As 10 coisas que seu filho precisa ouvir

De Mãe para Mãe03/06/18 By: Renata Pires
(10) Comentários

 

Oi, meninas!

No post de hoje, citarei algumas coisas que são super importantes dizermos aos nossos filhos.

 

ouvir12

 

Todas nós sabemos que dizer “eu te amo” é essencial, mas os pequenos precisam também ouvir outras palavras menos óbvias! Algumas frases simples podem aumentar a autoestima e confiança do seu filho, além de reforçar algumas habilidades, que também o ajudarão a encarar melhor a vida.

Fiz uma tradução livre de um texto do site Mom.me que achei muito interessante compartilhar!

 

mom-talking-to-toddler-girl

 

Vamos às 10 coisas que seu filho precisa ouvir:

 

1) Erros acontecem!

“Ops! Você derrubou o cereal no chão? Pegue um pano que eu vou ajudá-lo a limpar!”. Ensine seu filho que é comum cometer erros! “Mostre que você não vai ficar furiosa”, diz a terapeuta Sue Mandel, proprietária do First Attachments Child & Parenting Center. “As coisas podem ser corrigidas. Não é o fim do mundo, e existe aceitação das imperfeições dos outros”.

 

ouvir1

 

2) Ninguém é perfeito!

“Nem todo mundo vai gostar de você.”As meninas, especialmente, precisam entender o quão especiais elas são, mas que algumas pessoas não vão apreciá-las e isso é aceitável. Elas não têm de mudar ou se esforçar mais para agradar a todos. “Se conseguirmos que as nossas meninas entendam isso, vamos salvá-las de um monte de mágoas e de querer sempre agradar em sua vida”, diz o especialista em autoconfiança Jess Weiner, autor do livro A Very Hungry Girl. “Não importa o quão bom, bonito ou perfeito tentamos ser, às vezes a gente não será apreciado por todos. E não é pessoal. Você não vai gostar de todo mundo e nem todo mundo vai gostar de você. Isso é normal e isso é saudável.”

 

ouvir2

 

3) Ame a si mesmo!

Vamos levantar e se mover. Nós nos sentiremos melhor se esticarmos os braços e pernas. Depende de você, mamãe, mostrar aos seus filhos a importância de movimentar-se e exercitar-se todos os dias. “Se nós conseguirmos ensinar aos nossos filhos desde cedo a movimentarem seus corpos em divertidas partidas de futebol, alongamentos ou escalando uma árvore, eles vão aprender a se conectar com seu corpo de uma maneira imparcial, e sem pressão”, diz Weiner, que acrescenta que é especialmente importante para as jovens em um mundo que é duro com sua aparência.

 

ouvir3

 

4) Segundas chances

Aqui está o brinquedo que eu peguei de você, quando estava mal criado ontem. Você pode tentar novamente hoje. Lembre-se das regras. “Segundas chances são ótimas e seu filho precisa delas. Mesmo que seu pequeno ignore as suas regras ou advertências, um dia, dê-lhe a oportunidade de provar que ele pode fazer melhor da próxima vez. Você está mostrando a ele que você acredita que ele pode fazer melhor. Isso cria confiança”, diz Mandel.

 

ouvir4

 

5) Assuma a responsabilidade

Quer saber? Você estava certo e eu estava errado. Vamos corrigir o meu erro. “Às vezes, você vacila e isso é normal. Cada erro lhe dará a chance de mostrar ao seu filho o que significa assumir a responsabilidade por suas atitudes e como resolver a situação”. Isso aumenta a autoestima “, diz Mandel. “Os pais-modelo podem ser capazes de cometer erros e assumi-los, o que ensina autoaceitação”.

 

ouvir5

 

6) Dê o primeiro passo

Obrigado por dizer que está arrependido. Você pode explicar por que você está triste também? “Às vezes, com filhos pequenos,”desculpas” torna-se uma resposta padrão. Eles precisam entender o que eles fizeram para pedir desculpas. “Falar é fácil e “desculpas” é mais fácil ainda”, diz Weiner. “Dizer que você está arrependido por ferir os sentimentos de alguém é importante, mas o que realmente ajuda é reconhecer por que você está arrependido. Diga como suas atitudes afetaram alguém. Diga por que você acha que seu comportamento não foi dos melhores. Dar o primeiro passo realmente ajuda alguém a perceber que você realmente é sincero”.

