As 10 coisas que as mães de gêmeos mais ouvem!

De Mãe para Mãe - Gravidez múltipla - Humor - Somos todas iguais02/09/13 By: Renata Pires
(275) Comentários

 

Olá, meninas!

 

No post de hoje vou falar sobre as coisas que mais ouço sendo mãe de gêmeos!

 

 

gemeos4

 

 

Desde que recebi a notícia de que esperava gêmeos, a alegria que eu senti foi imensa! A sensação de ter dois bebês dentro de você é realmente incrível!!! Mas, além dos cuidados serem dobrados, os hormônios também são duplicados durante a gestação, ou seja, a sensibilidade de uma grávida de gêmeos é GIGANTESCA!!!

 

Depois que temos nossos tão sonhados gêmeos, as dificuldades também aparecem, pois a gente se cobra muito para dar exatamente o mesmo amor e atenção para eles. Queremos, por exemplo, dar colo para os dois, principalmente quando choram ao mesmo tempo.

 

 

gemeos3

 

 

Ser mãe de gêmeos é uma dádiva, uma benção maravilhosa. Não consigo me imaginar sendo mãe de um só! Um completa o outro, se fazem companhia, brincam, brigam, se abraçam, se beijam… E, apesar do trabalho ser dobrado, você recebe o amor em dobro também. É inexplicável!

 

A seguir,  apresento as 10 coisas que  mais ouço sendo mãe de gêmeos!

 

 

gemeos1

 

 

1) Você tem gêmeos na família ou foi tratamento?

Essa é realmente a pergunta número 1!!!! Absolutamente TODO mundo pergunta! A verdade é que você pode não ter gêmeos na família, não ter feito tratamento e ficar grávida de gêmeos. No meu caso, fiz tratamento e não tinha problema nenhum em falar, sou totalmente bem resolvida neste ponto. Mas, muitas mães não se sentem à vontade com esse tipo de pergunta e eu as entendo completamente!

 

2) Você sabe que não terá mais vida, né?

Nossa, muito obrigada por me animar… Quando se está grávida de gêmeos, além de ficar ansiosa para conhecer o mundo novo da maternidade (no meu caso foram os primeiros filhos), fica-se também com medo do que a espera… Ou seja, esse é o tipo de frase infeliz, que ninguém gostaria de ouvir, afinal, não tem nada mais maravilhoso do que ser mãe de gêmeos!

 

3) São idênticos? (eu tenho um casal)

Essa é uma pergunta que ouço muito. Um casal de gêmeos, porém, jamais pode ser idêntico! Afinal, os sexos dos dois bebês já são diferentes, certo? #ficaadica

 

“Os gêmeos não-idênticos são formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozóides. Na verdade, podem ou não ter o mesmo sexo e equivalem a duas gestações que se desenvolvem ao mesmo tempo e no mesmo ambiente. Já os univitelinos ou idênticos formam-se quando um único óvulo, fecundado por um só espermatozóide, sofre posteriormente uma divisão. Logo, gêmeos idênticos têm necessariamente mesma carga genética e mesmo sexo”, diz Drauzio Varela.

 

4) Eles vão nascer prematuros?

É mais comum, porém não é uma regra. Estudos dizem que em 55,5% das gestações de múltiplos, os bebês nascem antes das 36 semanas e são considerados prematuros. A probabilidade de gêmeos nascerem prematuros é realmente bem maior do que em gestações de um único bebê, mas, a maioria das mães de gêmeos que conheço não tiveram parto antes da hora. Meus filhos nasceram de 32 semanas e ficaram um tempinho na UTI Neonatal para ganhar peso e se desenvolverem. A boa notícia é que os avanços da medicina neonatal estão cada vez melhores e a perspectiva de vida de um prematuro é altíssima!

 

5) Dá muito trabalho?

Não, imagina… É tranquilo! Tenho muito tempo livre… rsrsrs! Realmente, o trabalho é enorme. Cada recém-nascido tem, em média, 8 trocas de fraldas por dia, ou seja, pelo menos 16 vezes no seu dia você vai fazer isso. Fora dar de mamar, fazer arrotar, dar banho… Tudo em dobro! Mas, a recompensa é muito maior! Não tem preço ver seus filhos crescendo ao mesmo tempo, porém de maneiras diferentes!

 

6) Quando um fica doente, o outro pega?

Não necessariamente! Claro que eles estão mais aptos a isso, mas não é uma regra! Aqui em casa, o meu filho fica muito mais doentinho do que minha filha. Mas, já ocorreu também, dela pegar uma megavirose e ele, nem sinal! Isso porque trocam de chupetas um para a boca do outro o tempo todo, dormem no mesmo quarto e vivem grudados.

 

7) Você encerrou a fábrica, né?

Ainda não tenho essa resposta para dar! Não é porque a pessoa teve gêmeos que ela não poderá mais ter filhos! Estudos dizem que mães de múltiplos, principalmente do mesmo sexo, na maioria das vezes, esperam mais tempo para pensar em engravidar novamente, devido à grande demanda que os filhos dão. O espaço entre uma gravidez e outra aumenta, mas grande parte tem mais uma gravidez!

 

8) Nossa, eu admiro mães de gêmeos… Com um só já fico louca!

Fico louca, mas é uma loucura deliciosa! É impressionante como nos adaptamos a tudo! Praticamente todas as mães de gêmeos acham “simples” cuidar de um só, pois já estão acostumadas a fazer tudo dobrado! Só uma mãe de gêmeos sabe o trabalhão que eles dão, mas, também, as alegrias infinitas que eles nos oferecem a cada dia!

 

9) Eles dormem no mesmo quarto? Ouvi dizer que isso não é bom…

Oi???? A identidade de cada um não está relacionada ao lugar que eles dormem! Eles passaram a gestação inteira juntos! Os meus dormem no mesmo quarto e AMAM! Não tenho coragem de separá-los, acho que farei isso somente se eles me pedissem! É uma graça, ficam conversando no berço antes de dormirem, cantam, dão risada…

 

10) Como é ser mãe de gêmeos?

Ser mãe de gêmeos é cuidar de dois bebês ao mesmo tempo, é precisar de ajuda (pelo menos uma pessoa a mais) no começo, é ter dois bebês chorando ao mesmo tempo e se virar em duas para conseguir acalmá-los, é cortar 40 unhas por vez, trocar 480 fraldas por mês, é ter a casa cheia de brinquedos, é se esquematizar e planejar uma rotina que se adapte ao dois…

 

Só mãe de gêmeos sabe o que é ver dois bebês interagindo e brincando, o que é ter dois bebês a amando! Ser mãe de gêmeos é saber as diferenças e personalidades de cada um, apesar de terem nascido no mesmo dia, com poucos minutos de diferença. Ser mãe de gêmeos é saber como é possível dar amor, carinho e atenção para aqueles dois pequenos simultâneamente. Só mãe de gêmeos sabe o quanto é cansativo fisicamente e emocionalmente cuidar deles e não querer trocar isso por nada nesse mundo! Ser mãe de gêmeos é ter o privilégio de fazer parte de um mundo muito especial!

 

José e Maria Antonia são meus maiores e eternos amores!

 

 

jma2

jma5

jma4

jma3

jma1

Fontes: Gazeta do Povo / Dois pra lá e dois pra cá / Drauzio Varella

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

275 Comentários:As 10 coisas que as mães de gêmeos mais ouvem!
  1. Ana Amélia

    Lindo o texto… Até chorei no final! Amo ser mamãe de gêmeas! Não trocaria por nada nesse mundo. Poder ver as duas se interagindo é muito emocionante!

    • Renata

      Oi Ana Amélia!! Muito obrigada pelo carinho! Me emociono de falar dos meus “bebês”tmb!! Que delícia ter duas menininhas, devem ser fofas demais!! Nnao tem preço ver nossos filhos crescendo juntos! Mil Bjss

    • MIRIAM SCHER

      Adorei e identifiquei muito com as suas palavras, pq é exatamente isso que acontece.

      Também sou mãe de um casal de gemeos, eles são a minha realização de vida o os amos muito.

      O pior de tudo que não podemos sem reclarar para o marido que estamos cansadas, exaustas, não por eles e sim pelo trabalho, afinal somo humanas também, não é fácil cuidar deles e também trabalhar.

      • Renata

        Oi Miriam!! É assim emsmo, né?! Ai, que delicia ser mãe de um casal de gêmeos… simplesmente AMO!! Não é nada fácil cuidar de dois ao mesmo tempo, definitivamente! Fico exausta muitas vezes… Mas temos que nos permitir descansar um pouco (quem disse que conseguimos???). Mas não tem coisa melhor na vida! Mil bjss e parabéns pelo seu casalzinho!!!

  2. Helena

    Oi Re! Eu nunca comento aqui, mas hoje fiz questão! Simplesmente amei o que vc escreveu sobre os gemeos! Tenho um casalzinho como vc, de 1 ano e 3 meses e já ouço todas essas coisas… eh exatamente assim! Me emocionei com o que vc disse no final. Parabens pela familia linda e por nos ajudar e incentivar sempre! Adoro o blog! Beijos Helena

    • Renata

      Oi Helena! Tem que vir comentar mais! Rsrs!! Que delícia! Já sinto deles estarem crescendo, mas cada fase é tão deliciosa e emocionante… Muito obrigada à vc pelas palavras! Mil Bjss

  3. Denise Borghette

    Bom dia!
    Uma das coisas que ouvi bastante é: sei como é ser mae de gêmeos, pois tive meus filhos com pouca diferença de tempo um do outro!!!!!!!!
    Amei o texto… É bem isso mesmo… A única diferença é que, quando tinham uns 10 meses, separeios de quarto (com o coração na mão) para o bem deles. O Lucca dormia muito bem a noite, mas era sempre acordado pelo Nathan (que sempre teve dificuldades a noite) e eu sempre tinha 2 bebes berrando de madrugada… Eles amam seus quartinhos e as madrugadas são muito mais calmas! 🙂
    beijos

    • Renata

      Oi Denise!! Realmente é bem diferente ter gêmeos e ter um filho depois do outro! O começo é bem puxado, mas a gente dá super conta, né? Cada caso é um caso, nós, mães, sabemos o melhor que devemos fazer para os nossos filhos! Tenho certeza que no seu caso, vc acertou em separá-los de quarto! Mil Bjss e muito obrigada!

  4. Fernanda Figueiredo

    Eu nunca comentei seus posts antes embora tenha gostado de todos e amado alguns em especial… Não sou mãe de gêmeos mas confesso que gostaria de ter tido a oportunidade pela simples ideia de que os filhos teriam um amigo da mesma idade para a vida toda…. para brincar junto na infância, fazer as descobertas na adolescencia, “enfrentar a vida” na idade adulta, e assim por diante… Minha única filha tem dois irmão do primeiro casamento do meu marido mas a diferença de idade entre eles é de 20 anos… Vim morar num condominio grande pensando na oportunidade da minha filha brincar com as amiguinhas e amiguinhos todos os dia…

    • Renata

      Oi Fernanda! Volta aqui sempre pra comentar, porque a gente adora!! Eu tenho dois irmãos do segundo casamento do meu pai, e eles são 13 e 15 anos mais novos do que eu, e posso te assegurar que eles são meus irmão iualmente como é meu irmão mais velho (do mesmo pai e mãe)! Amo eles da mesma forma e tenho MUITO contato!!! Sua filha vai adorar ter irmãos mais velhos, pode ter certeza!!! Mil Bjss e muito obrigada!!

  5. Juliana Grael

    Rê, me identifiquei muito, parecia que vc estava lendo meus pensamentos! Sou mãe de gêmeos, um casal, Valentina e Lorenzo, que estão com 5 meses…..Realmente, eh uma loucura, porém, uma loucura deliciosa e prazerosa!
    Acredito que as pessoas tenham um pouco preconceito a respeito de nós, acham que a gente não vive, não come, dorme e nem respira! O que eu sempre respondo é que: Deus é tão maravilhoso que nos enviou 2 anjinhos, os meus são tão bonzinhos, uma verdadeira benção que eu não trocaria por nada!
    Também fiz tratamento e sentí que algumas pessoas se incomodavam mais com esse assunto do que eu mesma, que nunca tive problema algum com isso!
    Com certeza ser mãe de um casal de gêmeos é maior alegria da minha vida! Uma benção real, significado de amor dobrado!
    Acredito que nascí pra ser mãe de gêmeos!
    Bjus

    • Renata

      Oi Ju!! Ter um casalzinho de gêmeos é tudo de bom né? Me sinto uma privilegiada tmb!!! A fase do tratamento era ruim quando estava fazendo, mas depois que fiquei grávida, não tinha mais problema nenhum com isso! Com vc tmb foi assim? Eu tmb acho que nasci pra ser mãe de gêmeos rsrs!!! Mil Bjss, parabéns pelos pequenos e muito obrigada!

  6. Mariana

    Ai que lindo Renata!!! Me emocionei!
    Teus filhos são lindos!
    Tu lembras que eu comentei aqui no blog, ano passado, que estava tentando engravidar e estava super ansiosa? Lembro que até te pedi dicas rss
    Poisé, agora estou grávida de 24 semanas e muito FELIZ!
    Gostaria de compartilhar com vocês essa alegria, e dizer que sempre acompanho o blog!! #amo

    Beijos

    • Renata

      Oi Mari!!! Muito obrigada querida!!! Sou suspeita pra falar das minhas crias né? Rsrs!!!
      Claro que lembro!!!!!!! Que notícia maravilhosa!!!!! Parabéns!!!! Fiquei super feliz em saber!!! Vem por aí um menininho ou menininha? Me conta tudo!! Muito obrigada por me contar!!! Mil Bjss

  7. Viviane

    Muito lindo! É impressionante e maravilhoso a capacidade que tem uma mãe de poder oferecer amor, carinho e atenção na medida necessária e dar conta de tudo. Deve ser mesmo lindo ver os dois irmãos interagindo! Parabens, Renata! Seus bebes sao lindos e voce deve ser uma mãemaravilhosa. Vivi.

    • Renata

      Oi Vivi!!!! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!! Damos conta de tudo sem mesmo saber como!!! Impressionante! Sou suspeita pra falar dos meus pequenos, né? Tento dar meu máximo para ser a melhor mãe para eles! Mil Bjss querida!!!

  8. Rosianne Dalla Bernardina

    Ola Renata!
    Sou mãe da Lara e das gêmeas Valentina e Antonella , sou super feliz com minhas
    princesas, tudo em dobro é o maior divertimento , só mãe de gêmeos
    pode saber quanta alegria é dentro de uma casa.E na escola
    nas apresentações é fantástico ter que olhar
    para duas. Passeio pelo seu blog sempre!!!
    Abçs
    Rosi

    • Renata

      Oi Rosi! Que delícia que deve ser sua casa! Com várias meninas!!! Adorei!! Mãe de gêmeos é demais mesmo, eu AMO! Ainda não cheguei na fase das apresentações, mas vou achar o máximo tmb! Rsrs!!! Muito obrigada pelo comentário, e por estar sempre aqui com a gente! Comenta mais que a gente adora essa interação!!! Mil Bjss

    • Fernanda

      Nossa, fui baixando os comentários e não resisti, preciso dizer: Antonella, que nome perfeito!!! Valentina tbm é lindo! Arrasou!

      • Renata

        Lindos nomes mesmo!!! Tmb adorei!

  9. Juliana

    Me apaixonei pelo post! Com certeza trabalho dobrado. Antes de ser mãe eu tinha o sonho de ser de gêmeos hehehe, mas depois que eu tive o Rodrigo eu achei ótimo ser mãe aos pouco, pq o trabalho existe não tem como negar, acredito q não daria conta (mas no fundo damos né). Amei o detalhe de 40 cortes de unha, minha nossa né Rê!!!! Agora as fotos foram de babar, lindos seus filhos, uns fofos!!!! E sabe da ultima noticia…Rodrigo vai ganhar priminhoS ( minha cunhada esta gravida….de gêmeos hehehe) super bjo mamãe Rê!!!!!!!!

    • Renata

      Oi Ju!! Muito obrigada querida! Realmente o trabalho é grande, mas é um trabalho com toda dedicação e cuidado do mundo!! E nós damos conta sim!!! 40 cortes de unhas, 4 banhos/dia (na época em que dava 2 vezes), e assim vai… ahahah! Meus filhos são demaissss (modesta eu né? rsrs!). Que deliciaaaa!! Parabéns para a familia!!!! Seu irmão e sua cinhada vão amar ser pais de gemeos!!! Indica o blog pra ela!!!!! Milhões de beijos pra vc e muito obrigada pelo carinho sempre!

  10. Claudio da Matta

    Eu serei pai de gêmeos e me identifiquei muito com o texto, lembrando das perguntas e exclamações que eu mesmo já ouço das pessoas. Parabéns e obrigado por dividir sua experiência com o público!

    • Renata

      Oi Claudio!!! Parabéns para você e sua família!!! Que alegria!!!!!! Essas são as coisas que vão ouvir daqui pra frente rsrs!!! Muito obrigada à você por nos visitar aqui no blog! Adoramos a interação dos pais tmb!!! Mil Bjss e parabéns novamente!

  11. Fernanda

    Oi Renata, acompanho sempre seu blog e adorei o post. Estou gravida de gêmeas e é muito reconfortante ouvir seu relato neste momento de ansiedade e mudanças. Ja estamos apreensivas e as pessoas adoram nos assustar e dizer como tudo será um bicho de sete cabeças. Tenho certeza que será uma delicia apesar de qualquer dificuldade. Bjs

    • Renata

      Oi Fe! Muito obrigada!!! Não acredito! Parabéns!!!!!! Que máximo esta grávida de gêmeas!!!! Pensa só no lado bom, que é infinitamente maior do que o lado ruim (que é apenas o cansaço, mas que faz parte da vida de mãe). Tenho certeza que será a melhor coisa da sua vida!!! Vai me dando notícias, please!!! Mil Bjss e parabéns mais uma vez!!

  12. Bianca PAes Leme

    Adorei e concordo em tudo!!
    Tbém sou mãe de um casal lindo igual ao seu…….Rs que acabaram de fazer 1 ano e tbém nasceram prematuros, mas não trocaria essa experiencia por nada nesse mundo, amo ser mãe de gemeos!!

    • Renata

      Oi Bianca!!! Que bom que gostou!!! Que delícia!!! Não é a melhor coisa do mundo?? Extamente cmo vc, não trocaria essa experiência por nada!!!! Viva as mães de gêmeos! Rsrs!! Mil Bjss e muito obrigada!

  13. Mariana

    Oi Rê! É um menino, vai se chamar BERNARDO!
    Em dezembro ele chega rss
    Sou apaixonada pela tua duplinha!!!

    Beijos

    • Renata

      Ai Mari!! Que alegria!!! Bernardo é um nome maravilhoso!! Presentão de Natal!!! Muito obrigada pelo carinho com meus pimpolhos!! Depois quero ver fotos de vc grávida e do seu filhote!! Me manda, please!! Mil Bjss querida!

      • Mariana

        Pode deixar que mando sim! Vocês poderiam fazer uma coluna com dicas e experiências das leitoras né? Adoraria participar de um “It Mommies” rss

        Beijos querida!

  14. Perola

    Que lindo texto, quanta sensibilidade! Ter um casal de gêmeos é o maior sonho da minha vida. Impossível não se emocionar no final do texto. Bjs e parabéns!

  15. Tatiani

    Ola!
    É a primeira vez que leio um post seu e adorei!
    Sou mãe de duas princesas a Eduarda e Isabella que em outubro ja iram completar 2 aninhos ,e elas transformaram a minha vida pra melhor,logico que da trabalho mas não é uma coisa que não da pra enfrentar, alem do mais temos nossa recompensa que é a alegria e o carinho que esses anjinhos nos passam com inocência e sem cobrar nada em troca.
    Sempre digo que somos MÃES GUERREIRAS ,e hoje em dia que a mulher tem um papel maior na sociedade esse titulo nos cabe muito bem .
    A partir de hoje sempre acompanharei seus post e quem sabe compartilhar algum momento meu e das minhas pequenas com vc !

    Parabéns pela sua duplinha são lindos!!!
    bjus

    • Renata

      Oi Tati! Bem vinda ao JRM! Que delicia! Ser mãe de gêmeos é tudo de bom, né? Parabéns pelas filhotas! E espero que continue sempre aqui com a gente, trocando informações e experiências! Obrigada pelo elogio aos meus filhotes! Mil Bjss querida!

  16. Maylla

    Oi Renata, muito legal seu post!!! Sou mãe de um casal de gêmeos tb e achei seu blog procurando conforto para as loucuras e correrias de ser mãe de gêmeos!! Nada mole essa nossa vida né?! Eu infelizmente tive que voltar a trabalhar e ficar longe dos meus pequenos… Eles estão agora com 9 meses. Uma coisa que me magoa bastante mas que sempre me perguntam é: – Mas como vc aguenta deixar dois bebês e trabalhar? – Realmente não foi minha opção fui praticamente obrigada, porque afinal de contas é muiiiito caro dois bebês…rsrsrs Estar com eles é meu melhor presente!! Eles nasceram de 27 semanas… meus pequenos guerreiros!!! bjos eparabéns pelos bebês eles são lindos!!

    • Renata

      Oi Maylla!! Que bom que gostou!!! É uma delícia ser mãe de gêmeos, mas mente quem diz que não é uma loucura né? Rsrs!! Quanto a trabalhar fora, realmente não é uma opção muitas vezes e vc não pode se sentir culpada!!! Dá uma olhada nesse post e espalha para as pessoas! Com certeza elas pararão de te encher com isso!! Pequenos guerreiros mesmo! Sou fãs das mães de UTI!! Parabéns pela força, pq não é nada fácil passar por isso! (o post que te falei é: http://www.justrealmoms.com.br/as-10-coisas-que-nao-se-dizem-a-uma-mae-que-trabalha-fora/) Bjsss querida!

  17. Danielle

    Oi Renata, amei seu post é a primeira vez que leio sou mãe de um casal de gêmeos de 10 meses e me sinto muito feliz e agradeço sempre a Deus por ter me dado esses anjinhos. Aqui em casa é uma correria só, quando um chora o outro chora tbm, um pega a chupeta do outro toda hora, sei que é muito trabalhoso mas não tem nada prazeroso do que cuidar dos nossos anjinhos, me sinto uma pessoa vitoriosa.
    Ouvi uma pessoa uma vez falando que Deus escolhe a dedo quem vai ser mãe de gêmeos então podemos dizer que somos abençoadas por Deus.

    Bjs Danielle

    • Renata

      Oi Dani! Somos realmente abençoadas! Me sinto como vc!!! Fico muito feliz que as mães de gêmeos acabam tendo os mesmos sentimentos e que valorizam muito essa dádiva! Parabéns pelo seu casal!!! Mil Bjss querida!

  18. Rayssa

    Oi Renata! Eu acompanho seu site a um tempinho, mas nunca comentei e esse post foi IMPOSSÍVEL deixar passar! Eu sou mãe de um menino, Thor, com 5 anos e estou grávida de 7 meses de quádruplos. A um tempo eu comecei a querer outro bebê, mas por algumas complicações que eu tive depois que o Thor nasceu, não foi possível uma gravidez natural, então recorri ao tratamento. E fui abençoada com dois casais lindos! Quando descobri foi uma enorme surpresa e logo bateu aquele nervosismo, agora eu imagino cada detalhe dos quatro, o rostinho, o cheiro e conto os dias para dezembro! Li o post e fiquei imaginando o duro trabalho que terei que passar com eles, e o meu mais velho! Mas a cada sorriso e a cada olhar que eles me darão, valerá a pena!
    Theo, Lorenzo, Isadora e Valentina são os nomes escolhidos!

    • Renata

      Oi Rayssa! Muito obrigada! Não acreditoooo!!!!!!!! Quádruplos?? Que máximo!!!!!!! Não consigo imaginar a festa que deve ser na sua barriga! Rsrs! Ainda por cima dois casais! Parabéns 1000 vezes! Tenho certeza de que você será uma supermãe! E os nomes escolhidos são lindos! Vai me dando notícias, por favor! Vou amar saber sobre sua gravidez e sobre os nascimentos! Mil Bjss

      • Rayssa

        Olá Renata!
        Desculpa a demora para vir te responder, os quádruplos nasceram dia 09 de dezembro. A primeira foi a Isadora com 49cm, depois o Theo com 48cm, logo após o Lorenzo com 46cm e a menor Valentina com 45cm, todos com no máximo 5 minutos de diferença.
        As primeiras semanas foram muito, mas muito difíceis. O ciúme reinava aqui em casa, o Thor se recusava a chegar perto dos bebês e implorava por atenção incansavelmente. Meus pais e sogros praticamente vieram morar aqui para nos ajudar.
        Graças a Deus eles não trocaram o dia pela noite, são muito calminhos e quase não choram atoa, parece até que sabem o trabalhão que os papais tem rs.
        Cada dia que passa eles ficam mais e mais lindos, foi o maior presente que eu pude receber na vida!

  19. Carla

    Ola, meus gemeos tem 3 meses e é do jeitinho que voce mencionou no texto ( claro e objetivo ), muito trabalho mas muito prazeiroso acordar com dois sorrisos lindos ..é gratificante…nao troco este momento por nada neste mundo…Voce so nao falou das criticas que infelizmente a gente tem que ouvir: ” Dá mais atencao para um do que para o outro ” e por ai vai..só quem é mae de gemeos sabe a dificuldade que é e como doi ver dois filhos chorando por colo…ajuda ninguem da mas criticas ?! ….eu particularmente cuido dos meus sozinha durante o dia, a noite e nos finais de semana meu marido me ajuda, ele tambem ta muito cansado, mas nao tenho nada a reclamar dele ..adorei ler o seu texto….Um abraço..força para todas as maes , maes de gemeos nem se fale….rsssss

    • Renata

      Oi Carla!! Que delícia! Parabéns pelos gêmeos!!! Mas é isso aí mesmo né? Trabalhoso e prazeroso em dobro! Realmente, às vezes, nos deparamos com críticas e nossa consciência acaba pesando um pouco, pq não temos quatro braços e dois colos! É muito difícil na prática, quando os dois pedem atenção ou choram ao mesmo tempo! Você deve ser uma mãezona, pois não é nada fácil cuidar sozinha de dois da mesma idade! Muito obrigada pelo elogio ao texto! Mil Bjss

      • Carla

        Ola, obrigada pelo retorno..realmente estou orgulhosa de mim mesma, meus filhotes estao lindos e saudaveis, e quando vejo todos elogiando ( incluindo os medicos ) fico muito feliz…Bj

  20. Vanessa Leme

    OI REnata simplesmente amei o seu post, sou mãe de primeira viagem, e essa semana fiz o meu primeiro ultrassom, e tinha duas pessoinhas lindas dentro de mim, estou maravilhada, mas tudo que vc escreveu se encaixou perfeitamente, a frase que tive ate que colocar no meu face é, ser mãe de um é simples pra nos…adoreiii

    • Renata

      Oi Vanessa! Que bom! Muito obrigada!! Você vai simplesmente “babar”nos seus gêmeos!!! Isso é um fato!!! E, no que eu puder te ajudar, estou à disposição!!! Parabénssss, ser mnae de gêmeos é incrível!!!! Mil Bjsss

  21. MARIA ALICE

    Nossa é meu sonho ter um casal de gêmeos!!Muito lindo!!! Parabéns!!!

    • Renata

      Oi Maria Alice!!! MUITO obrigada!!! Sou mãe coruja e acho os meus filhotes os mais lindos do mundo!! Rsrs!!! Mil Bjss querida!

  22. Therumi

    Ola Renata…amei seu texto traduz muito bem nos maes de gemeos, tenho tambem um casal de 4 meses….tb os tive com 32 semanas e hoje eles sao uns tourinhos….prematuros so de nome porque ja nasceram com tamanho de gestacao de um so e foi so aprender a mamar q vieram pra casa e foi so alegria…..mas esses dias me peguei pensando como eu consigo voltar parcialmente aos meus afazeres e ao trabalho…kkkkk porque ate agora so consigo praticamente cuidar dos meus pitocos….tenho ajuda de uma baba de dia mas ela precisa de tempo tambem pra cuidar das coisas dos bebes, e quando meu marido nao pode ajudar fico sem ter como ter tempo pra mim…..vc tem alguma sugestao? Escolinha? Outra baba? Estou mesmo sem saber o q fazer porque preciso voltar parcialmente pelo menos pro meu trabalho……e eles nao dormem mais do que 30 minutos cada um de dia desde os 2 meses……eh muito escasso as informacoes e dicas para maes de gemeos ne? Muito obrigada bjs…

    • Renata

      Oi Therumi!!! Iguais aos meus! 32 semanas! Ser mãe de gêmeos não é fácil, mas somos sortudas por sermos escolhidas! Também acho bastante escasso esse assunto, por isso tento dividir ao máximo minhas dúvidas e experiências com vcs!! E cada dia fica melhor!!!!!! Parabéns pelos seus pequenos e por ser uma mãezona!!! Vamos trocando ideias para facilitar nossas vidas por aqui!!! Mil bjss e muito obrigada!

