7 dicas para ajudar a criança a largar a chupeta!

De Mãe para Mãe08/04/17 By: Renata Pires
(40) Comentários

 

Oi, meninas!

Hoje o assunto é: como fazer a criança parar de usar chupeta?

 

Baby pacifier

 

Há duas semanas atrás, minha filha me disse que não queria mais usar chupeta, e que jogaria todas as suas chupetas fora. Foi uma festa aqui em casa! Comemoramos muito e, desde então, ela nunca mais pediu a chupeta novamente!

Mas, o irmão gêmeo dela ainda é muito apegado à sua chupeta… Como ele fará 3 anos na semana que vem (e segundo o dentista já deveria ter largado a chupeta), comecei a pesquisar sobre o assunto, porque tenho certeza de que ele não desistirá espontaneamente da chupeta como sua irmã.

Encontrei algumas dicas que adorei e já vou começar a aplicar aqui em casa! Achei bacana compartilhar com vocês, afinal, quanto menos sofrimento esse assunto causar nos nossos pequenos, mais tranquilas ficaremos, não é mesmo?

 

chupeta

 

Vamos às dicas:

1. Tente aos poucos
Reduza o tempo que a criança fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ela começar a se desacostumar.

 

2. Fora prendedor
Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada.

 

3. Faça uma troca
No caso de bebês, substitua a chupeta por algo de que eles gostem ou pelo qual se interessem e que possa ser colocado na boca.

 

4. Gosto ruim
Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o “gosto bom” acaba.

 

5. Marque o dia
Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Senão a criança vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la.

 

6. Retire a chupeta durante a noite
Tente retirar, com delicadeza, a chupeta da boca da criança depois que ela pegar no sono: avise-a, antes de ela adormecer, que você fará isso e explique que deixará o acessório ao lado dela, no travesseiro. Caso ela acorde e queira, poderá recolocar a chupeta novamente. “Jamais descumpra o combinado, sumindo com o objeto”, explica Gerson Matsas, pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo.

 

7. Falar apenas de boca vazia
Peça para seu filho/a tirar a chupeta da boca antes de falar: insista, todas as vezes que ele/a quiser dizer algo, explicando que é impossível compreender o que está sendo dito. “Não se esforce para entender, porque assim você pode ceder e fazer o que a criança está querendo”, afirma Gerson Matsas.

Fontes: Revista Crescer / Mulher.Uol

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 Comentários:7 dicas para ajudar a criança a largar a chupeta!
  1. Marcella

    Bom Dia!
    Gostaria de deixar mais uma dica aqui! Tentei de tudo, meu filho de 4 anos não largava da chupeta de jeito nenhum. Até que recebi uma dica do dentista Henrique Penteado da clínica SH Odonto em Alphaville: Compre 7 chupetas novas, ofereça 01 por dia para seu filho (jogue a outra fora para não confundir). A chupeta nunca ficará macia e ele logo não terá mais interesse por ela!! Funcionou! No 3o. dia meu filho começou a estranhar a chupeta e na última chupeta eu fiz um pequeno corte na pontinha dela para que entrasse ar. Aí ele desistiu de vez!
    Largou delas sem sofrimento!

    • Renata

      Oi Marcella! Adorei!!! Muito obrigada pela dica!!! Vou tentar aplicar e depois te conto!! Mil Bjss

  2. Luiza

    Sabe.. o truque do “entregar para a fada da chupeta” também funciona! Foi o que fiz com o meu (quando tinha 04 anos). Passei o ano todo combinando com ele que no dia do aniversário de 04 anos ele iria entregar a chupeta para a “fada”, e que depois ela deixaria um presentinho no lugar (ao maior estilo “fada dos dentes”). Foi o que ele fez. Quando chegou o dia eu estava mais temerosa que ele (estava com medo que depois ele quisesse de volta… que ficasse nervoso e chorasse na hora de dormir…) mas que nada. Ele já estava tão preparado (por já estarmos a meses falando isso) que simplesmente jogou a chupeta em cima do telhado (“para ficar mais fácil para a fada pegar” =P), e não pediu mais. No dia seguinte deixei do lado da cama dele um presentinho que ele estava querendo já ha algum tempo (coisa simples, ele queria uma daquelas “losinhas mágicas” de desenhar sabe?). E fim! rsrs. Espero que essa dica ajude também! =]

    • Renata

      Oi Luiza! Pra minha filha ela quis entregar para a fada da chupeta! Deu super certo! Mas o meu filho ainda nnao se animou! Rsrs! Mil Bjsss

  3. Dea

    Os dentistas falam que furar a chupeta ajuda porque ela não terá a mesma graça… 🙂

    • Renata

      Oi Dea!! Ótima dica!! Obrigada por compartilhar!!! Mil Bjsss

  4. Fernando Haaci

    Ola pessoal
    O que postarei é um fato real que aprendi com uma psicóloga infantil e ocorreu com uma sobrinha, primeiro o fato vem com os estimulos causados em certa regiões do corpo que tem significãncia sexual desde de bêbe, (anús, bico do lábio superior{boca} e por último as genitálias( clitóris e pênis); o primeiro estimulo vem do anús (fezes do bebê), segundo passa para os lábios(boca; bico superior)e por último as genitálias.
    Até tudo OK?
    o que acontece quando tiramos a chupeta repentinamente sem alguma preparação?
    Podem reparar, a criança começa estimular seu orgão sexual como forma de suprir ao tal fato que “””inconsciente””” tal sensação prazerosa; tudo tem uma fase certa e idade certa, pois “todos nós seres humanos somos animais, porém racionais depois de um determinado tempo e educado, senão seriamos igual ao “Tarzan”.
    Então se podermos observar muitos fatos que ocorreram e posterior adultos , tiveram muita relação com a infância, por detalhes que passam muito, mas muito despercebidos, isso faz com crianças com excesso de masturbaçãose tornem possiveis oligofrenico e etc…
    O passo certo para tirar uma chupeta é muito valioso.
    grd abraço a todos

