Abrir brinquedos no YouTube é a nova sensação das crianças!

Aplicativos - De Mãe para Mãe - Dicas - Educação13/02/18 By: Renata Pires
(6) Comentários

 

Olá!

Considero que a dose de tecnologia para as crianças aqui em casa é razoável. Em comum acordo com meu marido, optamos por permitir o uso do iPad apenas aos finais de semana, sendo que, muitas vezes, elas acabam nem se lembrando do tablet mesmo quando podem usá-lo.

Quando o usam, porém, logo acessam o YouTube Kids. Atualmente elas estão fascinadas em assistir pessoas (que muitas vezes não vemos nem o rosto, pois apenas aparecem as mãos), abrindo caixas e caixas de brinquedos, montando-os e depois brincando com eles. Essa mania é só por aqui??

No começo, a maioria dos vídeos era com todos os membros da família Peppa Pig em miniatura. Depois, todos os tipos de personagens e brinquedos começaram a surgir.

 

Abrir brinquedos no Youtube - Just Real Moms

 

Meu filho, por exemplo, ama assistir pessoas montando pistas de Hot Wheels ou trens estilo “Thomas e seus amigos”. Já minha filha está fascinada por uma “novela” (feita por uma brasileira), na qual a “Barbie Letícia” (nome dado à Barbie pela locutora) é a personagem principal e várias situações acontecem na vida dela (neste caso, aparecem outros personagens, também brinquedos). Muitos desses vídeos estilo “novela no Youtube feita por brinquedos” não considero assunto para criança, então me dá uma certa agonia quando vejo que ela está assistindo esse tipo de coisa! Normalmente fico ligada na novela e retiro quando acho necessário.

 

Abrir brinquedos no Youtube - Just Real Moms

 

Abrir brinquedos no Youtube - Just Real Moms

 

O mais doido para mim é que as crianças se fascinam ao assistir mãos abrindo os brinquedos e brincando com eles! Qual é a graça nisso? Pois a resposta é “toda”! Aparentemente tem toda graça. Tanto que esse estilo de vídeo, conhecido como unboxing, é febre nos EUA e muitos lugares do mundo, incluindo o Brasil. O canal mais famoso e conhecido no Youtube é o FunToyzCollector, antes chamado de DisneyCollectorBR. E pasmem: atualmente, o canal tem quase 7 milhões de assinantes e mais de 8 bilhões de visualizações…

 

Abrir brinquedos no Youtube - Just Real Moms

 

Em uma matéria feita para o site BBC, Paulo Silvestre, palestrante de mídias sociais e professor das universidades PUC e Mackenzie, diz que o fascínio do unboxing é pelo que tem dentro. “Esses brinquedos (Kinder Ovo e pacotes unitários, semelhantes aos de figurinha, com personagens como Polly e Pokémon) têm milhares de modelos e raramente uma criança tem todos. Então, elas querem ver os que elas não têm.”

Quanto aos vídeos, as opiniões de especialistas são divergentes: muitos encaram esses vídeos como publicidade infantil, alegando que com o fim desse tipo de ação o conteúdo publicitário para crianças migrou para o Youtube, enquanto outros dizem que não tem nada demais, que existe uma linha que separa a propaganda e o entretenimento.  Eu realmente acredito que as pessoas que fazem esse tipo de vídeo devem ganhar os produtos estrategicamente, no entanto, meus filhos nunca pediram nenhum desses brinquedos. Acho que o barato deles é apenas assistir aos vídeos por pura diversão – e espero que continuem assim, rsrs…

Alguém mais tem crianças em casa nessa febre?

 

Abrir brinquedos no Youtube - Just Real Moms

 

Fontes: BBC / Gizmodo

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários:Abrir brinquedos no YouTube é a nova sensação das crianças!
  1. Patrícia

    Boa noite
    Minha filha tem 5 anos e gosta muito de assisti esses videos. Todo dia ela quer um brinquedo novo. Pq viu no youtube, mas lógico eu não dou. E até questiono com ela, qual a graça em ver outras crianças brincando com brinquedos que ela até tem em casa?…

  2. Andréia

    MInha filha tem 3 anos e AMA assistir unboxings. Até já ensinou a priminha, da mesma idade, a acessar esses vídeos. Agora, ambas ficam horas a fio (se deixarmos) assistindo esses canais, um vídeo após o outro. Sempre me perguntei a graça disso… agora entendi um pouquinho!

  3. Telma Francisco

    Sim, a minha adora ver… Nunca pensei que haveria assim tantas crianças a verem estes vídeos. Mas uma coisa é certa, ela raramente pede esses brinquedos. Eu acho que ver brincar é como se ela própria também estivesse a brincar, e a curiosidade pelo brinquedo acaba por passar.

  4. Fernanda Piacentini Brasil

    O Instituto Alana está lutando contra esse tipo de publicidade infantil disfarçada, porque realmente é feita sem nenhum tipo de análise do CONAR. E sabemos muito bem o risco e os dissabores da publicidade infantil.

    Então não acho legal esse tipo de publicidade, tem postagens que visivelmente são feitas por pessoas pagas pelas empresas para isso, e na mesma lógico os youtubers infantis…

    Vamos ficar de olho!

    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36495888?ocid=socialflow_facebook

  5. Vivian

    olá, meu filho de 3 anos quer assistir toda hora esse tipo de video. Eu fico preocupada e me questiono que ele deve brincar e não assistir filmes de outras pessoas brincando. Por esse motivo eu e meu marido resolvemos restringir o acesso ao ipaid. Adorei a matéria pois estava preocupada! 🙂

  6. Grace

    Bom dia!

    Minha filha de 3 anos também gosta de assistir e graças a Deus não fica me pedindo tudo o que vê…acho que ela deve aprender que não podemos comprar tudo o que ela ve….Não deixo assisitir por muito tempo…a estratégia é deixa-la assistir quando preciso fazer algo como tomar banho, ou comida, um suco para ela ou até mesmo estender roupas no varal e como estou só eu e ela em casa, ela fica na minha vista.

X Leia também:

"Sogra vs. Nora": afinal quem é a vítima ou a vilã? As 10 regras para melhorar o relacionamento!

13/02/18Ver a matéria   >>