  23. priscila

    Oi Renata , tbm sou mãe de gemeos meus bebes tem 3 messes são dois meninos maravilhozos,já passei por algumas perguntas como essas mas tenho muita duvidas ainda sou marinheira de primeira apesas dos medos meus filhos são tudo prá mim, mas vamos levando se tiver alguns esclarecimentos sobre o assunto para me ajudar obrigada.

    • Renata

      Oi Pri! Parabéns pelos gêmeos!!!!!! O que vc gostaria de saber? estou aqui pra te ajudar!! Mil Bjss

  24. Biélin Rodrigues

    Ola Renata!!!…seus filhos são lindos, Parabens!!! eu tbm sou mae de gemeas, minhas meninas nasceram de 31 semanas… porem uma pegou infecção hospitalar no 5 dia e no 7 dia faleceu…. foi um choque pra mim e pra minha familia, mas tive que ser forte, pois a outra ficou na utin 30 dias… mas nunca perdi a fé no nosso deus, que nos ama acima de tudo. hj minha princesa esta com 1 e 8 meses… muito sapeca e inteligente…. da muito trabalho tbm… pois faz muita arte dentro de casa….rsrsr… mas só de saber que a saude tah 100%…. eu caio na bagunça tbm!!!! Bjuuuus, felicidades.

    • Renata

      Oi Biélin! Muito obrigada querida! Fico super orgulhosa!! Ai que triste saber disso, não acredito!! 🙁
      Imagino o choque que não deve ter sido! Não posso nem pensar!!
      Mas é isso aí, vc tem uma outra pequena para cuidar, que depende muito de vc!!!! Que lindinha, toda sapeca!!!! Parabéns pela sua força e por ser uma mãezona! Mil Bjss e obrigada por dividir sua história!

  25. JULLYANA

    AI RE REALMENTE É A MAIOR ALEGRIA SER MÃE DE GÊMEOS OS MEUS SÃO PREMATURO + JÁ ENTA COM 3 MESES E SÃO A MAIOR ALEGRIA DA MINHA VIDA DA TRABALHO + NÃO TROCO ISSO POR NADA E REALMENTE É ISSO Q A GENTE SEMPRE ESCUTA QUERIA SABER SE OS TEUS TEM DIFERENÇAS DE PESO E ALTURA PQ A EMANUELLY É MAIS PESADA DO QUE O JOÃO OTÁVIO JÁ O JOÃO É + ALTO ACHO Q É NORMAL + SLA

    • Renata

      Oi Ju! É a maior alegria mesmo! Não tem coisa melhor nessa vida!!!! Parabéns pelo teu casalzinho! 3 meses, que gostosuras!!!! No meu caso, o José sempre foi mais gorduchinho e ela mais magrinha, e sempre tiveram mais ou menos a mesma altura! Essa semana foi na pediatra e ela passou ele em 1cm. Muito fofos! Mas é assim, cada um é cada um, não tem que ter a mesa altura e peso!!! Estando dentro do normal, está perfeito né? Mil Bjss e obrigada!

      • JULLYANA

        ai sabe como é mãe de primeira viaje é complicado né + acho q vo me adaptar ainda bem q é normal isso obrigada re bjkas

        • Renata

          Oi Ju!! Pode ficar tranquila que isso melhora muito!!!! Mas não é nada fácil mesmo! Só quem é mãe de gêmeos sabe! Rsrs! Mil Bjss querida

    • ana paula

      olá jullyana eu sou Ana Paula tmb tive gêmeas 2 meninas ,nasceram agora dia 30 de janeiro/13 prematuras de 34 semanas ,graças a DEUS elas vieram embora comigo pra casa mesmo sendo prematuras …elas estavam bem uma é menor do que a outra EMILY com 41 centímetro e meio e EVELYN com 39 centímetro e meio, são gêmeas idênticas pois foi de uma placenta só , mas não sei se é pela diferença de tamanho eu vejo um pouco de diferença nelas,,mesmo pela pouca diferença de tamanho uma de 41 e outra de 39 achei bastante diferente no tamanho delas a 2 gemelar que é a EVELYN é bem miudinha enquanto a 1 gemelar mesmo tendo apenas 41 centimetro é bem maior do que a 2 gemelar, mas estou amando ser mãe de gêmeas é difícil mas é prazeroso.

      • ana paula

        desculpe jullyane elas nasceram dia 30 de dezembro /13 e não janeiro era pra ser janeiro mas ela anteciparam o parto.

    • Teresa

      Oi Renata. Estou gestante de 37 semanas,sempre desejei ter gemeos,fiz várias US pelo q consta é só um rapazinho mas,amanhã farei uma outra e ainda tenho vontade de ouvir o medico dizer q são dois rsrs. Fico me agarrando a comentários q escultor e alimentando minha esperança. Naverdade amaria fazer parte desse mundo tão especial q deve ser. Minha mãe tem um casal de gemeos e isso me fez criar expectativas.

  26. Karen Arman

    Amei o post e resolvi comentar com as minhas respostas porque adoro saber a experiência de outras mães de gêmeos.

    1) Você tem gêmeos na família ou foi tratamento?
    Nem um, nem outro. Ganhei na loto mesmo. Foi o que o medico disse: ‘tem que começar por alguém na família’. A chance disso acontecer é de 1% e o marido leu em algum lugar que depois dos 30 anos essas chances viram 1 virgula alguma coisa%. Estávamos super nervosos da ultra de 8 semanas pois meses antes eu tinha sofrido um aborto espontâneo. O médico perguntou o que eu estava vendo.
    – Ai meu Deus, é um saco gestacional?!
    – Sim, e um coraçãozinho batendo aqui dentro. E aqui do lado, o que vocês estão vendo?
    Por um segundo pensei fu%&, vai ter algum problema.
    – Parece outro saco…
    – Isso! E dentro dele outro coraçãozinho batendo.

    2) Você sabe que não terá mais vida, né?
    As pessoas são sem noção. A coisa que mais me irritou na gravidez foram os comentários pessimistas de pais. Dava vontade de responder “ah, é? Então você acha melhor eu desistir?” Isso e gente com quem você não tem intimidade metendo a mão na sua barriga. Te contar…

    3) São idênticos?
    As meninas são completamente diferentes fisicamente, até mesmo no formato do rosto.
    “Os gêmeos não-idênticos são formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozóides. Na verdade, podem ou não ter o mesmo sexo e equivalem a duas gestações que se desenvolvem ao mesmo tempo e no mesmo ambiente. Já os univitelinos ou idênticos formam-se quando um único óvulo, fecundado por um só espermatozóide, sofre posteriormente uma divisão. Logo, gêmeos idênticos têm necessariamente mesma carga genética e mesmo sexo”, diz Drauzio Varela.
    As meninas são bivitelinas, mas eu descobri que isso só significa que elas são diferentes. A placenta não tem nada a ver com isso. Bivitelinos podem ter placentas separadas (no caso delas) ou não. Já os univitelinos têm necessariamente a mesma placenta. Vivendo e aprendendo.

    4) Eles vão nascer prematuros?
    É mais comum, porém não é uma regra. Estudos dizem que em 55,5% das gestações de múltiplos, os bebês nascem antes das 36 semanas e são considerados prematuros. A probabilidade de gêmeos nascerem prematuros é realmente bem maior do que em gestações de um único bebê, mas eu consegui ir até 38 semanas e elas nasceram com 2,5 e 2,8kg! Em dois dias já estávamos em casa. Credito isso à alimentação e ao descanso. Fiquei no mínimo de 16kg que a nutricionista recomendou e passava quase que o tempo livre todo tranquilinha.

    5) Dá muito trabalho?
    No primeiro mês eu pensei muito em como mães de gêmeos que não podem pagar ajuda faziam. Toda a minha solidariedade a elas, às mães de múltiplos e mães solteiras. Graças à pressão da minha mãe pediatra e das minhas irmãs, que de frescas não têm nada, eu contratei uma enfermeira no primeiro mês. O dinheiro mais bem gasto na vida. E ainda tinha ajuda da mamãe, das minhas duas sogras amadas e do incrível pai que o marido é desde o dia 01. Depois ficamos eu e a babá porque tem sempre que ter 2 adultos em função exclusiva.

    6) Quando um fica doente, o outro pega?
    Por enquanto sim e acho que vai ser assim durante um bom tempo.

    7) Você encerrou a fábrica, né?
    Eu sim. O marido que tomou gosto pela coisa e quer fazer mais. Socorro!

    8) Nossa, eu admiro mães de gêmeos… Com um só já fico louca!
    Pode admirar mesmo, obrigada. Tô achando que ter um filho só é moleza. Mas por outro lado, não acho que é muito pior de quem tem o segundo filho na sequencia ou quem tem um bebe que inspira mais cuidados por questões de saúde ou porque já nasce com a corda toda. As meninas são muito boazinhas e eu acho que em parte porque apreenderam a esperar desde cedo.

    9) Eles dormem no mesmo quarto? Ouvi dizer que isso não é bom…
    Não é bom pra quem cara pálida? As meninas vão dividir o mesmo quarto até terem argumentos para me convencer do contrário.

    10) Como é ser mãe de gêmeos?
    Sabe o dia mais feliz da sua vida? Multiplica por dois. É o que eu sinto todos os dias quando elas acordam e me olham com aqueles sorrisos banguelas de orelha a orelha.

    Eu acrescentaria ainda mais uma: Você amamenta ao mesmo tempo? Todo mundo tem essa curiosidade.
    Até os dois meses sim. Eu tinha planejado que ia ser sempre mamada dupla, mas a verdade é que você demora um tempo pra colocar todas as mil almofadas em volta e, as vezes, é estressante porque as duas querem ser re-acomodadas ao mesmo tempo e você só tem uma mão pra cada. Com o tempo achei que era melhor me concentrar em cada uma de uma vez pra mamada ser mais prazerosa pra todo mundo. Mesmo que isso significasse alguns minutos de choro pra quem ficou na fila.

    • Renata

      Oi Karen! Que delícia de comentário!! Adorei ler as suas respostas para as coisas mais ouvidas pelas mães de gêmeos!!!! Obrigada por compartilhar com a gente!! E vc tem toda razão com a pergunta extra!!! Vc amamenta ao mesmo tempo é realmente uma das preferidas das pessoas!! Mil Bjss querida e parabéns por ser mãe de gêmeos, assim como eu!

  27. Stefanie Sanchez

    Amei sobre tudo que disse sou mamãe de gêmeas,na cidade onde moro não tem ninguém da família só nós sabemos como é cuidar sem a ajuda de alguém,mas tdos os dias acordo renovada e anciosa para que elas acordem logoo…

    • Renata

      Oi Stefanie!! Que dlícia ser mãe de gêmeos né? É uma benção!!!! Agradeço todos os dias por isso! Ver a carinha deles com sorriso no rosto não tem preço!!!! Mil bjss e parabéns pelas suas pequenas!!!!

  28. gleiciane

    oi…descobri com 10 semanas que estou gravidas de gêmeos, estou muito apreensiva, as vezes da um pouco de medo , ja tenho um filho de 4 anos e a gravidez dele foi muito difícil,quase pende ele com 6 meses e a partir dai foi so hospital e alguns dias antes de dar a luz a ele dei paralisia facial, tento que tira-lo antes da hora, para fazer o tratamento pro rosto foi muito difícil , mas tenho fe em Deus que vai dar tudo certo dessa vez. …eu estou amando a ideia de ser mãe de gêmeos e muito ansiosa pra saber o sexo, pois vão ser idênticos…. amei seu blog parabéns..

    • Renata

      Oi Gleiciane! Parabéns!!!! Vc vai amar ser mãe de gêmeos! A maior alegria do mundo!!! Cada gravidez é uma gravidez, não se apegue no aconteceu no seu primeiro filho! E sempre acompanhe direitinho com seu obstetra, para que corra tudo bem!! Parabéns querida! Mil Bjss

  29. Simone

    Compartilhado, achei demais!!! Estou com 3 meses e meio e já ouvi todas essas perguntas e a que mais me irrita sem dúvida, e a número 7, ô coisa mais inconveniente!! Rs haja paciência pro pessoal sem noção!

    • Renata

      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Parabéns pela gravidez de gêmeos! É uma experiência indescritível!!!! Mil Bjss

  30. ana paula

    olá meu nome é ana paula eu tive duas meninas (gêmeas) fiz varias ultrações todas disse que elas seriam gêmeas idênticas por ser de uma placenta só ,mas nasceram com diferenças uma é ,maior do que a outra e tem algumas diferenças ,sera que é prq elas acabaram de nascer

  31. Silva

    Olá,

    sou pai de gémeos e tb partilho essa experiência. Fiquei algo triste de o Pai não ser sequer mencionado, afinal um Pai de gémeos não pode dar mole, no meu caso pq faço questão de usufruir deles e de toda a maravilhosa experiência e pq não há msm hipótese de fugir Às responsabilidades. Fica aqui essa chamada de atenção.

    • Renata

      Oi Silva!! Vc tem toda razão! Pai de gêmeos passa pelo mesmo! Meu marido é superpresente e me ajuda bastante com os pequenos aqui em casa! Se não fosse ele, o trabalho seria MUITO maior!!! Pai de gêmeos tem todo meu respeito tmb!! Dá uma olhada no post que meu marido (pai de gêmeos) escreveu: http://www.justrealmoms.com.br/as-10-coisas-que-aprendi-sendo-pai-de-primeira-viagem/
      Desculpe a falta de citação e obrigada pelo comentário! Um bejo e parabéns pelos gêmeos!

