tempinho pra mim mesma..
    Eu tbm tinha muita dó de deixar meu filho sozinho no berço tão pequeno mas descobri uma técnica que me salvou: colocar uma camiseta minha usada embaixo dele, assim ele sentia meu cheiro e ficava calminho.
    Impor rotina é tudo de bom!

    • Juliana

      OI GAbi, essa técnica da camiseta é sensacional!Vou tentar fazer aqui em casa! UM beijão e obrigada pela participação!

  6. Camila

    Meninas, depois que descobri este blog viou um vício! tenho que vir aqui todos os dias e no Instagram tbm.

    Minha Melissa chega em Setembro. Não vejo a horaa!!!
    Queria pedir pra vocês fazerem posts sobre:

    – Kits coordenados para Berço (Não vi este item no post que fala da lista do enxoval)
    Observei que tem kits com 2, 4, 6 até 12 items. Queria saber a utilidade de cada um.

    – Ideias sobre o que levar de comes e bebes para as visitas na maternidade. E também lembrancinhas.

    bjo enorme. Adoro a atenção que vcs dão para as leitoras.

    • Juliana

      Oi Camila, sua fofa! Fico muuuuito feliz que você gosta do blog! Vou atrás dessas informações para fazer os posts que você solicitou! Os temas são bem interessantes mesmo! Mil beijos

  7. Juliana

    Amei o post, vou tentar colocar em prática qdo minha Alice nascer, daqui umas 2 semanas!
    A partir de qtas semanas posso começar uma rotina, e das mamadas? Dizem q recém nascido precisa mamar várias vezes!

    O blog é tudo de bom, venho aki tds dias!

    Bju

    • Juliana

      Oi Ju, que delícia saber que você entra no blog todos os dias! Acho que o ideal quando o bebê ainda é muito pequeno é vc seguir o que seu pediatra fala! Tem alguns profissionais que pedem para acordar os bebês na madrugada e outros que acham desnecessário e falam para esperar eles acordarem sozinhos! Então no comecinho é melhor seguir o que ele fala para te deixar mais segura! Beijão

    • Carolina

      Segundo o pediatra do meu bebê se o bebê estiver ganhando peso bem não precisa ser acordado pra mamar. Se precisar ganhar mais peso aí tem que acordar.

      • Juliana

        OI Carol é exatamente isso que meu pediatra fala também! Obrigada pela participação! Beijos

  8. Cassia FRACACIO

    Quem ganhou o sorteio?

    • Juliana

      OI Cassia, acabamos de divulgar a vencedora! Fizemos um post exclusivo, da uma olhada lá! Beijos

  9. Nathalie

    Sinceramente, discordo totalmente no que se refere a estipular horários para as mamadas nos primeiros meses do bebê. A livre demanda não serve apenas pra alimentar e sim para que ele ajuste a sua eficiência e necessidades de amamentação. Além do que peito não é só leite, o peito é carinho, troca, estimulo e toque mãe/bebê. As vezes me pergunto onde aprendemos a ficar tão mecânicos e deixar de ouvir os nossos instintos?!
    É muito conveniente pros pais estipular certas rotinas mas e pro bebê? Concordo que se deve ter a rotina pro sono, pro banho mas pra alimentação não, não nos primeiros meses de vida.

    A quem interessar tem um texto muito interessante retirado do livro “My Child Won’t Eat” de um dos pediatras mais conhecidos no mundo, Carlos Gonzales, onde ele atesta através de estudos o que quero dizer.

    http://comunidadeams.wordpress.com/2012/08/29/livre-demanda-o-que-e-realmente-dr-carlos-gonzalez-2/

    Deixando claro que essa é apenas a minha opinião!

    • Juliana

      OI Nathalie, Acho muito legal quando colocam opiniões diferentes das nossas, isso só enriquece o blog e consegue atender às duvidas de todas as mamães! No post coloquei as dicas que deram certo comigo e que meu pediatra orientava! Eu sempre tive muuuito leite então os intervalos de 3 em 3 horas eram suficientes! Mas claro que as mães não devem seguir a risca tudo o que esta escrito, apenas se realmente funcionar! E sempre seguir o que o pediatra falar!! Vou dar uma olhada no seu link! Muitíssimo obrigada pela sua participação! Mil beijos

  10. Bruna Assunção

    Poxa amei mesmo , Estou apenas com 4 meses, e sim pretendo criar meu filho com uma vida regrada tenho certeza que isso vai ser tão bom pra mim quanto pra ele. obrigado pelas dicas!

  11. Amanda

    Ai amei esse post! amei amei amei, parabéns, beijos!

    • Juliana

      OI Amanda sua fofa! Muito obrigada pelo elogio! Fico muuuuito feliz quando vocês gostam do post! Beijão

  12. Mariana Nobre

    Adorei o post!
    Queria aproveitar e indicar um post do blog “vai ter nenem” que acabei de ler e que tem a ver com a sua postagem, Ju! Fala sobre dicas para ajudar no soninho do bebê. Dá uma olhadinha, acho que vale a pena! Adorei! Beijo enorme e parabéns pelo blog! AMO!

    http://vaiternenem.blogspot.com.br/2013/05/dicas-para-ajudar-no-soninho-do-nenem.html

    Mari

    • Juliana

      OI querida! Vou ler agora a sua indicação! Fico muuuito feliz que você gosta do nosso blog! Beijão

  13. Alice Sabino

    Adorei o post Ju!