 

ouvir6

 

7) Agora é hora da diversão

“Vamos mudar a rotina e apenas se divertir hoje!”. Esqueça o supermercado, você pode fazer as compras mais tarde. Se você conseguir buscar seu filho na escola e tiver algum tempo livre, vá com ele para casa ou para um lugar divertido e apenas passe o tempo com ele. “Você pode cozinhar, ir para a praia ou ir para o parque”, diz Mandel. “A mensagem que você passará é que você gosta de estar com seu filho e você pensará sempre nele, mesmo quando ele não está com você. Você está disposto abrir mão da sua rotina para passar tempo com ele”.

 

ouvir7

 

8) Confie no seu filho

“Você pode cuidar da sua irmã por alguns minutos, enquanto eu lavo louça?”. Se você dá uma responsabilidade ao irmão mais velho quando você está por perto para supervisionar, vai ser muito importante para construir a sua confiança. “Se o irmão mais velho nunca foi agressivo com o bebê, por exemplo, ‘eu preciso de alguém cuidando dela e com você a olhando eu terei certeza de que ela ficará bem'”, diz Mandel. “Coloque o bebê em um cobertor no chão ou em uma cadeirinha, e deixe o irmão entretê-la com um brinquedo ou acariciá-la. Você vai ajudar o irmão aceitar e sentir carinho pelo o novo bebê, além de aumentar a sua autoestima. Ele vai se sentir competente e confiável pela mãe”.

 

ouvir8

 

9) Dê amor incondicional

“Não importa o que você fez, nada poderia me fazer parar de lhe amar”. Seus filhos sabem que você os ama, mas precisam entender que o seu amor é incondicional. Ele nunca vai desaparecer ou depender das circunstâncias. Então, se o seu filho quebra um abajur, e está claramente com medo de contar, diga-lhe isso para que ele se abra. “Com isso, ele cria sentimentos de segurança e proteção”, diz Mandel. “Seu filho é mais importante do que a suas ações, e os pais podem usá-las como um aprendizado para ajudar as crianças a aprenderem como evitar da próxima vez. Então, dessa forma, também ajuda na resolução de problemas”.

 

ouvir9

 

10) Elogie!

“Uau, você é bom em quebra-cabeças!”, “Você coloca o vestido da Cinderela muito rápido.” Seus pequenos elogios sobre suas habilidades significam tanto quanto suas futuras honrarias. Constantemente, reforce o quão espertos eles são e quantos talentos têm, e isso manterá a autoestima das crianças elevada. Faça um projeto juntos e apenas aponte as pequenas coisas que você observa ao longo do caminho”, Mandel sugere.

 

ouvir10

 Fonte: Mom.me

Direitos de Imagem: Getty Images

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários:As 10 coisas que seu filho precisa ouvir
  1. Vera

    Lindo demais chorei… Nossa como a gente falha hein…

    • Renata

      Oi Vera! Que bom que gostou! A gente falha, mas a gente conserta e temos interesse em acertar sempre! Isso q importa! mil Bjs

    • Mimi santos sousa

      Estou adorando todas as dicas de vcs, sou uma mãe mais velha(45 anos) , mãe de uma menina de 4 anos e meio e pra mim é muito difícil ser mãe.

    • CELIA BERENGUER

      Muito bem…são 10 atos e sentimentos essenciais para uma criança crescer saudável…saber o certo do errado,dar o valor,saber que existe pessoas especiais na sua vida que querem o seu melhor para poderem ser felizes….

  2. Pablo

    Ótima leitura. Servir de exemplo é o melhor papel dos pais.

    Repassando….

  3. Pablo

    Ótima leitura. Servir de exemplo é o melhor papel dos pais.
    Sempre acompanho o site
    Repassando….

  4. Adriana

    É edificante tudo que leio aqui. Vocês são o máximo. Tenho dois filhos: Uma garota com 20 anos e um menino com 6,é gritante a diferença de idade. E foi como recomeçar a ser mãe quando o Marcelo nasceu. Amo ler, e suas postagens são excelentes. Beijos.

  5. Paula

    Amei o texto!! Tão isso! E muitas vezes estamos no automático e perdemos todas essas ricas oportunidades do simples cotidiano!!!

  6. Leonídia

    amei os textos estou com problemas de tempo com minhas filhas estou sendo cobrada por que

  7. jujuba

    quero ser madrinha de uma princesinha

X Leia também: