7 sinais de que você é uma mãe superprotetora exagerada

De Mãe para Mãe - Dicas - Educação - Psicologia - Relacionamentos01/04/17 By: Juliana Freire
(1) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bem?

Recentemente, encontrei na internet um texto muito interessante, listando 7 sinais de que você está exagerando com seus filhos. Como nós sempre queremos o melhor para os nossos pequenos, muitas vezes podemos acabar passando um pouco dos limites. O problema é que isso pode ter reflexos negativos nos nossos filhos, por isso é muito importante sempre refletir bastante sobre nossos atos e saber admitir quando erramos.

 

mae_superprotetora-Just_Real_Moms

 

Mas como saber se você é uma mãe superprotetora e está exagerando com seus filhos ou se é apenas uma mãe coruja? Aqui estão alguns indicadores disso:

1 – Você elogia demais

Um dos sinais de que você está exagerando na criação dos seus filhos é quando você nota que está elogiando seus pequenos com uma grande frequência e de maneira exagerada. Enquanto crianças precisam que os adultos os encorajem, os pais podem exagerar quando, por exemplo, ficam elogiando seus filhos incessantemente, além de ficar dando recompensas, tudo isso inconscientemente. Elogiar seus pequenos quando eles fazem algo bom ou aprendem algo importante também é necessário, mas fazer isso de modo exagerado e sem parar pode até prejudicá-los.

 

2 – Você oferece muitas recompensas materiais

O que acaba sendo muito similar com o elogio em excesso é oferecer muitos prêmios materiais para as crianças, o que até pode deixá-las um pouco mimadas. Se os pais oferecem recompensas em brinquedos, roupas e doces toda hora e de modo exagerado, elas podem ficar acostumadas a ganhar muitos presentes constantemente e isso vai se tornar um problema. Com o tempo, pode se tornar muito difícil agradar seus filhos. Obviamente podemos presentear nossos pequenos, mas temos que prestar atenção para não fazer isso de modo exagerado.

 

3 – Você tem baixas expectativas 

Como a escola e as atividades extra-curriculares podem ser muito rigorosas, às vezes os pais hesitam em dar muitas responsabilidades aos seus filhos. Mas um dos problemas disso pode ser que as crianças sempre achen que os pais farão tudo por elas. Assim, elas podem fazer muito pouco, principalmente na escola, porque sabem que mesmo assim serão recompensadas por seus pais.

 

4 – Você passa poucas responsabilidades 

Criar expectativas em relação aos seus filhos inclui repassar responsabilidades – que devem ser apropriadas de acordo com a idade das crianças. Um bom exemplo é pedir para que façam pequenas contribuições para atividades domésticas, como levar seus pratos até a cozinha após uma refeição, ou arrumar seus quartos quando fazem bagunça. Se os pais não fizerem tudo para os seus filhos, eles se tornarão crianças mais responsáveis, o que os tornará independentes quando adultos. Mesmo assim, é válido lembrar que é importante que seu filho saiba de suas responsabilidades, mas que também não devemos exagerar nisso, já que são apenas crianças.

 

5 – Você fica repetindo tudo constantemente 

Muitos pais cometem o erro de repetir muitas vezes o que seus filhos devem fazer. Uma ou duas vezes devem ser o suficiente para que seu filho já saiba que ele tem algo que deve fazer. Ficar repetindo incansavelmente não deve ajudar em nada, e também não ajudará os pequenos a serem mais responsáveis.

 

6 – Você presta ajuda mesmo quando não solicitada 

Muitos pais ajudam seus filhos num piscar de olhos, mas muitos especialistas dizem que o certo seria esperar até que os pequenos peçam a ajuda. Muitas vezes fazemos mais pelos nossos filhos do que realmente precisamos. Se deixarmos os pequenos se virarem às vezes, podemos descobrir que eles são muito mais capazes do que imaginávamos. Eles usarão a criatividade para resolver seus próprios problemas, o que pode ser muito útil para eles quando crescerem. Isso não quer dizer que os pais não devem ajudar seus filhos quando estão pedindo, mas sim que muitas vezes o constante auxílio dos adultos pode ser dispensável.

 

7 – Você tenta prevenir todos os possíveis erros

Obviamente, quando deixamos crianças tomarem decisões próprias, de vez em quando elas cometerão alguns erros. Entretanto, isso é saudável para os pequenos. Com os erros, eles aprenderão mais facilmente que seus atos podem ter consequências. Ultimamente, muitos pais e mães tentam prevenir qualquer erro que seus filhos possam cometer, e isso deve ser controlado. Tudo isso ajudará seu filho a ser mais atento e responsável no futuro.

Moms, espero que tenham achado essas dicas muito úteis. Se nossos pequenos estão em constante aprendizado, isso quer dizer que eles também podem nos ensinar muitas coisas, não é mesmo?

Beijos!

Fonte: Pop Sugar 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:7 sinais de que você é uma mãe superprotetora exagerada
  1. Rosel

    segue

X Leia também:

"Ser Mãe e Pai no século XXI” - Confira como foi o primeiro encontro do Programa Awake Kids 2017!

01/04/17Ver a matéria   >>