    Benicio acabou de completar um mes e é realmente muto dificil fazer eles dormirem sozinhos! Mesmo lendo e relendo a encantadora de bebes!

    Beijoss

    • Juliana

      Oi Liiii, querida, como vc esta de mamãe? Estou louca para saber!!! Não entra na nóia dos livros que a gente fica frustrada … vai no seu ritmo que as coisas dão certo! Manda fotos dele. Mil beijos

  14. Fernanda

    Oi Ju! Amei o post! Entro no blog todos os dias! Amo! Mas eh a prim vez q comento. Entao, meu filho tem 30 dias e to fazendo a rotina certinho, de 3 em 3 horas. Mas assim, o q nao consigo, eh fazer o período desperto… Quase sempre ele dorme! Ele eh bem sonolento… Na soneca do inicio da tarde, ele dorme horrores, tenho ate dificuldade pra acorda lo pra mamar novamente. E ai, depois q termina, ele dorme… Eu tento acordar, troco a fralda, faço cócegas no pé… Mas mtas vezes ele cont dormindo. Ele tem ictericia ainda… Eh pelo aleitamento… Sera q eh isso? Vc tem alguma dica? Alguém ja passou por isso?

    • Juliana

      OI Fe, acho que ele dorme muito pq ainda é pequenininho! E saiba que isso é bom, ele deve gostar de dormir e isso vai te ajudar muuuito! Não fica preocupada com isso não! Beijão

  15. Carolina

    Olá, Juliana!

    Conheci seu blog através de uma amiga. Minha filhinha, Alice, tem 2 meses e se dá bem com a rotininha, ainda em processo de ser estabelecida, mas uma dificuldade grande que tenho é fazê-la dormir no berço durante o dia…De noite, ela está bem habituada e mesmo que acorde, volta a dormir sozinha…mas de dia…nada feito…parece que ela pensa: “já fiz minha parte à noite, agora quero minha recompensa”…..rsrsrsrs, vou tentar a técnica da camiseta com meu cheiro para ver se ajuda!!! Bjs

    • Juliana

      OI Carol, a minha filha também não gosta de dormir no berço durante o dia, parece que prefere o carrinho, mas no fundo acho até bom, pois assim ela pode dormir em qualquer lugar sempre, sem dificuldade! Beijos

  16. Carol

    Oi Juliana! Sofri muito nos primeiros meses do meu bebê, no auge do desespero, meu marido achou uma psicologa do sono, que por coincidência era mulher do pediatra dele! Ela passou essas mesmas dicas que você deu agora… Deu super certo e desde os 3 meses e meio ele dorme sozinho, bonitinho sem chorar!!! As pessoas da família até falam, nossa tadinho você não tem dó?! rsrsrsrsrs como se eu estivesse fazendo algum mal! Bjinhoos

    • Juliana

      OI Carol, Que bom que deu certo com você! Quanto antes ensinarmos nossos filhos a dormir sozinhos sera melhor para eles! Não precisa ter dó de nada! beijos

  17. Roberta

    Adorei o post! 🙂 a rotina para dormir, vc começou com quanto tempo? meu bebe tem 5 semanas e as vezes acho que é mto novo pra ja começar…
    outra dificuldade que tenho é durante o dia…só quer colo, nada de ficar no carrinho ou berço…alguma dica?
    obrigada!!

    • Luciana

      Estou no mesmo dilema. Minha bebe tem 6semanas e durante o dia não quer ficar no berço ou no carrinho. Além disso, esse pop de 3 /3 horas pra mamar…. Como fazer se ela pede em intervalos menores??

      • Leilan

        OI meninas, também passei por isso, minha bebe só queria ficar no colo e eu fiquei com muita dor na coluna pois eu ficava com ela no colo dia e noite pois assim ela dormia mais. Quando ela fez 4 messes ela começou a querer ficar na cama, chão ou berço brincando. Ai descobrir um ótimo brinquedo, o ginásio p bebes, é ótimo, ela gosta e eu tenho tempo p fazer o que preciso e como já fica no chão não tem perigo de cair! O ginásio já pode ser usado por bebes de um mês e eles já vão acostumando a ficar só . Fica a dica, bjs Leilan…

  18. Laiz

    Olá… Meu primeiro filho tem dois anos e sete meses, quando nasceu li o livro da encantadora de bebes e seguia uma rotina discipinar…. Sempre dormiu bem e sozinho, nao gostava de ser embalado… Agora nasceu meu segundo filho, ele tem sete dias, e já vou começar a rotina, ainda esta meio bagunçado, mais com tranqüilidade vou colocando as coisas em ordem…. E a melhor forma de o casal ter tempo para a relacao…. Beijos e parabéns pelo post…

    • Juliana

      Oi Laiz, obrigada pelo comentário! ESpero que seu segundo filho tbm goste de dormir sozinho no berço sem ser embalado!Esse é o maior erro que cometi, e fiz com meus dois filhos. Beijos e boa sorte!

  19. Juliana

    E como vocês fazem caso o bebê queira reduzir os intervalos das mamadas? O meu está com quase 3 meses, está mamando aprox 10 minutos, um seio por mamada (antes passava bem mais tempo) e as vezes “pede”peito antes de 2h e 30mim. Eu dou para não deixá-lo com fome.

    • Juliana

      Oi Juliana, meu pediatra sempre falou para dar um intervalo minimo de 2 horas! Se ele esta pedindo depois de 2h30, acho que pode dar sem problema! Eles não são reloginhos né? Então nem sempre vão aguentar aguardar intervalos de 3 horas e não devem passar fome nunca! Siga seus instintos… mil beijos

  20. Talita Vilani

    Olá meninas! Montei um blog sobre maternidade e lá fiz um post contando exatamente a rotina de dormir da minha filhinha! Pode ser que ajude vocês. Deixo o link da postagem abaixo:
    http://blogpapodemae.wordpress.com/2013/09/04/a-hora-de-dormir-o-desafio/
    Queria dizer que gosto muiiiito do blog e foi algo que me inspirou a escrever (além das minhas amigas e parentes me pedindo dicas o tempo todo!) mamães unidas, é isso ai! beijos

    • Juliana

      Oi Talita vou entrar no seu blog para conhecer… Que legal que você se inspirou em nós… Mil beijos

  21. Dayana

    Oi gente, minha bebe tem 28 dias, e nao tinha rotina nenhuma. So queria ficar no peito. Esta toda desrregrada, pois sou mae de primeira viagem. Nao sabia q tinha q ter rotina. ai no auge do desespero, comecei a pesquisar na net e estou aprendendo muito. Amei o blogAlguem tem alguma dica pra me dae?

    • Juliana

      OI Dayana, me diga qual dica você precisa que terei o maior prazer em te ajudar! Onde vc está tendo mais dificuldade? beijos

  22. Dayana

    oii ju, como falei antes. Minha bebe nao tinha rotina, estou tentando desde ontem estabelecer uma. Eu estou colocando ela pra dormir mamando,ja tentei mudar, mais ela chora muiiiiiito se eu nao colocar o peito na boca dela, fica ate sem ar. E acho q por conta disso, desse vicio no peito, toda hra ela choraminga no berço ou acorda. Dorme uns 40 min e acorda. O que faço, deixo ela chorar? Ou deixo minha rotina colocando ela pra dormir na mamada? Vc tem o livro da encantadora de bebes em pdf? Beijao Ju. Obrigada! 😀

  23. Luana

    Minha bebe está com 4 meses e tbm teve refluxo. Chorava tanto que a única coisa q a acalmava era ficar no nosso colo sendo balançada. Claro que ela acostumou e agora só dorme sendo ninada. Durante o dia, faz as sonecas no colo, inclusive!
    No começo isso me deixava muito preocupada, mas nunca consegui deixá-la chorando até adormecer sozinha. Além de vê-la “sofrendo”, tanto choro despertava o sono dela e deixava ainda mais agitada. Criei uma rotina q deu certo, ela dorme no bercinho à noite, mas tem q ser ninada pra isso. Talvez um dia vou ter q aplicar o método de deixar chorando, mas particularmente acho q vou fazer quando ela já compreender o q falo. Não acredito q um bb de 4 meses irá compreender pq de um dia p outro a mãe “abandonou ela no berço chorando.
    Claro q é meu sonho colocar ela lá e ela dormir sozinha sem meia hora de balanço..rsrs. Mas infelizmente o refluxo atrapalhou um pouco.

    • Juliana

      Oi Luana, te entendo super e no seu lugar faria a mesma coisa!Ela ainda é muito novinha para ficar chorando sozinha! Com o meu primeiro filho Olavinho foi igual, ele só dormia no colo e aos poucos fui o deixando no berço, sem traumas e hoje ele dorme completamente sozinho e até prefere! Não gosta de dormir na nossa cama! Vai com calma que tudo se resolve! Beijos

  24. Fabiana

    Bem interessante o blog e concordo muito com o ajuste de rotina, tem me ajudado muito! So percebo q minha filha gosta muito de dormir DD lado , mas sei que não e indicado!

  25. Leilan S R Ricardo

    Muito obrigada, amei tudo q li, não sabia q bebe precisava de rotina, vou tentar começar a rotina o mais rápido possível, mas gostaria de saber se já posso começar com minha bebe que só tem um mês. Bjs…

    • Juliana

      OI Leila, pode sim começar imediatamente! Quanto antes tiver uma rotina estabelecida melhor! Beijos

  26. Karina

    Bom dia!

    Primeiramente parabéns pelo blog! Descobri-o nesta madrugada tentando encontrar respostas para minhas duvidas.
    Bem minha bebe completa 30 dias amanha e tenho percebido que ela nao quer mais ou nao esta conseguindo dormir no berço ou no carrinho. Qdo acaba de mamar, faço ela arrotar e se estiver satisfeita acaba dormindo, porém ao coloca-lá no berço, passam uns 40 min e ela acorda, ou seja, este processo vem se tornando freqüente. De repente ela nao dorme mais, eu nao consigo descansar. Acabamos levando ela pra dormir em nossa cama e so assim conseguimos dormir.
    Quanto a rotina, ela mama a cada 2-3 hrs.
    Esta mudança de comportamento e normal ou vcs acham que estou errando em algo?
    Muito obrigada!

    • Juliana

      OI Karina, acho que vc deveria insistir um pouco mais na rotina, tentar não leva-la para sua cama. E ela ainda é muito pequena e é super normal que não esteja super adaptada! Boa sorte!Beijos

  27. Gaby

    Parabéns pelo blog!
    Ainda não terminei de ler o livro da encantadora de bebês, porém já venho aplicando a rotina com meu filho de 15 dias.
    Ele acorda, mama, arrota, troca fraldas e coloco ele no carrinho ou no bebê conforto. Até os 12 dias deu certo, porém ele costumava mamar de 40 a 50 minutos, e do nada começou a mamar 20 minutos e dormia…
    Resolvi colocar para mamar e quando dormia, fazia arrotar até que ele acordasse e colocava ele em outro peito.
    Pronto!!! Isso despertou a vontade dele de dormir no peito!!!!
    Ontem comecei a deixa-lo chorar por 2 minutos, vou até ele, troco a posição, coloco a chupeta e saio.
    Ele acalma depois volta a chora e repito a mesma coisa.
    Esta chorando menos a casa soninho. Mas depois que ele dorme, fico chorando, me achando cruel…
    Mas penso daqui a 1 ano, quando ele estiver com 10kg e eu tiver que ficar embalando ele.
    Com o fato de me achar cruel, pesquisei no Google sobre rotina de bebê R achei esse blog.
    Espero que esteja acertando!!!
    Um beijo carinhoso para todas as mamães!

  28. Leilan S R Ricardo

    Bom dia, estou amando essa blog, tem me ajudado muito…
    Estou tentando seguir a rotina com a minha bebe mas esta muito difícil, pois tinha decidido começar o ritual para dormir as 19:00 isso inclui, tomar banho e mama ouvindo musica de ninar no quarto dela com pouca luz e sem conversar com ela, e ela deveria dormir, mas ela não dorme e eu fico revezando com meu marido tentando fazer ela dormir, tem sido bem cansativo pois ela só pega no sono por volta das 23:00. Não sei, mas as vezes acho q o banho desperta ela. Devo trocar o horário e começar o ritual as 22:00? Ou com o tempo ela vai começar dormir as 19:00? Ou devo tirar o banho do ritual? É muito tarde para um bebe dormi as 23:00? Estou pensando em continuar com o banho as 19:00 mas não coloca-lá para dormir, quando der 22:00 faço o ritual para ela dormir só que sem o banho. O que acha? Muito obrigada e um grande beijo…

    • Juliana

      Oi Leillan, ela tem dormido muito a tarde? Que horas ela acorda? bjs

  29. Alessandra

    Olá adorei o blog, bom minha filha esta com 15 dias e desde o dia que cheguei do hospital tento impor uma rotina a ela, para que desde pequena já se acostume. La pelas 22:00 hrs coloco ela para dar uma boa mamada e já coloco ela pra dormir no quarto escuro com a gente, todos em silencio, quando necessario faço shhh, shhh, muitas vezes nem é necessário pois ela já adormece no peito, não acordo ela para mamar a noite e sempre troco a frauda antes de começar o ritual para dormir, dessa maneira, limpa e bem alimentada ela dorme a noite toda, só acorda la pelas 07:00 do outro dia. De manhã eu acordo ela de três em três hrs para mamar ou deixo ela mamar a vontade o dia todo sempre que acorda. Espero que continue assim… Ela é muito boazinha…

  30. Laura Benetti

    Juliana, sou mãe de dois meninos, o mais novo com um mês e meio. Adotei todas essas dicas, que a Stephanie do curso Prepar aqui no Rio já tinha nos pasado, e sempre funcionaram muito bem! Assim como vc, no primeiro filho não consegui deixar dormir sozinho, e só com dois anos e meio ele começou de fato a dormir só! Agora com o segundo já estamos deixando dormir sozinho, ele chora um pouco e depois dorme, é maravilhoso! Se soubéssemos que ia ser tão fácil…. O problema é quanto mais se demora para iniciar esse processo, mais difícil é para os pais e para o bebê. Muito bom o blog, parabéns!

    • Juliana

      OI Laura, fiquei feliz que está gostando do blog! A vantagem do segundo filho éque tentamos não cometer os mesmos erros do primeiro!!! Boa sorte com a rotina do pequenininho! Um beijão

  31. Simone

    Oi!!! Estou conhecendo o blog agora e amei as dicas. As melhores que li ate agora. Preciso começar a seguir uma rotina com meu bebê urgente!!!!! João esta com 37 dias, é calmo e chora pouco, mas dorme picadinho, a noite acorda de hora em hora e de dia dorme melhor, porem sempre no peito. Não pegou chupeta, e faz do peito assim para dormir, só dorme no peito! Vc tem alguma dica para nós? Obrigada:)

    • Juliana

      OI Simone vivi exatamente isso! Acho que você poderia tentar começar a fazer ele não dormir mamando! Tenta acordá-lo depois da mamada, e começa a fazer ele dormir de outra forma, com meus dois filhos eu fazia dormir no carrinho durante o dia. Vai passear sempre no mesmo horario e fica empurrando o carrinho até ele dormir! Ajuda muito a praticar o EASY. Espero ter ajudado! Muito obrigada pelos elogios ao blog! Beijos

  32. Gabriela

    Ola como faco para entrar no blog e seguir voces no instagram?

  33. Aline

    Vocês estão de Parabéns. Gostei das dicas. O meu Davi tem sua rotina, mas eu que sigo ela, até hoje não impus uma que me ajudasse, então fico o dia todo à disposição do pequeno. Ele só tem horário pra dormir à noite que é por volta das 21h e o cochilo da manhã que é por volta das 11h, o resto do dia é complicado e difícil, porque mama toda hora e os outros cochilos são sempre em horários alternados.

    • Juliana

      OI aline tenta impor a rotinha certinha então. Você vai ver como vai te ajudar bastante! beijos

  34. Natália

    Minha BB quando nasceu dormia bem a noite so acordava para comer as vezes até de 4 em 4 horas depois de um mês e meio começou a querer dormir depois de meia noite ,não estou aguentando trabalho o dia inteiro,levo ela comigo para o trabalho ,estou Super cansada quase 24 horas ativa não sei o que faço ela dorme depois de meia noite e acorda 4:30.me ajude

    • Juliana

      Oi Natalia, Tudo bem? Sua bebê esta com quanto tempo? O que sera que vc mudou na rotina que esta fazendo ela acordar mais?Beijos

  35. Cristina

    Ola Meninas, gostei bastante do blog de vocês. Estou tentando impor uma rotina para minha pequena que hoje está com 23 dias mas é bem difícil mesmo. Ela dorme bem e quase sempre tenho que acorda-la para mamar (de 3h em 3h). No entanto, quando está acordada, fica pouco tempo tranquila e depois já se irrita normalmente querendo mamar novamente. A maioria das vezes tento niná-la para dormir já que mamou a pouco tempo. Uma outra coisa, em algumas mamadas do dia (entre 1 a 2 vezes) ela dá uma esticada enorme. Normalmente as mamadas duram de 15 a 20 minutos mas essas ela fica mais de 1h no peito. Normalmente na mamada do início da noite ou antes de dormir. É normal? Como faço para diminuir esse tempo e voltar ao “normal”? Se eu tiro antes ela fica irritada e começa a chorar. Beijos

  36. Talissia

    Olá, sou gestante de 38 semanas, meu primeiro filhote e quero agradecer por compartilhar suas experiências, quero muito estabelecer uma ordem logo no começo e não conseguirei sem saber como são as teorias na realidade, eu agradeço muito!!!

  37. Claudio Borges

    Meu filhõ Guilherme nasceu de 35 semanas e hoje completa uma semana de nascido. Gostaria de saber se e necessario acorda lo de madrugada para mamar ou se deixo ele dormir e so mamar caso acorde .
    Obrigado.

  38. CAMILA

    Aiiiii meu BB tem 1 semana de vida sempre chora na hora que coloco no berço ! Depois se eu deixo chorar entra em desespero e pra acalmar e difícil ! Queria mto que ele pegasse no sono sozinho ! Podem né ajudar?! Deixo chorar! ???Coloco no berço acordado chora, coloco dormindo acorda e chora! Mamãe eu acabo chorando junto ! 🙁

    • Juliana

      Oi Camila, tudo bem? Acho 1 semana muuuuuuito cedo para deixar chorar! Nesta fase eu fazia meus filhos dormirem no colo mesmo… mas essa é só a minha opinião… beijos

  39. FahSantos

    Oi adorei o blog muita coisa interessante, sou mãe de primeira viajem e meu bebê tem 1 mes e 15 dias. Encontrei hj esse blog e hj mesmo ja começei a seguir as dicas, ele tomou banho as 19:00hrs mamou mas nao quiz dormir so dormiu as 20:30hrs depois acordou nove e meia mamou e dormiu de novo no berço dele. E então to esperando pra ver o horario que ele vai acordar. Espero que der certo obgdo pelas dicas

  40. Renata brito

    Minha filha tem 1 e 15 dias, gosta muito de dormir, na maioria das vezes eu a acordo
    para amamentá-la, e na maioria das vezes ele ja termina a mamada
    dormindo, mas preciso que ela fique nos braços para fazer a digestão, em
    media 20-30min e logo após a coloco no berço.
    Isso pode resultar em manha?

  41. Raiane

    Oii, minha filhinha acabou de fazer 7 meses, ela só dorme mamando ou balançando no carrinho só que às vezes ela acorda quando coloco no berço.E na madrugada ela sempre acorda 2:30 horas por aí madrugada,mama e dorme. Quando é quase umas 5:30 ela acorda e as vezes dorme de novo ou fica acordada. Durante o dia, quer quer ficar mais no colo. É a minha primeira filha. jk

  42. Grasiele

    Simplesmente amo o livro A encantadora de bebês! As dicas são simplesmente fantásticas. Na verdade penso que o europeu é um expert na criação de filhos, e as dicas da Tracy parecem ser seguidas por 90% deles. Sei disso pois morei em Londres e trabalhei como babá…
    Agora tenho um bebê de apenas 6 dias de vida, estou conhecendo ela ainda, mas desde já estou tentando introduzir a rotina do método EASY.
    Good luck for me! =)

  43. Pâmela Miquelin

    Adorei o post. Meu filho, Joaquim Pedro, está com 35 dias. Estou tentando estipular uma rotina para ele. E muito difícil como você mesmo disse, mas acredito que vou conseguir. E quanto ao bebê dormir sozinho no berço, sem pega-lo no colo, e uma coisa complicado pra mim. Tenho 18 anos e sou mãe solteira, meu filho dorme na cama comigo. Quando estamos na casa do pai dele nós finais de semana, ele dorme conosco na cama, e sempre dorme agarrado em mim. Desde segunda estou tentando fazer ele dormir sozinho e tirar ele da minha cama e deixá-lo no berço, mas ele chora muito, e acredito que por eu ser mãe de primeira viajem balconista deixá-lo no berço chorando, corta meu coração.
    Serei forte e conseguirei deixar ele dormir no berço, e fazer a melhor rotina pra ele.
    Me ajudou muito o post. Saber que estou no caminho certo, me deixa muto feliz.
    Beije

  44. Iandra

    Parabéns pelo post! Rotina é realmente muito importante para os bebes, minha pequena esta com 3 meses e dorme sozinha desde os 15 dias, o ritual de massagem, banho e mamada começa as 19h
    As 20h ela ja esta na cama sorrindo pra mim sabendo que esta na hora de dormir, daí saio do quarto e tenho o resto da noite pra mim, ela só vai resmungar para mamar de novo lá pela 1 da manha mas sem abrir os olhos! É um docinho de bebe, até agora esta dando tudo certo vamos ver daqui pra frente! Ah e o importante é não ficarmos sentindo dó do bebe quando esta sozinho no berço, as vezes nós pais dificultamos muito as coisas!

  45. JESSICA

    Olá adorei o texto e estou doida para ler o livro, tenho 2 bebes em casa um menino de 1 ano e meio e uma menina de 6 meses e não li o livro mais penso exatamente igual. nunca fiz nenhum dos meus filhos dormirem no colo e sim desde de pequenos dou o mama e coloco no berço para que eles durmam sozinhos e cada um tem o seu quarto sozinho e dormem a noite toda.
    uma palavra que me ajuda a não enlouquecer com 2 bebes, casa sem empregada ou baba e trabalho se chama ROTINA!
    Obrigadaa

  46. Fernanda Camargo

    Oi! Eu fazia exatamente tudo isso!!! Deu tão certo! Giovanna dorme a noite toda desde o final do primeiro mês, quando o pediatra disse que não precisaria mais acordá-la para amamentar. Além disso eu usava os white noises. O barulho do secador sempre foi o preferido dela! Infalível!!! Fiquei tão fã que no aplicativo que eu criei (Mãe Coruja) eu coloquei esses sons que reproduzem o ambiente intrauterino!

  47. Sandra

    Oi Ju, estou lendo ‘A Encantadora’ e estou encantada com as dicas, rsrsrs… Minha pequena nasce em dezembro e apesar dos comentários do tipo: “você não vai conseguir”, vou tentar e espero conseguir estabelecer uma rotina para o bebê e pra mim, rsrsrs! Obrigada pelos posts tão úteis para nós mamães!!!

  48. silene

    Ótimas dicas, já vou por em pratica! meu bebe só tem um mês e tem horas que fico sem saber o que fazer.
    Quando ele está acordado fica inquieto e chora, ai caio no erro dou de mama sem respeitar os horários.
    Valeu um abraço!!

  49. jordana

    Oi ju, vc começou estabelecer rotina com qto tempo? Meu bb tem 14 dias e ele literalmente passa o dia e a noite no peito, as vezes ele dorme 3 h seguidas, geralmente so dorme 1h em media, tem dias que pareço, um zumbi rsrs, tbm não sei se a mamada ta sendo suficiente, o que me preocupa um pouco. Me diZ o q vc acha por favor.

  50. paula

    olá!
    minha bebê está com 21 dias, algumas coisas das dicas acima eu consigo seguir, outras ainda estou entrando no ritmo…é meu primeiro filho e ainda estamos nos acostumando…mas acho a rotina super importante, o dificil é fazer a familia entender, como por exemplo não chamar a atenção do bebê se por acaso acorda a noite e por ai vai..
    mas é um aprendizado diário acho que para todas nós!
    bjo grande

  51. Teresa Carmo

    Obrigada pela partilha! Vou tentar c o meu próximo filho adormece – lo no berço, c a mais velha n consegui… e hj c quase 3 anos continua difícil p dormir sozinha… Há alguma dica p crianças mais velhas? 🙂

  52. Renata

    Minha está com dois meses e meio e não consegui implantar 100% uma rotina, pois ela tem muita dificuldade para tirar as sonecas de dia. Se ela dorme e eu coloco no berço ela acorda após 10 minutos, mas se eu deixar ela dormir no colo, aí ela consegue descansar. Como fico com peninha, às vezes fico com ela no colo para ela poder descansar durante o dia.
    Na realidade, um dos Meus grandes problemas é que ela só quer ficar no colo e se eu tento deixá-la no carrinho ou berco ela chora energicamente e aí não consigo deixá-la chorando e pego novamente no colo. Tadinha, ela fica vermelha de tanto chorar e nem é por muito tempo pois já a pego. Não acho saudável deixar um bebê chorando assim … Como posso mudar este quadro de só querer colo?
    A única rotina Q realmente deu certo é do sono noturno, mas ela só dorme no colo e mamando. A primeira dormida da noite ela demora umas 4horas no Moisés que fica no meu quarto, mas depois ela mama de 2/3 horas e como começa a chorar e reclamar dos gases, dorme no meu colo e eu fico sentada. Eu acho que se não fossem os gases ela dormiria mais e melhor, mas mesmo dando luftal não adianta.

  53. Mónica

    Esta informação foi bastante proveitosa para mim obrigado.
    Minha Daneya tem apenas 15 dias mais vou já começa a implementar.

  54. marta

    Muito bom! Adorei as dicas

  55. MICHELE

    Adorei este post. Foi muito útil para mim, que sou mãe de primeira viagem!!!

  56. Fabrícia

    iJuliaa,
    Ótimas dicas! Uma pergunta…seu bb
    Tinha quanto tempo, quando começou a tomar banhinho tbm a noite, as 19h, antes de dormir?

  57. viviane

    Oi Juliana, adorei o post! Meu bebê tem quatro meses e confesso q
    não consigo deixa-lo sozinho no berço para dormir. Dou banho as 19h seguido dd uma massagem, depois, com uma luz bem fraquinha deito com ele na minha cama para amamentar e ali mesmo ele dorme com uns 10 minutinhos de mamada e já está num sono profundo… rs. Depois é só coloca-lo no berço!