  32. Rita Cardoso

    Adorei o texto simplesmente magnifico os meus gémeos tem agora 6 meses foi uma bençao nunca esperei depois de 17 anos de diferença da mana ser mae pela segunda vez e em dobro tem sido uma tarefa gratificante, apesar das noites sem dormir, dos dias de caos entre mudar fraldas, biberoes, fazer a sopa, dar a sopa, os soninhos de 5 min,…. existem alturas que nem sei como consigo mas quando chega à noite e os vejo a dormir agarradinhos um ao outro a ternura entre eles gratifica tudo. Ser mae de gémeos é realmente um dom que nos é dado para aproveitar ao màximo a todas as maes de gémeos mil beijos e muita coragem 😀

    • Renata

      Oi Rita! Fico feliz que tenha gostado!!! Não tem coisa melhor na vida do que vê-los agarradinhos mesmo!! Parabéns pela família e por ser uma mãezona! Mil Bjsss

  33. rilvane

    nossa estou gravida de gemeos ainda no começo da gravidez e me sinto muito feliz ja me emociono so em pensar que eles estão crescendo dentro de mim,cada gravidez é unica,curto meu gemeos desde ja.Amei seu blog bem esclarecedor e que Deus continue abençoando vc e seus gemeos.

    • Renata

      Oi Rilvane! Parabéns! É realmente uma experiência única!!! Somos abençoadas!! Muito obrigada pelos elogios ao blog!!! Mil Bjss querida!

  34. Aline

    Adorei o texto… Lindo, tenho dois príncipes!!!

    • Renata

      Oi Aline!! Parabéns pelos príncipes!!!! Que delícia!!!! Muito obrigada pelo elogio ao texto!!! Fico muito feliz! Mil Bjss

  35. Denise

    Nossa super me identifiquei com seu post, vou até compartilhar rsrs
    Tenho 2 meninas de 1 ano e 1mês, elas são Hiper agitadas não consigo fazer nada o dia todo.. Com minha casa pequena também acabo passando o dia todo na minhNa mãe onde elas podem andar a vontade.

    • Renata

      Oi Denise!! Muito obrigada!! Pode compartilhar sempre!!! rsrs!! Que delicia! Parabéns pelas gêmeas!! É demais né? Mil Bjss

  36. Natalia

    Adorei ficar lendo cada historia, sou mãe de gêmeos Fernando e Felipe, agora eles já estão com 10 anos deu muito trabalho no começo porque nasceram de 32 semanas, ficaram 15 dias na UTI, mas graças a Deus deu tudo certo, agora o trabalho é outro… cada um gosta de uma coisa, e se um mexer nas coisas do outro da briga, na escola eles não podem ficar na mesma sala porque a tia não aguenta, mas com isso tudo eles são muito unidos, um sempre ajuda o outro, até mesmo quando um fica doente o outro fica também. AMOOOOO muito meus filhos não consigo imaginar a minha vida sem eles. Agora estou grávida e o meu medo era de serem gêmeos novamente rsrsrs, mas graças a DEUS é um só, Fernando e Felipe estão radiante de alegria com a chegada de um bebe que vai nascer agora no dia 22/02/2014.

    • Renata

      Oi Natalia!! Que delícia de comentário! Muito Obrigada! Você deve ser uma mãezona, com seus gêmeos de 10 anos!!!! Os seus foram como os meus, nasceram de 32 semanas, mas os meus passaram um tempinho a mais na UTI, 35 dias no total. Nem me fale… às vezes imagino como será com eles na adolescência… “Terrible Twos”deve ser fichinha!! Rsrs!! Parabéns pelo novo baby!! Eles vão mimar muito o irmãozinho!!! E você, vai tirar de letra!! Quem cuida de gêmeos, acha fácil cuidar de um bebê só!!! Mil Bjss e parabéns!

  37. Roberta

    É exatamente isso ! Adorei o texto, tenho duas meninas e o que não falta até hoje, que estão com 5 anos, são estas perguntas !!!!
    Perfeito !

  38. Aline

    Amei esse post !! Ainda não sou mamãe, mas acho muito lindo mãe de gêmeos, seus filhos são as umas fofuras, tenho certeza que compensa todo o trabalho quando vc vê eles dando gargalhadas brincando juntos não é ??

  39. Flavia

    Adorei o texto é exatamente tudo isso,também sou mãe de um casal de gêmeos.

  40. Érika

    Amei o texto, parabéns, é tudo isso e mais um pouco ser mãe de gêmeos. Tenho gêmeas Giovana e Gabriela que estão com quatro anos. São bênçãos na minha vida.

  41. Paula figueiredo

    Olá
    Parabéns por este maravilhoso texto!! 🙂
    Eu também sou mãe de duas gémeas verdadeiras e quando li este texto e vi as fotos identifiquei-me totalmente com tudo… foi muito giro e bom relembrar isto tudo, visto que as minhas filhas já vão fazer 10 anos. Foi muito giro e cansativo, mas ainda continua a ser… a vida tem muitas fases, mas em todas elas a gente continua a ter de dar o dobro de nós… mas não me arrependo de nada, porque é coisa mais maravilhosa e extraordinária do mundo!!
    Parabéns a todas as mães de gémeos…

    • Renata

      Oi Paula! Muito obrigada querida! Que delícia lembrar de tudo isso né? Suas filhas estão enormes já!!! Parabéns! Ser mãe de gêmeos não é para qualquer uma não! Fomos escolhidas a dedo! Rsrs! Concordo totalmente com vc, não tem nada mais maravilhoso no mundo!! Mil Bjss e muito obrigada pelo comentário!

  42. Roberta

    oie meu nome e roberta tenho 18 anos e vou ser mae de gêmeos
    estou muito feliz e louca para os meus bebes chegarem logo conto os dias para chegar o dia de finalmente ter eles nos meus braços o pai então não se fala ancioso e com muita alegria e a amor para receber nossos anjinhos que Deus nos deu para cuidar e amar

  43. Tatiana Rocha

    Oi, sou mãe de um casal de 1 ano e meio além de um menino de 7 anos e todas as 10 questões comentadas aqui ouvi bastante. Mas o mais engraçado é a primeira reação das pessoas…….
    Gêmeos!?………..Que benção!!
    Gêmeos!?………..Deus me livre que trabalhão!!!
    Então me acostumei a simplesmente sorrir e balançar a cabeça…………..me divirto muito com essas reações.
    Ou então vem a seguinte sequencia de comentários: Ah são gêmeos!?…….Ah um casal!?…… E ela tem olho azul!!!!
    É muto engaçado como as pessoas nos olham num primeiro momento como seres extraterrestres………..mas somos com certeza os ETs mais felizes!!!
    Dá trabalho, sim dá………..mas é o trabalho mais gostoso que posso ter e a recompensa de vê-los interagindo entre si e no meu caso, ainda, ver o carinho do mais velho para com a duplinha não tem explicação……….é muita felicidade.
    Parabéns a todas as escolhidas para serem mães de gêmeos!!!

  44. Priscilla

    Renata, estou morrendo de chorar com sua experiência de vida e bênção de Deus. Eu peço tanto a Deus um casal de gêmeos ou duas menininhas, que já tenho até nomes: Georgia e Arthur ou Georgia e Laura. Sempre sonhei!! Uma vez sonhei que estava ganhando gêmeos e tempos depois conheci meu marido (que é irmão de gêmeas). Tomara que tenhamos possibilidades!!

    Acho lindo e mesmo sabendo de todo o trabalho que dará, eu serei imensamente feliz se for escolhida, até porque amor eu tenho muito para dar e sei que isso é o mais importante!!

    Felicidades!!!

    Priscilla

    • Renata

      Oi Priscilla querida! Que delícia de comentário! Muito obrigada! Tomara que seu sonho seja realizado, mas ser mãe é uma benção tão grande que não importa o sexo e nem se são gêmeos ou um de cada vez! Rsrs! O amor é realmente o maior do mundo!!!! Mil Bjss

  45. schirley

    Belas Palavras, Tenho gemeos e não poderia ter me acontecido algo melhor, e uma grande emoçao ser mae de gemeos, hoje meus filhos ja estao com quase 3 aninhos e eu costumo dizer que a faze mais dificil e cansativa ja passo, E AGORA ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO MAIS DELICIOSO,NAO TEM NADA MELHOR DO QUE TER O AMOR DE 2 AO MESMO TEMPO, escutar eles dizendo mamaezinha linda Te amo rsrsrrss… e uma delicia.
    Parabens pra nos Mulheres e Maes que temos esse grande privilegio, Uma dadiva de Deus.

    • Renata

      Oi Schirley!! Fico feliz que tenha gostado! Temos um privilegio maravilhoso mesmo!!! Temos que agradecer todos os dias!! Mil Bjss e parabéns!

  46. Monique

    Nossa fiquei ate mas tranquila rsrs to gravida de 18 semanas de gemeos indenticos tava meio perdida e agora meio q me achei com essas dicas. Brigada…

    • Renata

      Oi Monique! Parabéns!! Que delícia!!! Fica tranquila que é maravilhoso!!!!! Mil Bjss

  47. Pricila

    Oi Renata…seu blog é lindoooo…tmbm tenho gêmeos,gêmeas na verdade,isabela e isadora,são lindas kkkk…nascidas de 30 semanas,156 dias de uti,isabela nasceu com hidropsia fetal grvissima,passei por muitas provas se for contar td p vc ficaria até amanha…um bêbê milagre como eu a chamo…isadora não teve nada só mesmo o baixo peso por conta da prematuridade…são identicas… vão completar 4 aninhos em agosto…as dez coisas que nós mais ouvimos rsrsrs amei é assim mesmo…mas enfim é maravilhoso,só quem tem sabe não é mesmo? Tudo de bom p vc viu bjx

    • Renata

      Oi Pricilla! Muito obrigada querida!!! Oba! Adoro conversar com mães de gêmeos! Nossa, que barra! Muito guerreiras as duas!! Enfrentar UTI logo após sair da barriga da mamãe não é pra qualquer um! Que delicia, 4 aninhos já? É a coisa mais maravilhosa desse mundo, né? AMO ser mãe de gêmos!! Mil Bjss e parabéns pelas meninas!!!!

  48. Fabio K.

    Sou um pai de um casal de gêmeos, realmente seu texto diz toda a verdade do que eu e minha esposa passamos. Fiquei parado analisando cada tópico hauhsuahsuhasuh, mais uma vez, parabéns pelo texto

    • Renata

      Oi Fabio! Que bom que vcs se identificam! É muito bom quando outros pais de gêmeos dão sua opinião por aqui! Fico feliz que não sou a única que escutei (e escuto) todas essas coisas! rsrs! Um Beijão para vc e sua família!

      • Rafaela

        Tenho !8 anos, e sou mãe de duas meninas também! Quando penso que a vida seria mais fácil só com um filho, parece que não, seria fácil e simples demais, quando choram pego minhas duas gatinhas no colo com o maior prazer, apesar do trabalho ser dobrado, tenho tempo pra mim sim, pra me arrumar, arrumar a casa dentro do possivel e dar atenção ao meu marido. Adorei as perguntas, são as mais frenquentes mesmo! haha

        • Renata

          Oi Rafaela! Exatamente! Parece que um só seria fácil demais né? Que bom que vc concordou com as perguntas!! Mil Bjss querida

  49. alessandra

    amo meus filhotes…. tenho um casal….. e por incrivel q pareça …. acho q todas ja ouvimos essas coisas…..
    Deus nos presenteou em dobro….. amo meu NICOLAS E NICOLY….. COM 6 ANOS …. “OS DOIS ” RSSSSSSS

    • Renata

      Oi Alessandra! Parabéns pelos pequenos!! É um presente de Deus mesmo!!! Mil Bjss

  50. Nadia Cristina Silva

    Também sou mãe de gêmeos (casal) como vc ,me identifiquei com tudo que disse, quando perguntam são idênticos kkk como pode se são de sexo diferente , apesar do trabalho foram o maior presente que Deus me deu !! um bjão em seus filhos fiquem com Deus.

    • Renata

      Oi Nadia! Que bom que vc se identificou! É bem assim né?! Rsrs! Parabéns pelo seu casalzinho!! Mil Bjss pra vcs!!

  51. Fabrícia

    Também tenho um casal, de 5 meses, Jonathan e Catarina… Minhas alegrias. Nasceram de 34 semanas e foram direto pro quarto comigo. Parabéns pelo texto!

    • Mariana

      Eh assim mesmo… sou mãe da Sarah e da sofia minhas gêmeas lindas.. tudo o que vc disse eh verdade…. ouvi muita coisa na gravide: vc eh louca! Dois de vez? Essa foi a principal frase pra mim… como se eu tivesse ido no mercado e pedido: gêmeos por favor… rsrsrs

      • Renata

        Oi Mariana! Parabéns pelas gêmeas!! Tantas coisas que ouvimos né? Rsrs!! Mas é uma delícia ser mãe de gêmeos! Um beijão!

    • Renata

      Oi Fabrícia! Parabéns pelo casalzinho! Demais né? Muito obrigada por ter gostado do texto! Fico muito feliz! Mil Bjss

  52. Gisele Cranele

    Parabéns!o Blog é maravilhoso…

    • Renata

      Oi Gisele! Muito Obrigada querida! Mil Bjsss

  53. Amanda Oliveira

    Maravilhoso o texto!!! Lindo mesmo!!! Deve ser a felicidade extrema que sentimos que nos deixam tão confiantes de que daremos conta de tudo!!! Ouço todas estas perguntas e afirmações, mas, não me abalo porque acho que fui tão abençoada que isso compensa o trabalho dobrado… É um sonho realizado no meu caso!!! Deus é perfeito e escuta dentro de nossos corações!!! Estou grávida de gêmeos e também é um casal!!! Sempre sonhei em ser mãe de gêmeos, mas, nunca cheguei a pedir a Deus, não verbalmente… E ganhei este presente naturalmente!!! É um milagre inexplicável… Parece que eu sentia e falava com tanta convicção que teria gêmeos que eles vieram… Vou fazer de tudo para que cresçam juntos e que se amem incondicionalmente!!! Parabéns a você que escreveu este texto lindo!!! Emocionante!!!

    • Renata

      Oi Amanda! Muito obrigada pelo elogio ao texto! Fico muito feliz que tenha gostado! Exatamente! Fomos tão abençoadas que nem ligamos para estas perguntas, né? Parabéns pelos gêmeos!! Mil Bjss e muito obrigada novamente!

  54. Caroline

    Lindo mesmo!! Tb sou mãe de gêmeas, hj elas tem 13 anos, tive elas aos 19 anos primeira e única gestacao (no susto), elas nascerao de 40 semanas (cesariana) nao entrei em trabalho de parto, foi superrrr tranquilo.