  58. susy

    Achei ótimo

  59. Ceciliaalbuquerque

    Apredi,como devo nina meu bebe ,otima dica obrigada

  60. Bárbara Lima

    Nossa! Amei essas dicas. É justamente o que eu precisava para aprender a lidar com meu bebê que tem dezesseis dias de nascido…

  61. k

    tudo muito lindo1o difícil e seguir e conseguir !como se o bebe seguisse isso tudo!

  62. vandeleia

    olá!
    minha vida de mamãe de 1 viagem foi um desastre…..meu deus sofri muitoooooo….talvez por falta de orientação não sei….dei de mama a livre demanda até os 2 anos e 7 meses….rotina difícil, puxada e muito cansativa….pois minha filha desde que nasceu mamou de 1 em 1 hora…meu peito rachou, sangrou, uns 3 meses, pois não dava tempo de cicatrizar…dormir então, o q era isso, 2 anos e poucos sem dormir, pois só dormia no peito…com meu cansaço acabava dormindo comigo na cama e ai se criou mais uma rotina terrível de tirar, dormir junto com o casal….enfim….agora gravida novamente espero criar rotinas…para o meu bem e do bebe….

  63. Aghida

    O meu bebê tem 3 meses e dorme de 23;00 as 6:00 da a manhã.
    Será que está errado? Ele dorme mamando e depois coloco ele no berço e Ele dorme até as 6:00 da manhã.

    • ELISANGELA

      Ele ta ganhando peso? Se sim ta normal e bom para ele.

  64. Daniela

    Adorei a dica!!!!!

  65. Ana Cristina

    Ameiii esse post e os comentários deixados. A minha Clara tem 2 meses e penso que já tem algumas rotinas. Sempre a deixei na caminha dela, que é uma extensão da nossa e fica fácil o acesso durante a noite e para ajudar a adormecer. Deito-a e dou chupeta, umas vezes quer outras não. Faço uns sons suaves de embalar , tipo uns ronrons

  66. edgar vinicius

    Sou pai de primeira viagem, tenho 24 anos terei uma linda princesa, adorei as regras isso e muito bom ass vc consegue ter o controle diário de seu bebe

  67. Sergio

    Olá. Meu nome é Sergio Oliveira e minha mulher Joana. …..
    somos papás 2semanas tudo corria bem até que foram mudadas Umas rotinas o bebé esteve maternidade 1semana e pouco mamou na mamã era suplemento e mesmo mamando da mama ainda lhe davam30ml suplemento dormia bem embora algumas vezes nao ….agora 2dias fomos medico família e enfermeira disse para nao dar suplemento só leite mamã mas bebé mama muito é 1 castigo para adormecer não resistimos demos-lhe suplemento mudou se fralda e lá tá dormir. …devemos dar mama só? Suplemento as vezes pode ser?o que levará bebé chorar e não dormir quando mamou bastante tempo na mamã da mamã?ate breve obrigado

  68. daisy

    Gostei!
    Estou a dias me sentindo um zumbi… Mas agora entendi como funciona rs

  69. ELISANGELA

    Muito bom vou tentar usar estas técnicas com minha filha de 42 dias.

  70. kell

    Ótimo post.. Tenho procurado vários para ajuda.. Meu bebê tem 19 dias, ele só quer ficar no peito.. Porém só mama 15 minutos e dorme e quando tem algo quer o peito para acalmar.. Ele só dorme meia hora a noite e acorda sempre pra ficar no peito. E durante o dia é do mesmo jeito diferença é que dorme durante uma hora e meia.. Não sei, é cedo para aplicar rotina? Estou desesperada com ele.

  71. Melissa

    So consigo colocar minha bb no berço depois de adormecida.
    Fico com dó de ver ela chorar.

  72. Suzan

    Meu bebê tem só 9 dias… E nunca dormiu enroladinho na manta! Ele é um recém-nascido diferente RS… Dorme de barriga pra cima e com os braços abertos (soltos à vontade) e fica nervoso se tentarmos “prender” os braços para evitar movimentos que o derspertem durante o sono. Ele é todo durinho, durante o sono vira a cabeçinha (muda de posição), joga os braços pra cima, pra baixo, no rosto, um braço pra baixo outro pra cima e mesmo assim não dorme menos que 3 horas. É muito engraçado!

  73. Tais

    Eu tenho uma dúvida quanto a rotina. como manter o mesmo horário das mamadas se tem dia que a minha filha dorme até as 3 e no outro até as 4 da manhã ? Está rotina não consegui até hoje.

  74. Dea

    rotina para amamentar? Então não seria livre demanda?

  75. Izaias

    Para o papai mais lindo do mundo!

  76. Flavia

    Boa noite!
    Gostaria de saber mais sobre ritual do sono.
    A última mamada da minha filha é entre 23h e 00h. Sendo assim a penúltima mamada ja deve entrar no ritual, com meia lu?
    Obgada.bjo

  77. Bárbara Ferreira

    Olá mães! O que eu recomendo, é que leiam o livro Besame mucho. O que os nossos filhos precisam é de amor 🙂 beijos