    • Renata

      Oi Caroline! Obrigada! Nossa! Vc conseguiu ir até 40 semanas? Que máximo! Parabéns!!! Mil Bjss

  55. aline cristina souza

    Oiee sou aline rsrsr maravilhoso ser mae de gemeos tenho a juju e biel 3 aninhos e uma bencao de deus…muito bom como um e amigo do outro..sempre juntos.

    • Renata

      Oi Aline! Que delicia! Parabéns pelos gemeos! É maravilhoso né? Mil Bjss

  56. Alcyone

    Adorei!

    • Renata

      Oi Alcyone! Obrigada!! Bjss

  57. Isabella

    Adorei o texto!!
    E seus filhos são lindoos!! Parabéns! (aliás, eles são super parecidos!! hehe)
    Eu sempre quis ter uma irmã gêmea, e quando cresci e vi que não existia essa possibilidade (rsrs), fiquei com vontade de ter filhos gêmeos! Acho lindo! Tenho 1 só…
    Quem sabe mais pra frente, não dá certo!
    Grande beijo e muita saúde pros seus 2 anjinhos! ^^

    • Renata

      Oi Isabella! Muito obrigada querida! Também acho eles maravilhosos!!!! Rsrs!!!! Um filho é uma benção maravilhosa tmb!!! Parabéns pelo seu pequeno! Mil Bjss

  58. TANIA GATTI

    LENDO OTEXTO RELEMBREI EXATAMENTE O QUE PASSEI A 47 ANOS ATRAS QUANDOTIVE PARTO GEMELAR UNIVETILINO ERAM PARECIDOS MUITO A PONTO DE FAZERMOS CONFUSÃO E ATE HOJE MUITOS FAZEM MAS SÃO MUITO LINDOS E ADORO OS VIVO PARA ELES.

    • Renata

      Oi Tania! Que delicia um comentário de uma mãe de gêmeos experiente! Parabéns pelos filhos! Mil Bjss

  59. Fernanda

    Lindos seus filhos, lindas as fotos! Quando pequeninos, eles eram realmente MUITO parecidos, até enganavam como univitelinos né? Hahaha

    • Renata

      Oi Fernanda! Muito obrigada querida!!! Muitas pessoas acham eles muito parecidos, mas ela é moreninha e ele loirinho, desde que nasceram! Muito lindos meus pequenos (mãe coruja quase nada né? rsrs)! Mil bjss

  60. Samanta

    Muito bom seu texto! Sou mãe de um menino , mas tenho uma irmã gêmea e posso te dizer que ela é minha melhor amiga e a sensação de ter um irmão gêmeo é simplesmente sensacional . Agora se prepare para daqui alguns anos escrever um texto com as 10 coisas que gêmeos mais ouvem…posso te dizer que as perguntas são chatas demais principalmente quando se tratam de comparação entre nós duas. A melhor de todas é ” vc sente o que ela sente”? E por ai vai…:)) beijo e felicidades com seus pimpolhos.

    • Renata

      Oi Samanta! Que bom que gostou!! Adorei saber o lado de uma gêmea!!! Muito obrigada por compartilhar com a gente!!! Adorei mesmo!!! Mil Bjss querida!

  61. Eliane

    Estou gravida de gemeos e apaixonada demais. Cada vez que vejo eles no ultra meu coracao bate mais forte de tanta felicidade. Realmente sao dois sorrisos a mais, dois coracoes a mais e dois amores a mais. Nao vejo a hora de conhece-los para abraca-los. Saber que serei mae duplamente so me faz mais feliz! Parabens pelo texto 🙂 Amei!!

    • Renata

      Oi Eliane! Parabéns pela gravidez! Que delícia! eE realmente uma felicidade inexplicável!!! Fico feliz que tenha gostado do texto!! Mil Bjss

  62. Caroline

    As perguntas são as mesma, tenho 2 meninas…

    • Renata

      Oi caroline! Que bom que não sou a única a ouvir! Rsrs! mil Bjsss

  63. Bernadette

    Aos 26 anos fiquei gravida pela terceira vez , já era mãe de um casal de filhos. Nunca pensei ter gêmeos e para nossa alegria so na hora do parto ficamos sabendo que eram 2 meninos, univitelinos, pesando cada um 2,750 k ….Tive que dobrar o enxoval, mamadeiras, chupetas, carrinho, tudo, tudo.Contei com a grande ajuda de minha mãe, mas mesmo assim foi muito trabalhoso. Cheguei a “tentar” dar mamadeira 2 vezes para o mesmo e fui obrigada a colocar uma pulseirinha com os nomes para facilitar a identificação. Eram fisicamente idênticos e ainda são até hoje, já com 43 anos e pais, cada um, de um casal de filhos maravilhosos, quatro dos meus nove netos! Um deles casou com uma gêmea também univitelina, idêntica, mas não tiveram filhos gêmeos…. Apesar da identidade física, teem temperamentos completamente diferentes. São unidíssimos e se ccomunicam pelo telefone dezenas de vezes diariamente. É muito gratificante vê-los criados, formados, casados e felizes! Ronaldo e Rodolfo são 2 dos meus 4 tesouros!

    • Renata

      Oi Bernadette! Que delícia!!! Adorei saber da sua história! Não acredito que um deles se casou com uma gêmea univitelina tb!!! Que máximo!!!! Fico muito feliz em saber que eles continuam muito unidos pro resto da vida! Muito oobrigada por contar pra gente! Mil bjs e parabéns!!!

  64. lucia

    amo os meus gemeos kevin e thomas o melhor que a vida me deu

    • Renata

      Oi Lucia! Que delícia! Parabéns pelos gêmeos! <3<3

  65. Erika

    amei …ouço isso sempre e até cansativo ! meus bebês me deixam louca quando choram de madrugada , quando lutam contra o sono, quando quer mama …mas não troco nada disso ! amo meus anjos

    • Renata

      Oi Erika! Que bom que gostou! Exatamente, é um cansaço gostoso, que não tem preço!!!! Mil Bjss querida

  66. Amanda Oliveira

    lindo demais,descobri a alguns dias q estou gravida de gêmeos univitelinos,estou com 9 semanas, sempre quis ter filhos mais trade mais aconteceu… estava realmente muito preocupada com tudo q eu ouvi sobre mãe de gêmeos, mas este texto maravilhoso me fez ver que sou mto abençoada!! simplesmente muito obrigada..

    • Renata

      Oi Amanda! Que delicia! Parabéns!!!! Vc é realmente abençoada! Sinta-se especial e curta MUITO!!!! Mil Bjss querida

  67. CRISTIANE ANDRADE

    Acabei de saber que serei mae de gemeos e estou apavorada…rs

  68. laudicéia meireles

    Ainda estou de quatro meses,mas nao vejo a hora de ter meus dois meninos nos braços,imagino que sentirei tudo isto que nossa amiga falou…..

    • Renata

      Ou laudicéia! Parabéns!! Vc vai ver como é incrível! Mil bjss querida

  69. FERNANDA PAIVA

    EU VOU SER MÃE DE GÊMEOS DAQUI A 3 SEMANAS APROXIMADAMENTE E ESTOU APAVORADA. NÃO SEI COMO VOU CONSEGUIR LIDAR COM DOIS BEBÊS AO MESMO TEMPO, E NÃO É SÓ ISSO, NÃO SEI COMO VOU ARRUMAR DINHEIRO PARA NADA FALTAR A ELES. E TB NÃO TENHO NINGUÉM PARA MR AJUDAR. TO DEPRIMIDA E CHORO O TEMPO TODO. MEU MARIDO NÃO VAI ME AJUDAR, TENHO CERTEZA. E TUDO SOBRARÁ PARA MIM. PRECISO DE AJUDA. O QUE EU FAÇO?

    • Renata

      Oi Fernanda! Parabéns!! Que delícia e que emoção!! Vc vai conseguir, claro que vai! Nnao entra nesse desespero, ser mnae de gêmeos é uma benção! Vc vai se apaixonar! Sinta-se privilegiada! Mil bjs e boa sorte!

  70. DEBORA

    Oi Renata sou mãe do Nicolas e do Yuri com 3 anos, adorei seu texto.
    Eu costumo dizer que ser mãe de gêmeos é estar numa montanha russa.
    A relação deles é muito linda e vai do amor ao ódio em poucos minutos, brigam, brincam, se abraçam e se empurram…
    E o nosso cansaço é enorme só nos sabemos…
    Realmente dar conta dos filhos, casa, marido e trabalho é só para super mulheres como nós.

    • Renata

      Oi Debora! Que delicia! Parabéns pelos gêmeos! É exatamente uma montanha russa! Adorei! Mil bjss querida!

  71. Eliane

    amei!!! estarei prepara p isso!! serei mae de gemeos tambem!! Deus me abencoou!! nossa nem acredito!!

    • Renata

      Oi Eliane! Parabéns!!!! Que delícia! Vc vai amar ser mãe de gemeos!!! Mil Bjss querida!!!

    • Renata

      Oi Eliane! Parabéns!!!!! QUe alegria!!!!!!!! Mil Bjss querida

  72. mai

    nossa vc diz tudo, aconteceu mesmas coisas comigo porque esto gravida de gemeos mas a vez com as pessoas podem ser mal educacadas.uma pessoa ja me respondeu sabendo k esto gravida de gemeos credo,
    parra nao tem nada de melhor para uma melher ser mae de gemeos, que seja identicos ou nao…
    gostei muito seu texto

  73. Raquel Santos

    Ola! Minha cunhada tem 21 anos esta na terceira gestação, descobriu que agora é GEMEOS, na minha ou na familia dela não tem gêmeos.
    Como explica isso?
    Obrigada!

  74. LARISSA

    Eu sei bem como é ser mãe de gemeos é algo magnifico, tenho gemeos identicos do sexo masculino.É como voce disse não me imagino ser mãe de um só bebê.Da trabalho mas não tem nada melhor ter dois gatinhos correndo pela casa.

  75. Alice

    Não sou mãe de gêmeos, sou tia e madrinha de um dos dois e amo a canseira que eles me dão todos os finais de semana é maravilhosa, a cada gracinha, a cada carinho eles ganham mais o meu coração. Amo meus meninos e os amo assim, não conseguiria imaginar somente o Samuel ou somente o Carlos Alexandre, não dá é impossível não imaginar os dois juntos. E seus filhos são lindos, que Deus abençoe sua família cada vez mais.

  76. Monica Toniolo

    Amei o texto. Sou mãe de trigêmeos e as perguntas são as mesmas!!! confesso que ja até inventei parentes gemeos, assim fica mais facil explicar e não surgirem novas perguntas!!!
    E isso que voce colocou “você recebe o amor em dobro também” é uma descrição tão deliciosa que realmente não da pra imaginar minha vida diferente.
    Quando alguem proximo conta de uma gravidez eu logo penso “mas só um!?”

  77. Samia

    Oi Renata, sempre acompanho seus posts
    também sou mãe do Eduardo q está com 6 e do com sal de gêmeos Giovanna e Lucas já estão com 4 anos
    também vou dar algumas respostas pra essas perguntas, rsrrs
    1) vc tem gêmeos na família ou foi tratamento?
    Não, não tenho gêmeos na família, e eu estava tomando remédio, amamentando o meu mais velho, e com um mioma, três coisa q dificultam uma gravidez rsrsrsrs
    Qdo descobrir q estava gravida e gravida de gêmeos, eu tinha ido fazer uma ultra pra acompanhar o mioma, e a dra falou: vc está gravida, eu disse legal, ela virou a tela e disse: são dois, vou confessar eu gritei um sonoro NÃO, rsrsrs é o mioma dra, ela disse: mioma não tem coração, são dois msm sai de lá em estado de choque, e fiquei em choque por uns três meses, passaram mil paranoias na minha cabeça, eu não acreditava q ia consegui levar essa gravidez até o final, eu sou uma mulher de 1,50m de altura com 42kg, chorava muito, achava q eles iriam morrer na minha barriga por falta de espaço,ou algo parecido, afinal eram dois bbs e um mioma,eu só fui respirar msm qdo tiraram eles da minha barriga e falaram eles estão ótimos, nota 9,9
    São idênticos?
    Como responder essa pergunta sem ser indelicada, rsrsr eu respondia, não são é um casal, e eles insistiam sim mais são idênticos… rsrsrsrs
    Eles vão nascer prematuro?
    essa era pra me matar de uma vez, como falei antes, estava cheia de medo,paranoias, duvidas e vem alguém me falar isso
    mais graças a Deus, eles nasceram com 36 semanas, prematuros sim, mas ótimos e foram direto pro berçário.
    Dá muito trabalho?
    Que isso nenhum, rsrs e no meu caso são três, pq o maior a diferença é de dois anos, então eram três bbs, e o pai não aguentou a pressão e antes de eles fazerem um ano, saiu de casa
    então sou eu msm sozinha com os três.
    Qdo um fica doente, o outro também fica né?
    sim na maioria das vezes, vc já viu q em creche também é assim neh, não pelo fato de serem gêmeos, mas pelo fato dos dois viverem no msm hambiente, brincarem com as msm coisas e etc
    Vc encerrou a fabrica, né?
    sim, dois anos depois, estava com um mioma, um pólipo e três filhos, pra q eu quero útero? rsrsrsrs
    Nossa, eu admiro vc, com três filhos,com um só já fico louca!
    é não é fácil, mas eles são o meu maior tesouro, faço tudo e qq coisa pra felicidade deles, muitas vezes achando q sou a pior mãe do mundo, errando muitas vezes, mas sempre tentando acertar
    mas também não posso ver gêmeos hj, q quero logo, conversar,trocar experiências, poder falar com alguém q entende um pouco do que nós vivemos, rsrsrrs bjs
    Eles dormem no msm qto? ouvi dizer q isso não é bom…
    sim os três dormem no msm qto,até pq não tenho outra opção, rsrsrs
    Como é ser mãe de gêmeos?
    É saber q vc foi escolhida a dedo por Deus pra essa tarefa, e lindo vê-los crescerem juntos, se amarem com um amor incondicional, um pouco diferente do amor do irmão maior, é maravilhoso
    essa q a Karen acrescentou também é outra, rsrsrs
    vc amamentou ao msm tempo, ou vc amamentou?
    sim amamentei os dois ao msm tempo, exclusivamente até os 4 meses, e depois com outros alimentos a menina ate os 6 meses e o menino até um ano
    sentava em uma cadeira e colocava varias almofadas ao lado, de noite já ia dormir no meio de travesseiros pra caso eles acordassem pela madrugada, rsrsrs
    E também acrescentava mais uma
    Vc é corajosa!!!
    como assim corajosa? vc não pediu, aconteceu, vai fazer o que?tirar um e deixar só o outro rsrsrs

  78. Helena

    Oi Renata, adorei seu texto e me emocionei muito….me vi na mesma situação a 29 anos atrás. .. que saudade. .. quem me passou seu texto foi uma das minhas bênçãos que coincidentemente se chama Renata. Obrigado por me fazer lembrar de como é maravilhoso ser m
    ãe de duas bênçãos. .. Beijao

  79. Roberta

    Parabéns!!! Você definiu com perfeição muitos, senão todos os sentimentos que tenho Quando surgem tais comentários. É de fato maravilhoso acompanhar duas sementes de nossa união crescendo e se amando todos os dias. Não dá pra traduzir em detalhes tudo o que envolve essa experiência,mas sem dúvidas é uma explosão de AMOR!!!!

  80. Renata

    Adorei o seu texto!
    Os meus gêmeos estão com sete anos, acabaram de sair para jogar futebol com os amigos, são cheios de energia, é muita felicidade para uma casa só, apesar da correria!
    Sempre me falam; que legal você teve um casal de gêmeos! Mesmo olhando-os e vendo que são dois meninos.
    Outro comentário que sempre escuto além dos que você citou é: eu tive dois filhos com uma diferença de menos de um ano e meio, tão difícil como ter gêmeos ou até mesmo mais. Tenho certeza que essa pessoa não sabe a loucura que é nossa vida, se soubesse não falaria isso.
    Hoje estou completando 30 semanas de gestação do meu quarto menino! Tive o meu terceiro quando os meus gêmeos estavam com cinco anos, demorei quatro anos para deixar escapulir uma outra gestação. Foi a melhor coisa que fiz!?
    Como você mesma diz nós nos cobramos muito para dar atenção aos dois do mesmo jeito e ficamos muito exausta também. Depois que você tem um bebê por vez você se perdoa, porque descobre que era impossível dar mais atenção do que você já dava. Você já tinha feito o máximo possível!
    Parabéns pelos seus filhos, e se você animar vale apena tentar mais um, é uma delícia ter uma família grande, a pesar da correria e do trabalho!

  81. Engel Panosso

    Nossa, amei ler sobre como é ter gêmeos, até por que minha mãe teve duas gravidez de gêmeos, eu(Engel) e minha irmã Brenda, Maicom e Mônica, só que a primeira gravidez foi o casal, em seguida foram nós, e minha mãe conta que era muito bom cuidar de todos nós, era um prazer imenso que ela sentia, uma dádiva de Deus…
    Ela ouvia muito as mesmas perguntas, mas ela sempre dizia que nós quatro foi um presente muito especial que Deus podia ter dado a ela, ela nos ama muito!
    Seus filhos são muito lindos e vc também hehhehehehhe 🙂

    OBS: Entre no site e me add no facebook e olhe minhas fotos com a minha amada irmã, somos univitelinas!

  82. Andreia

    Amei! Chorei muito enquanto lia o texto. Estou grávida de gêmeos, com 8 semanas. Já sou mãe de 2 filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 5 anos. Planejamos mais um filho e veio a grande surpresa, gêmeos! Fiquei pálida com a notícia, mas agora estou curtindo e já escutei tudo isso que está escrito acima rsrs Meu marido e toda a família estão em festa… sou muito papricada rsrs
    São tantas dúvidas, medo, ansiedade…Será que darei conta?
    Passo horas lendo tudo sobre gêmeos!

    • Renata

      Que bom que todos estão curtindo, Andreia. A gente sempre acha que não dará conta, mas no final dá certo!
      Grande beijo!

  83. Roberta

    Lindo texto e é exatamente assim….rs
    Tenho duas meninas gêmeas e apesar das perguntas(rs), não vejo benção maior do que ser mãe de gêmeos, né?
    O que mais me emociona e me impressiona é o amor entre elas! É algo divino, mágico, indescritível !!!!Não se desgrudam por nada !Há uma cumplicidade que jamais vi entre irmãos! As minhas já tem seis anos e são o ar que respiro!
    Em tempo, parabéns pelos seus, lindos demais !!!!!!!

  84. robertacristiele

    oi sou roberta tenho uma irmã gémea como minha irmã renata passamos o dia conversando além de ir para escola juntas , dormir juntas ser gémeas e tudo e ter uma amiga uma mãe e tudo de bom

  85. LUCIANA REIS LEITE

    ADOREI! Sou mãe de gêmeas, e a felicidade que sinto é inexplicável.

  86. Ana Clara

    Olá, o blog é realmente incrível, durante mt tempo procurei um blog tão completo. Todas as leitoras amam o blog

  87. Ana Clara

    Olá, o blog é realmente incrível, durante mt tempo procurei um blog tão completo. Todas as leitoras amam o blog

  88. Juliana Della Santa

    Também sou mãe de gêmeos, Pedro Arthur e Ana Carolina. A que mais escuto é a terceira, detalhe: Pedro tem a pele clara como eu e Ana morena como o pai. Eles tem o mesmo tamanho, mais nada em comum, e ainda soltam: mas pra ser gêmeo tem que ser igual, oi? O que gerei, dei a luz e amamento? Mas é uma delicia!

  89. tanara Korogi

    Eu infelizmente perdi um dos gemeos mas quando o único que sobreviveu completou um ano descobri q estava grávida …e todos dizem que é o outro gêmeo que voltou pra ficar com o irmão.

  90. diana

    Simplesmente lindo….sem duvida d gratificante ser mae de gemeos…sim e uma loucura o dia a dia, mas em contrapartida sao sem duvida o ar que respiro…tenho dois meninos com 17 meses, sao gemeos identicos, mas com personalidades muito definidas e bem diferentes:-) 🙂 🙂

  91. leny barros

    Sou mae de gêmeos 2 meninos de 3 anos e meio e ainda tenho uma menina de 1 ano e 8 meses , vivo ate hj escutando perguntas e comentários cm esse. Levo numa boa não planejei nenhuma das gestações mas sou grata a deus por me presentear com meus amores.

  92. SANDRA

    olá, Renata tbm sou mae de gemeos 2 meninos sabemos que é dificil mesmo mais Deus nos dá capacidade e amor em dobro para cuidar, amar e sentir-se amada todos os dias, e nao tem preço ou coisa melhor, parabens achei muito legal
    bj grande

  93. selma

    Oi Re! Adorei seu post me identifiquei muito. Sou mamãe de gêmeos (Artur e Davi), meus dois reizinhos, hoje estão com 02 anos e 05 meses e são umas bênçãos em minha vida, amooooooo loucamente. Cuidar deles é maravilhoso, dificuldades existem mas aprendemos a lidar. Eu sempre cuidei dos meus pequenos sozinha e consegui me sinto uma super mamãe.

  94. Maria Lúcia Pedrosa

    Pura verdade somos diferentes vivemos momentos especiais.Graças à Deus sou mãe de gêmeos!!!Hoje são adultos,um casal, no parto ele segurou o cordão umbilical dela e o médico precisou abrir a mãozinha dele para soltar da irmã, durante todos esses anos sempre foram cúmplices eu e meu marido nunca soubemos quem aprontou …quem quebrou…pois um acusava o outro. Um completou o outro, o menino bagunçava e ela toda cuidadosa ajeitava tudo. Até aqui só vive momentos de muita alegria e felicidades e ainda fui professora deles por 5 anos,enfim só tenho que agradecer à Deus por me presentear com esses anjos, aliás que sempre foram grudados até a profissão é a mesma, são advogados. Esse ano vão se casar, ele em maio e ela em outubro, que Deus os abençoe.

  95. josineide josefa dos santos campelo

    eu tenho duas filhas gêmias swe chama Rafella e Rafaelly ja estão com 23 anos foi lindo minha gestação e meu parto graças a Deus.
    te amo Jesus.

  96. Morgana

    Adorei o texto e reLmente isso q escutamos diariamente! Tenho um casal de gêmeos estão c 7 meses, tbm não tenho noção de como seria minha c um bb apenas rsrsrsrs , eles me completam

  97. luceliavasconcellos pio

    ola sou mae de duas princeza que sao a maravilha da minha vida fora os meus queridos que deus me deu com tanto amor amo tudo isso obrigada lucelia

  98. Adriele Lima

    Olá!!!Recentemente estava gravida de gemeos, sempre ouvia as maiores barbaridades que uma gestante possa ouvir, a que fiquei mais chocada foi de uma senhora que nos encontramos no elevador do metro, ela alisando a minha barriga me perguntou:
    ” ja esta na hora de ganhar filha?
    Eu respondi:
    “Ainda nao estou no quinto mes!
    Então ela aproveitou a deixa e disse que minha barriga estava enorme que parecia que eu fosse explodir!!!
    E não parou por ai, eu disse que estava gravida de gemeos e ela com a face mais que pasma disse:

    “Nossa hoje em dia o ser humano parece bicho, vai tendo um monte de filhos de uma vez!!!!
    Resumindo, choro de alegria ate hoje lembrando da cara dela e o que ela disse!!!

  99. Cecília

    Olá, sou mae de gemeas e tenho fotos muito semelhantes,,,claro,,as suas!! linda aquela que estao se abraçando bebes. passo por tudo isso e também amo!! e tenho uma mais velha!!! gostei muito da sua mensagem!!

  100. alessandra

    Adorei a reportagem. Vc conseguio traduzir tudo o que penso. E digo mais se pudesse escolher viveria tudo novamente. Ser mae de gemeos é uma ardua Felicidades de singular emoção.

  101. Analuiza

    Ótimo texto, parabéns!!! Reflete exatamente a realidade! ‘Não dá para pensar em como ser mãe de 1 só, é cansativo mas absurdamente gratificante e rico de experiência emocional… é muito amor, é fantástico ver a interação das 2. Foi muito bom ler e sentir que a minha realidade é compartilhada por outras pessoas.

  102. Gláucia

    Sou mãe de gêmeas e seu relato me lembrou vários momentos.Ser mãe de gêmeas é uma dádiva de Deus.Um grande presente de Deus.Como é bom ver minhas filhas crescendo e uma ter a companhia da outra.
    No começo realmente é muito difícil mas depois são só vantagens.

  103. Gláucia

    Olá Renata! Seus relatos, me fizeram fazer uma retrospectiva de alguns acontecimentos.De como é difícil os primeiros meses de vida de filhos gêmeos, mas a alegria e as emoções são tantas, que o cansaço é esquecido.
    Ser mãe de gêmeos é um presente de Deus, uma dádiva.

  104. Edi Gonçalves

    Ser mãe de gêmeos acredito ser ótimo, o que as mães deles precisam saber e qu ser gêmea e um privilégio da vida, vc tem alguém com quem compartilhar, te entende muito, te ama demais, vc apreende dividir, e fica feliz em fazer…. Até hoje com 69 anos, ainda fazem as mesmas perguntas, e eu responde com a alegria de ser especial. Ah….. Nós dormimos juntas até ela se casar, eu amo e me sinto abençoada por ser gêmea………

  105. carmem regina

    ola eu tenho uma irma gemea

  106. ANA

    AMEI O TEXTO ME INSPIROU E ME MOTIVOU, MESMO SABENDO E SENTINDO NA PELE TUDO ISSO QUE PASSOU, PRECISAVA LER ESTE RELATO. SOU MÃE DE DOIS MENINOS: MIGUEL E GABRIEL DE 3 ANOS E TEM A MARINA DE 6 ANOS. SER MÃE DE “TRIGÊMEOS” É SIMPLESMENTE RECEBER DAS MÃOS DIVINAS O MAIOR PRESENTE QUE O SER HUMANO PODE GANHAR.
    UM ABRAÇO ANA ERIKA

  107. Gizele

    Oi Renata, tenho um casal de gêmeos e estou muito preocupada, pois o menino sempre foi mais atrasado que a menina, estão perto de um ano e ele não fala qz nada e nem interage com a mana, quando ela chega perto ele chora e não quer nem saber dela, é manhoso, não é muito sociável e só quer ficar comigo, já ela é o oposto, adora uma folia, vai para o colo de td mundo, ama brincar, passear e é muito simpática! Estou preocupada com esta questão da fala e interação do meu filho!!! Como foi por aí? Uma luz por favor!

  108. Silvia

    Estou em choque, assustada e com medo. Descobri ontem que serei mãe de gêmeos bivitelinos, foi uma mistura de alegria e preocupação, comecei a tremer, suar frio e não acreditar que nessa altura isso fosse possivel. Tenho 40 anos, 2 filhos, uma menina de 15 anos e um menino de 9 anos e agora uma gravidez inesperada e pasmem, 2 bebes, gêmeos!
    Sua história me inspirou muito, ver a foto dos seus lindos filhos juntos me fez sonhar com os meus.
    Saúde e felicidade para sua família linda.

  109. Rivane Contreiras

    Parabéns pela grande mulher e mãe que vc é. Vc só faz acrescentar a essa humanidade. Ainda não sou mãe mas tenho sonho de ser mãe de Gêmeos e se Deus me conceder essa graça terei vc como espelho. Grande Beijo

  110. tatiane

    Gostei da matéria!!!sou mãe de gemeas..Elisah e Esther!!foi minha primeira gestação.uma pergunta que me faziam muito na gravidez!!nossa!!!!é gemeos e agora??como vc vai fazer pra cuiidar???e essa de fechar a fabrica tbm ouço muiito!!!kkkkk

  111. Amanda

    Oii adorei o blog…realmente as perguntas são essas mesmo…estou gravida de gêmeos e ainda nao sei osexo deles,estou com 5 meses…e bem estou vendo q pra mim vai ser bem correria,pq,tenho 1 filho de 1 ano e meio que e super inquieto e malino se é que me esntende…rs..mais tenho certeza q Deus vai me ajudar a dar conta deles…parabéns vc tem filhos lindos…bjs

  112. silvani

    lindas palavras a realidade de poder cada dai que se passa!