  78. Ilana

    Sao 6 da manha, minha filha completou 1 mes ontem (que alegria, que alegria!) e enquanto escrevo ouço o arfar da sua respiração, deitada de bruços na minha barriga – dorme, querida, dorme, ouvindo o tumtum do meu peito… Todas as tentativas de berço, de baby nest, de cocoon baby, de moisés ao lado da cama – teve efeito. Ela chora muito se colocada longe do corpo, precisa do contato nao apenas para adormecer, mas o que é impressionante, precisa para dormir. Isso significa que mesmo apos ter adormecido no peito ou no colo, ou barriga com barriga, assim que levada ate o berco ou baby nest ou o que for, acorda na hora e chora, inconsolavel. Com primeiro filho, hoje com 3,5 anos, o metodo da Encantadora de Bebes funcionou direitinho. Lembro do entusiasmo com o Easy. Mas bebes sao diferentes e minha filha nunca aceitou, mesmo apos eu tentar 29 vezes (um dia fiz questao de contar!j, ser colocada no berco sonolenta. Um dia lutamos eu e ela nesse colocar/tirar do berco por 24h e nada: ela preferiu nao dormir do que aceitar a distancia. Fiquei exausta e cedi. Cedi pq um pouco de choro pode ser aceitavel mas so um pouco. Se berra e nao se acalma, se mostra desolacao e sofrimento, eu a embalo com amor, repito o quanto a amo, minha paixaozinha tao pequena. Me identifico com metodo non cry solution ( Elizabeth Pantley) mas tambem nao tem funcionado. Pesquisando na internet encontrei uma categorizacao interessante: high demand babies. Talvez a minha filha possa ser envolvida nesse circulo, alguem que por enquanto demande o pulsar do peito por perto…. Ate quando? Contarei.

  79. Ilana

    Sao 6 da manha, minha filha completou 1 mes ontem (que alegria, que alegria!) e enquanto escrevo ouço o arfar da sua respiração, deitada de bruços na minha barriga – dorme, querida, dorme, ouvindo o tumtum do meu peito… Nenhuma das tentativas de berço, de baby nest, de cocoon baby, de moisés ao lado da cama – surtiram efeito. Ela chora muito se colocada longe do corpo, precisa do contato nao apenas para adormecer, mas o que é impressionante, precisa para dormir. Isso significa que mesmo apos ter adormecido no peito ou no colo, ou barriga com barriga, assim que levada ate o berco ou baby nest ou o que for, acorda na hora e chora, inconsolavel. Com primeiro filho, hoje com 3,5 anos, o metodo da Encantadora de Bebes funcionou direitinho. Lembro do entusiasmo com o Easy. Mas bebes sao diferentes e minha filha nunca aceitou, mesmo apos eu tentar 29 vezes (um dia fiz questao de contar!j, ser colocada no berco sonolenta. Um dia lutamos eu e ela nesse colocar/tirar do berco por 24h e nada: ela preferiu nao dormir do que aceitar a distancia. Fiquei exausta e cedi. Cedi pq um pouco de choro pode ser aceitavel mas so um pouco. Se berra e nao se acalma, se mostra desolacao e sofrimento, eu a embalo com amor, repito o quanto a amo, minha paixaozinha tao pequena. Me identifico com metodo non cry solution ( Elizabeth Pantley) mas tambem sem exito. Pesquiando na internet, encontrei categorizacao interessante: high demand babies. Talvez seja essa a chave pra entender as demandas da minha filha, tao desejosa do contato pele a pele (seja comigo ou com o pai) para sentir-se confortada e plena. Ate quando? Contarei (historias dessa tentativa, o tempo, os desdobramentos)…

  80. Mirian

    Olá minha bebê tem 40 dias, no começo dormia super bem a noite, agora luta contra o sono, dorme por volta da 1:30 da manhã, tento de tudo… Quando coloco no carrinho chora muito, a única coisa q funciona é o peito

  81. Elisângela

    Olá. Tenho um menino de 40 dias e quero estabelecer uma rotina para ele, mas estou meio perdida. Eu nunca o embalei para dormir, o meu problema esta sendo o seio, ele dorme mamando e eu tento acordá-lo, mas não consigo. Quero tirar esse hábito dele. Antes dele nascer, tínhamos o costume de dormir entre 21:30 e 22:00, mas agora, tem noites que eu nem durmo, pois ele dorme por volta de meia noite (e às vezes, nem dorme) Vc acha que estou correta montando a rotina em cima de mamadas a cada 3 horas? Vc poderia me passar um exemplo de rotina com horários. Estou precisando de ajuda urgente, senão vou enlouquecer. Há 40 noites que não sei o que é dormir(isso fora período da gestação). Desde já agradeço a atenção. Bjinhos

  82. Gesiane

    Amei o post. Minha filha completa dois meses amanhã e definitivamente não consigo fazê-la dormir no berço, só ninando no braço, já tentei, mas não consigo. Fico feliz em saber que não sou a única, estava ficando frustrada e me sentindo uma péssima mãe. Amo os artigos de vocês, me ajudam muuuuuuito.

  83. monique

    Meu bb faz 3 meses essa semana e nem sempre ele dorme no berço pois e uma guerra ele chora muito aí como estou muito cansada acabo colocando ele na cama mas agora quero tentar mudar com essas dicas bjs.

  84. Eloa Santans

    meu filho tem 14 dias e dorme muito ele tbm n consegue mama 30 minutos em cada peito , soluça muito,e chora muito a noite p mama oque eu faço?
    eu escrevi umas dicas suas aki vou fazer com ele vamos ver se da certo

  85. fernanda morschel

    Ola meninas tenho um bebe de 40 dias e to muito perdida pois ele chora muito e so quer ficar no colo ;tem colicas dou remediobe quervcolo ,nao consigo nem fazer as minhascatividades de do de casa e logo vou voktar a trabalhar ….me ajundem

X Leia também:

Separação dos pais: como os livros podem ajudar na adaptação das crianças

28/05/17Ver a matéria   >>