  113. jhully

    nossa eu acabei de ganhar um casal de gemeos e estou muito feliz em boea não tenho experiençia pois são meu primeiros filhos fico louca eles nao tem nem um mes ainda mas ja me dão tanta alegria…
    eu gostei muito do texto

  114. karla fdabiana

    eu quero um

    • karla fabiana

      meu deus me dar um desse para mim

  115. Rubia Priscila

    Liiindo,ameei e me identifiquem muito.
    Também sou mãe de gemeos(um casal- Maria Sophia e Miguel Felipe – 1 ano e dois meses)
    E essas perguntas, são as mas frequentes. Sem contar que no meu caso ela é branca puxou a mim, e ele morenão puxou ao pai…e escuto sempre – Nossa que contraste.
    Tenho também Gabriel de 4 anos que é pardo RS…
    E amo todos da mesma forma, independente da cor…são meus e meus…

  116. vanessa

    Realmente lindo. AMEI! Eu também sou mãe de gêmeos (Casal) é uma coisa maravilhosa

  117. thaisa

    Me identifiquei muito, tenho dois meninos de 4 meses e ja nao me vejo sem ele, e realmente as perguntas sao frequentes.amo meu babys

  118. emanuely ribeiro

    Amei o que foi escrito , e são exatamente ias mesmas perguntas que estou ouvindo. Estou grávida de gêmeos, estou com 26 semanas, e estou apaixonadamente apaixonada com o que estou vivendo…..

  119. fernanda

    adorei ler… eu tb sou mãe de gémeos – de um casal – e as emoções são essas descritas e muitas mais… não dá para explicar… tudo em dobro… e eu já era mãe de segunda volta… parabéns “mães coragem”.

  120. Barbara Oliveira

    Fui mãe de gêmeos aos 19! Primeira vez que eu meu marido transamos(namorado na época rsrs) ..pronto…foi…kkkk …é exatamente tudo isso que vc escreveu…eu já ouvi tudo isso e muito mais. No começo quando saia, era aquele assédio, meu deus qtas vezes eu tinha que parar e responder todas essas perguntas ai..nossa muito cansativo, mas vc resumiu muito bem o que é ser mãe de gêmeos, os meus tbm são um casal, hoje estão com 14 anos, já nem se parecem gêmeos, pela diferença de tamanho que ficou, mas sinto uma nostalgia, uma saudade q aperta qdo lembro deles pequenos, Deus faz a coisa certa, ser mãe de gêmeos, não é pra qlqr uma não né..bjos e obrigada pela matéria, amei!

  121. Akexsandra Brito

    Amei este post, sou mãe de gêmeos bi vitelinos, duas meninas Maria Helena e Maria Heloisa. Me indetifiquei muito muito com vc… E maravilhoso ser mãe de gêmeos e a experiência mais incrível da vida e uma benção duplicada, me sinto a pessoa mais abençoada deste mundo. Parabéns amo o blog de vcs e adoro le todos os poat. Um beijo e Deus abençoe seus gemeos d sua família!!

  122. Cristiane

    Realmente essas sao as perguntas mestres. Alem disso, as colocaçoes da mae fora perfeitas, nao me imagino com um so, pois eles, Tiago e Gabriel, gemeos univitelinos, se completam e me realizam enquanto mae e mulher.

  123. Adriana

    Lindas palavras! TB sou mãe de gêmeos.. 2 meninos agora com 9 anos! Ouvi td isso com certeza..e muito mais!!!! Mas a alegria de tê – los é incomparável!!! Bjs

  124. Simone Chaibles

    Sou mãe de um casal também, tenho gêmeos na minha família e na do meu marido. Foi natural e “sustoral” kkk pois não esperava por essa alegria!
    Amo, só agora que eles estão com 4 anos e meio que voltei a trabalhar, nunca me culpei por isso e , como vc descreveu, da muito trabalho mesmo, mas a alegria e amor compensam tuuudoooo
    Bj
    Seus gêmeos são lindos
    PS outra coisa que escuto muito agora que eles estão na escola:
    Ah, vc que é a mãe dos gêmeos???

  125. erika

    que lindoooooo

  126. janete

    Lendo texto relembrei das muitas emocoes que passei.tenho dois meninos…lindos..filhos maravilhosos.Não foi fácil quando eram pequenos foi muito trabalho..mas muitas alegrias..

  127. Lívia

    É exatamente isso! Amo ser mãe das minhas gêmeas Marina e Lorena! Esse mundo é encantador?

  128. Liana

    Tb adorei este texto e muitos outros que já li por aqui! Realmente são perguntas que temos que responder! Kkk mas como disse a uma amiga, companheira de gemelaridade, Respondo a essas e outras perguntas diariamente, quando passeio com eles (também tenho um casal, hj com 1 ano e 3 meses). As vezes as mesmas pessoas me perguntam inúmeras vezes as mesmas coisas (tem muitos velhinhos aqui na quadra onde moro!). Mas assumo que mesmo quando a perguntinha é chatinha, respondo sempre com muita alegria! Pq eles são minha alegria, meu orgulho e assumo mais ainda, que adoro quando me param só para dizer como eles são lindos e tralala tralala…. Acho que fiquei exibida demais depois que nasceram kkkkkk Bjs

  129. Cláudio

    Parabéns pelo texto e por ser a mãe que é.
    Só pelas palavras, percebe-se que é uma excelente mãe.

  130. Janaina alves

    Estou de 5 meses , e todos ficaram de boça aberta com a descoberta de 2 meninas ! Me identifiquei demais com seu texto, espero vê mais texto falando assim sobre como é ser mãe de gemeos ! Já amo demais minhas pequenas e conto os segundos pra poder escutar o choro delas !

  131. bella

    Oi adorei ver seu texto também sou mãe de um lindo casal de gêmeos são minhas vidas amo mais que tudo eles dão mesmo muito trabalho a lendo mais que sou mãe e pai crio eles sozinha e só Deus sabe o quanto sofro pra poder dar o meu melhor pra eles. Amo meus filhos meu coração sem eles não bate

  132. Andreza

    EXATAMENTE!!!! Ja ouvi tudo isso e um pouco mais,até um “Deus me livre” , se fez sonoro!!!:/ Aqui em casa tenho o Murilo de 8 e os meus pequenos Luiza e Vinícius de 5 anos…. Meus anjos, meu tudo! Somos sim, muuito mais q abençoadas…Parabéns p todas nós Super,Mega mães q nos emocionamos sempre presenviamos momentos de total cumplicidade q só os gêmeos tem. Adorei..bjs p gemada..rsrsrs

  133. DANIELA VILLALVA

    amei o texto e chorei com o item 10, tenho um casal também, fiz tratamento e tb não tenho problema em dizer isso, e só sei qeu o trabalho é em dobro, e mesmo assim jamais trocaria isso tudo que estou vivendo, ver a Helena sapeca com suas novas invenções e o Davi bravo querendo me provocar….não tem preço, agradeço a Deus todos os dias da minha vida pela dádiva de ser mãe de gêmeos!!!!

  134. Vitória Mônica

    Sou mãe de gêmeos .Um casal hohe eles tem 29 anos.
    foi maravilhoso torço pra eles ter gêmeos. Mas esta na vontade de Deus.

  135. Aline

    Eu sou mãe de quadrigêmeos e já escutei entre essas muitas outras perguntas….rsrsrs
    Do tipo :
    Quando um faz cocô o outro também faz ??? ai o que vc faz ???
    Resposta : são sistemas fisiologicos diferentes, não necessariamente fazem tudo no mesmo horario, porém como temos que criar uma rotina de horarios e disciplina muitas vezes coincidem os horarios. E o que eu faço ?? troco um depois o outro…kkkkk

    Quando um chora o outro também chora ??? rsrs
    Resposta: Não, estão acostumados com choro ao redor desde qdo nascem, que ficam no UTI com mais 20 crianças. E cada um tem seu tipo de sono.
    Você tem quantas pessoas pra te ajudar ??? rsrsrs
    Resposta: Nos primeiros meses eu, meu marido e minha mãe, dos 4 meses a 1 ano, duas babás somente (eu e meu marido voltamos a trabalhar) e de 1 aninho até hoje, que estão com 4 anos somente a creche, eu e meu marido.

    As pessoas tem dificuldade de entender que cada um é um INDIVIDUO…que vem do individual…são 4 pessoas…

    Mais é bom demais…

  136. Francielle

    Tenho gemeos dois meninos gostaria de postar um video bem engracado , eles estao com 1 ano e meio

  137. Angela

    Lindo! Tbm chorei no final. Cada dia mais aprendo com elas, elas cheragam para complementar nossas vidas… ( justo eu que nem pensava em ter filhos)

  138. Karina

    Eh, essa benção eu tb recebi, mas no ano passado
    Papai do Céu levou uma delas depois de dois anos
    de luta contra um cancer muito agressivo !
    Hoje estou tendo que aprender a ser mãe de uma
    e o pior, e ela aprender a ser única depois de 5 anos e meio felizes e intensos, sempre juntas e amigas !
    Muito difícil !
    Só quem perdeu um filho pode imaginar, mas quem é mãe de gêmeos pode ter a noção do
    que sinto hoje !

  139. Vanessa Loss

    Tem aquela básica. …você diz q esta grávida e diz q são gêmeos, ai a pergunta: qual sexo?? Você responde: É um casal….a pessoa – Nossa um menino e uma menina?!!! Kkkk
    ou então você antecipa e diz: é um menino e uma menina. ….a pessoa diz: Nossa é um casal? !!!

  140. Roseli schmeling

    Também sou mãe de gêmeos, eles tem7 anos, e tenho mais um menino com 12 anos. Os gêmeos são meninos e todos fazem aniversário em julho, os gêmeos dia 21 e o mais velho dia 26. Nasceram com 35 semanas, o Thiago com 2,210 e 44cm e o Fernando com 1,510 e 40 cm. O Thiago ficou 14dias na uti e o Fernando 21dias, foi muito triste dar alta e deixar os dois la e pior ainda quando peguei um e o outro ficou, às vezes achava q não ia ter forças para aguentar tal situação, mas Deus me deu tudo. Hoje são saudáveis
    E me dão muitas alegrias, fazem de bagunça até o tema tudo juntos, também brigam…

  141. Roseli Schmeling

    Uma das coisas mais desagradável que ouvi quando estava grávida de gêmeos foi que me perguntaram se eu não tinha medo de morrer na hora do parto, como tem pessoas sem noção e cada comentário que nessa hora Deus podia fazer um piiii no teu ouvido pra
    Vc não escutar tantas bobagens

  142. suely

    Muito inteligente esse texto gostei muito tudo haver comigo. É maravilhoso ser mãe de gêmeos! não vou dizer que torso para a noite chegar, o silêncio acalmar. Mais fico tão feliz quando dia amanhece e vejo que vai começar tudo novamente com aquelas carinhas felizes olhando pra me e chamando mãe, mãe é muito bom e gostoso. Filhos é bençoa sem duvidas é um privilegio, presente de Deus.

  143. fatima

    Amei o artigo e concordo na plenitude. ..amo ser mãe de duas princezas q são a minha vida há dez anos…naturalmente. .por vontade de Deus

  144. fabiola nicoletti

    ouvi muuuito: aaahh que pena… geralmente só um sobrevive…
    meus filhos (um casal) foram prematuros de 29 semanas e agora ja estão com quase 11 anos!! Lindos e arteiros!!

  145. jovana Oliveira

    Nossa adorei seus textos também sou mãe de gêmeas e bem tudo isso e mais um pouco q vc falou no meu caso tive q me virar sozinha pois a família mora longe mas tudo deu certo

  146. Mara

    Ser mãe de gêmeos é maravilhoso não tem explicação são tantas coisas para fazer que não tem tempo para se sentir só

  147. Lizandra

    Amei o texto. .. me identifiquei com tudo sendo mãe de dois meninos gêmeos e mais um de 4 anos…
    São lindos, dois meses e ainda não acredito às vezes ter sido agraciada com essa bênção sem planejamento!

  148. Carla Fernanda

    Também chorei do início ao fim do texto. Estou grávida de 7 semanas, mas já ouvi o coraçãozinho deles baterem… E realmente vem muitas coisas na cabeça e no coração, mas tenho certeza que mesmo que venham as dificuldades, vou dar conta!!

  149. Sandra cunha

    Estou gravida de gémeos falsos ainda não sei o sexo mas lendo a sua historia acalmou me quando nascerem o santy meu filho tem 2 anos ou seja são três gémeos heheh

  150. katia

    Eu sou mãe de gêmeos! Davi e Heitor de 1 ano e 2 meses. Ouço essas perguntas pelo menos 3 vezes por semana. Amo ser mãe de gêmeos, não me vejo sendo mãe de um só.

  151. juliana

    Meu sonho. Peço muito que Deus me abençoe.

  152. francine Viana

    Amei este post e me identifiquei com tudo até chorei realmente é muito gratificante ser mãe de gêmeas tive elas com 38 semanas cada uma com 47,5cm uma com 3200gr e a outra com 2710gr nasceram dia 13 / 02 / 15 e dia 16 / 02 / 15 já estávamos todos em casa. Uma bênção de Deus em nossas vidas. Gabriela e Maria Eduarda meus amores!

  153. claudia

    sou mae de gemeas elas tem 1 ano e 3 trez meses nao é facil mas é muito bom ser mae de gemeos elas sao muito boazinhas nao dao tanto trabalho assim

  154. Rosana

    Lindo meu sonho é ter gêmeos acho divino!!!
    Tenho 26 anos, para ter gêmeos provavelmente terei que fazer tratamento para ter gêmeos.
    Desculpa a indiscrição pagou caro? Vc tinha alguma dificuldade para engravidar? Ou fez para ter múltiplos ?
    Beijos e seu gêmeos são lindos

  155. Cátia

    Oii estou grávida de 3 meses e sonhei que dei a a luz a duas gémeas o que significa?

  156. Gisele

    Oi meu nome é Gisele já sou mãe de duas meninas uma de 10 e outra de 4 e estou grávida 22 semanas de gêmeos são dois meninos. A minha dúvida é a seguinte quando falo pra pessoas que estou grávida de gêmeos elas se apavoram (como se elas fossem cuidar)estou bem tranquila acho que não adianta me preocupar por antecipação estou certa ou não,é tão ruim assim é extressante como pintam. Por que fiquei tão feliz e acho que todo o trabalho compensa acho que fui abençoada duplamente.

  157. Susan

    Sou mãe de dois meninos maravilhosos gêmeos, e realmente foi assertiva nas 10 perguntas, bem como em todas as respostas. Anos ser mãe de gêmeos!

  158. Vanessa

    Olá, tenho 2 meninas que hoje estão com 16 anos, agora estou gravida de 5 semanas e ansiosa que sejam 2 novamente… Ter gêmeos é maravilhoso… Parabéns pela sua publicação…

  159. Andreia Momm

    Parabéns pra nós mães de gêmeos…tenho gêmeos e são idênticos e isso tudo é real…mais não troco essa loucura por nada nesse mundo! Simplesmente AMO

    • Fernanda

      Adorei o texto, ouvi cada uma das perguntas milhões de vezes, ainda escuto a 7 com frequência e olha que meu caso de gêmeos tem 8 anos e o caçula 5 😉

      • Vanessa

        Ameii o texxto! Sou mae de trigemeos Heloisa, Isadora e Diogo. Hoje estao com 2 anos e 8 meses. Ja ouvi essas pergintas um trilhao de vezes entre outras peruntas idiotas rs … E quando me perguntam nossa tres? como vc faz? simples nao sei ser mae de um so, aprebdo desde sempre ser mae de tres! e amo muito!!!!

  160. vanetia

    Oi tenho gêmeas unovitelinas amo muito…amor em dobro!!! Elas se amam muito…Não troco essa experiência por nada, muito orgulhosa, amo amo amo…

  161. Jaqueline

    Nossa e bem isso o que acontece, eu fico bem chateada e realmente os hormônios de uma gestante de gemeos ficam o dobro de sensibilidade e incrível , meu esposo diz q estou o dobro da chatisse kkk e rimos juntos graças a Deus ele me entende,realmente as pessoas deveriam parar e pensar antes ao q vai falar eu ja sou um pouco irritada de natureza então estou me saindo bem nessas perguntas, quando me perguntaram se eu ia fechar a fabrica eu respondi em outra pergunta
    -porque e você quem vai ficar 38 semanas de novo gravida, ou e vc quem vai cuidar e dar dinheiro para eu criar?
    A pessoa respondeu que nao, eu disse eu so tenho 23 anos e se eu quiser engravidar e se Deus permitir será muito bem vindo !
    Obg pelos conselhos adorei sua pagina espero ver novamente bjos

  162. Renata

    Adorei sobre a reportagem de gemeos tenho fimhas identicas mais totalmente diferente a Rute calma serena e Raquel aguniada eu digo que ela se estressa com o.vento Rute e destra e Raqurl canhota totalmente diferente

  163. Adriana Hanwerroth

    Sou mãe de um casal de gêmeos…amei este artigo!!!:)
    Meus filhotes já estão com 8 anos e os desafios são cada vez maiores, porém a cada dia que passa se tornam mais companheiros e intearegem mais comigo… Sem palavras pra definir o que eu sinto…#amomuitotudoisso!!

  164. Livia

    Boa tarde!!
    Adorei o texto e te digo que me encaixei exatamente no texto todo!! Pois no dia 12/08/2015 nasceram meus gêmeos (Alice e Miguel)!!! Sou louca por eles, tenho um amor incondicional para com os dois!!! Realmente só que é mãe de gêmeos sabe as dificuldades que passamos às vezes é o amor dobrado que recebemos!!!
    No começo da minha gestação fiquei super nervosa ao saber que eram gêmeos!! Mas com o passar do tempo não me via mãe de apenas um bebê!!!
    Hoje posso dizer que sou a mulher mais feliz do mundo!! Pois fui capaz de gerar dentro de mim dois diamantes e vou ser capaz de educá-los e criá-los até quando eles precisarem de mim!!!

    • Fernanda

      Que matéria linda que comentarios lindos… Meu pai e gemeo eu sou gemea a irma do meu pai teve gemeas…. Sou abençoada com uma família dessas e se DEUS quiser terei meus gemeos (as)…
      Quando pergunto minha mae sobre como foi ter gemeas ela
      simplismente fica fascinada,encantada ao descrever…Torço para que receba essa graça também!!!

  165. maria carolina

    Oi eu tenho dois bebes maiis meu caso e diferente tive duas gestaçoes uma perto da outra tenho um casal o meninho tem 1 e 3meses e a meninha tem 4 meses mais me sinto mae de gemeos tudo e dobrado fralda leite carinho os dois chora ao mesmo tempo mais pensei que nao conseguiria pois hj seii que sou capaz.
    Adoreiii tudo que vc falou#!!
    Bjs

  166. Grazielle

    Amei o texto!!! Amo ser mãe de gêmeos e fazer parte de um mundo tão especial!!! Realmente as pessoas quando nos vêem com dois bebês ficam curiosas e a pergunta que mais ouço é: Você tem gêmeos na família, como você os diferencia, e você não fica louca? Fico louca as vezes mas é uma loucura deliciosa, e por mais que os outros digam que eles são iguais, pra mim eles são completamente diferentes!!! Parabéns pela matéria!!!

  167. Priscila

    Por favor, fale mais sobre seu tratamento para ter gêmeos (casal) esse é um dos meus maiores sonhos e não sei nem por onde começar. Aliás, seus bebês são maravilhosos, que a vida reserve o melhor pra essa linda família.
    bjO

  168. celino

    Nossa mas eles se parecem tanto(estudei com um casal de gêmeos que não se pareciam pensava que eram primos ou que um deles tinha repetido o ano) Parabéns

  169. priscilla

    Oi
    Meninas

    tenho uma historia pra contar passar por 2 abortos e demorei quase 02 anos para engravidar e agora estou gravida GEMEOS, estou super feliz mas estou muito preocupada, sabe medo de não conseguir de não ter pique de não ser capaz, amo meus filhos mais que tudo mas tenho muito medo. Acho que isso é normal né?
    Preciso falar com alguém já que ainda não divulgamos muito a gravidez.

    Obrigada,

    beijos a todas

  170. debora

    eu sou mãe de gêmeos e muito bom

  171. Mércia

    Eu sou mãe de gêmeas! meu filho tinha três anos quando elas nasceram.
    Foi uma alegria geral meu filho ganhou duas irmãzinhas… tinha perdido minha mãe um ano atras…Eles são um presente de Deus na minha vida.Meu marido é um pai presente e carinhoso e me ajuda muito hoje são moças mais tem hora que para mim ainda são meus bebes!!!

  172. silvia

    eu tive filhos gemeos (hoje com 30 anos 2 guris bivitelino) na epoca tive muito apoio minha mãe e babas….empregada… e sou vó de 2 guris gemeos,filhos de minha filha..ai foi bem diferente eles moram longe…mas dou meu apoio sempre que posso…a reportagem é bem assim as perguntas…valeu

  173. Michele

    Olá Renata! Que lindo teu texto! Assim como muitas mamães comentaram eu me emocionei tmb, mas ainda não estou com meus pimpolhos nos braços, mas sim no ventre (por isso tão sensível kkk)… Descobri minha gestação gemelar ontem! Estamos ainda extasiados e com medo, alegres e receosos, uma mistura de sentimentos e sensações indescritíveis é muito intenso saber que duas pessoinhas estão crescendo dentro de vc e ao mesmo tempo é a sensação mais maravilhosa do mundo…
    Queria ver com vc o seguinte, vc fez alguma coisa para segurar a sua gestação? Eu ainda não encontrei obstetra que me identifique ainda mais agora que sei que vem uma duplinha por aí… Mas o médico com quem eu vinha consultando me indicou introduzir ultragestan 200 na vagina – 2x dia até a 12ª sem. estamos entrando na 7ª… fiquei com medo pq ele não fez exame nenhum, nem de toque nem de sangue sugeriu por precaução… fiquei bem receosa… vc sabe se tem algum risco? Devo seguir a orientação dele? Obrigada! Bjs Mi

  174. camila

    Boa noite, compartilharei esse conteúdo em minha página sobre gestação gemelar, pois também sou mãe de gêmeos e é uma delícia falar neste assunto.

    Sintam-se todas convidadas e bem vindas a acompanhar esse meu “trabalho”, curtindo a página:
    https://www.facebook.com/loveforfour
    e existe um blog também, bem legal para todas nós mamães.
    lovefor4.wordpress.com

  175. Biga

    Adorei o texto… Estou grávida de gêmeos univitelinos… com 23 semanas, estou muito ansiosa com a nova rotina que terei e desde já é uma benção, uma alegria enorme, sem explicação!

  176. Dirle

    sou mae de gemeos..Jose Valentin e Maria Valentina, hoje com 3 aninhos e a pergunta qu mais me fizeram nesses 3 anos e…Sao Gemeos?

  177. Andrea

    Ola! Também sou mãe de um casal de gêmeos, e é tudo em dobro mesmo: fraldas, custo, mas também amor e 4 mãozinhas fazendo carinho…Lindos seus bebezões!

  178. Lourdes Gonzalez

    Sim, estas são exatamente as perguntas que ouço o tempo todo. tem muita gente que faz pergunta iteligente e são muito otimistas mas também tem muitas pessoas que dão conselhos como fizeram com seus filhos (mas nunca tiveram gêmeos) então para elas, tudo é a mesma coisa……para elas é só questão de se organizar……ha ha ha, eu simplismente…escuto e ignoro…porque por mais organizada que vocé seja, toda semana é um novo desafio….são dois bebês….duas pessoas com personalidades e gostos diferentes. cada bebê cresce e se desenvolve a se próprio tempo..e temos que respeitar. UTenho dois meninos e eles dormem no mesmo quarto, conversam toda manhã um com o outro, são exatamente como são o José e a Maria Antonia (acima). Não consigo me imaginar se tivesse apenas um bebê. Fiz tratamento para engravidar, então eu sabia que iria ter gêmeos. Não tinha a minima ideia de que tipo de mãe eu seria, eu simplismente sabia que tiha muito amor para dar e esse amor iria me dar forças e sabedoria para ser uma boa mãe. Muitos amigos me dizem que sou uma heroina e que nem parece que tive dois bebês, Dizem que estou bem fisicamentee tranquila. Aprendi a ser mais tranquila e com os meus pequenos príncipes, aprendi a valorizar só o mais importante da vida.

  179. Sónia

    Olá

    Adorei o seu post, sou mãe de gémeas idênticas são a luz dos meus olhos! São uma bênção! Dormem no mesmo quarto, os brinquedos são os mesmos, faço questão que partilhem. Não vestem de igual porque tem personalidades distintas ( apesar da carga genética ser a mesma). Escutei, e escuto, tudo isso e ainda mais, como por exemplo ” como é que as distingues?”. Agradeço todos os dias ter sido abençoada com as minhas princesas. Tudo se consegue com muito amor, carinho e muita paciência.

  180. cintia

    Ser mãe de gêmeos é virar duas ao mesmo tempo, principalmente no meu caso, não tenho mais minha mãe, família longe, o tempo pra se fazer alguma coisa é no momento em que estão dormindo, mas o que nos conforta é ver aquelas carinhas dando risadas, ou aquela olharzinho, me pega, não tem dinheiro no mundo que pague.

  181. luana

    Lindo o texto… Até chorei no final! Amo ser mamãe de gêmeas! Não trocaria por nada nesse mundo. Poder ver as duas se interagindo é muito emocionante!

  182. valcleide

    Também sou mãe de gêmeas univitelinas( Elisa e Eloísa) de 1 anos 3 meses, são minhas primeiras filhas e acredito que únicas, sou imensamente feliz, elas conseguem me cansar e ao mesmo tempo me sentir a mulher mais forte do mundo, são muito carinhosas, adoram me retribuir todo amor que dou a elas. Costumo dizer que Deus não poderia me dar um presente melhor em toda minha vida.

  183. valcleide

    Eita, ainda tem uma pergunta bastante boba q ouço sempre, são gêmeas? Aí quando eu respondo sim, me dizem ah tá por isso q são iguaizinhas. Affff, rsrsrs

  184. Mauro Nunes F. Junior

    Boa tarde na maioria Mães,
    Vcs já tiverem e sabem do que estou falando. Eu e minha esposa estamos numa felicidade total. Vamos ser pais de gêmeos idênticos. Emocionei bastante com suas dicas e relatos Renata. Com certeza serão muito amável. Que venham com saúde! Estamos lendo, tentando coletar todas estas experiencias de vidas. Está muito legal, principalmente pq ja somos pais do Mateus q faz 4 anos em Dezembro. Um desafio gostoso está chegando. Obrigado

  185. fernanda

    Adorei sua postagem ouço tb essas perguntas todos os dias , ao contrario não fiz tratamento e engravidei na quarentena então tenho três bebes em casa um de um ano e o casal de gêmeos de 3 meses é cansativo sim , porém é delicioso no começo foi um susto mais hoje não sei viver sem eles .

  186. maria

    muito interressante

  187. Carol

    Muito linda as fotos! =D

  188. EUgenia

    Olá, chamo me Eugénia, também sou mãe de duas meninas lindas gémeas, e ao ler o que escreveu realmente as questões são as mesmas :), no meu caso são gémeas verdadeiras e não tive tratamento(puxei à familia da parte da mãe)..o dia a dia de gémeos é algo muito interessante..
    Ainda tenho a mana mais velha, e estou a querer ter mais um filhote. Tudo se cria, com amor e com a pessoa certa ao nosso lado, tudo fica mais fácil..desejo lhe tudo de bom.
    Bjnh Eugénia

  189. fabiana

    oi boa tarde,adorei o blog, gostaria de compartilhar, a nossa loja virtual http://www.nutritivasaude.com.br, ótimos preços excelentes suplementos, corre ver vai gostar.

  190. Raíssa

    Eu tenho um irmão que é gêmeos com comigo todo mundo fala nossa Raíssa você é bem maior que o Rian nem parece ser irmãos gêmeos,mas moça cresse primeiro.

  191. RULIA PADILHA

    São maravilhoso, parabens!! Tambem estou esperando gemeos, um casal e ouvi EXATAMENTE as mesmas frases e mais ainda, continuo ouvindo absurdos mas, assim como você não abro mão dos meus gemeos que ja amo mais que tudo na vida. Só a gente mesmo pra saber como é reconfortante ter dois bebes dentro da gente esperando pra nascer e serem protegidos por nós. Nada do que for dito de ruim pode substituir o que Deus nos deu. Tenho certeza de que para muitos a maternidade pode não ter sido tão boa quanto esperavam por isto falam estas frases sem pensar. Mas para muitos, como você e nós, a maternidade é uma benção incrível e inigualavel, em dose dupla ainda… o que mais podemos querer?

    Que Deus abençoe sua familia.

X Leia também:

Separação dos pais: como os livros podem ajudar na adaptação das crianças

02/09/13Ver a matéria   >>