    • Renata

      Oi Fernando!Nossa, nnao sabia disso. Obrigada por compartilhar. Ficarei atenta. Um beijo

  5. cristiane

    Não sei mais o que fazer pra tirar a chupeta da minha filha ela já está com 6 anos e 7 meses e chupa apenas pra dormir e tiro assim que ela pega no sono, mas gostaria que ela deixasse de vez a bendita chupeta, tentei fazer acordo trocando por algo, mas ela teve uma crise de choro e acabei cedendo. Parece que a chupeta supre uma carência,sei lá mas ela é muito amada muito querida não entendo que carência seria esta.

    • Renata

      Oi Cristiane! Tenta seguir nossas dicas e conversar com o pediatra dela, veja o que ele te aconselha! Às vezes eles choram no começo e depois esquecem! Vc vai ver!!! Vai dar certo! Mil Bjss e boa sorte!

    • andressa

      oi cristiane, meu filho tem 7 anos e meio e chupa com muito prazer o bico, fiz várias tentativas e cheguei a conclusão que, o que mais vale é ele feliz, e no tempo certo tudo vai acontecer, ele mesmo vai parar, já me informei com VÁRIAS pessoas que chuparam bico até os 9 ou 10 e elas mesmo decidiram parar por conta própria e nem por isso elas tem os dentes tortos ou algum problema negativo relacionado ao bico, meu filho quando chupa bico parece ser o filho mais feliz do mundo, sei que não deveria e é errado, mas as vezes temos que analisar o que faz eles felizes e se ele é feliz com o bico, eu sou feliz por ele, que viva a alegria dos filhos kkkkkkk

  6. Cid@

    Meu filho tem 1 ano e 8 meses e já quero tirar a chupeta, porém o papai e avó são conta porque dizem que ele é muito pequeno…quando saímos para pracinha ou quando estamos em casa eu opto por deixar sem ela pendurada na roupa assim aumenta o espaço de tempo sem ela e também evita que encoste no chão…

  7. Regina

    Sabe o que me me faz fical me sentindo mal? Ouvir comentários dizendo que eu nao tiro a chupeta do meu filho de 2 e meio por que nao dou a devida importancia. Querem que eu trabalhe, cuide de filho, desfralde, deschupete rsss.. Todos pensam que sou uma máquina e isso me frustra.

    • samira

      Olá. Meu filho mais velho vai fazer 5 anos em dezembro e ainda chupa chupeta para dormir. Está uma vida tirar. Já disse q quero q ele largue até o aniversário dele. Vou tentar essa história da fada da chupeta… qm sabe da certo… rsrs

    • Carol Mourao

      Regina, acho que vc deveria fazer ouvido de mercador para o que dizem. Vc sabe o que é melhor para o seu filho.
      Uma amiga dentista de criança disse que antes dos 3 anos não deforma a arcada dentária, então eu quero desenchupetar o meu filho de 2 anos e 7 meses.
      Mas quero enchupetar a minha filha de 3 meses. Já estão me criticando (pq esta dificul o meu mais velho largar e eu vou entrar nesse ciclo de novo… e eu não estou nem aí…) 😉

  8. Bruna

    melhor de todas…. Foto de pessoas dentuças , dente torto… dizer q aquilo foi feito pelo uso da chupeta. Choca é resultado imediato. Acredite!

  9. Fernanda

    Boa noite
    Ja nao sei o que fazer pois minha filha nao larga a chupeta e ja esta com proplemas de saude devido a chupeta ja tentei de varias forma

    • Julia Hattori Catto

      Olá pessoal.
      Sou fonoaudióloga e gostaria e dizer que existe uma técnica utilizada por profissionais da Fonoaudiologia para retirar a chupeta, parar de chupar dedo, morder caneta, roer unhas, etc.
      Se não conseguem retirar naturalmente, procurem um fonoaudiólogo especializado na técnica. Chupetas são utilizáveis no máximo até 2 anos de idade. Depois disso, retirar as mesmas já fica complicado.
      Se precisarem de informações, estou à disposição.
      Boa tarde.

      • valeria

        ola quero tirar a chupeta da , minha filha de 1 ano e 7 meses, vc nao teria algumas tecnicas para me passar, a minha filha so usa chupeta para o sono da tarde e da noite em outros horarios eu nao dou a chupeta

      • valeria

        ola quero tirar a chupeta da , minha filha de 1 ano e 7 meses, vc nao teria algumas tecnicas para me passar, a minha filha so usa chupeta para o sono da tarde e da noite em outros horarios eu nao dou a chupeta por favor me ajuda obrigada

      • Nadia

        Qual seria então VC não disse!!!!!!

      • Nadia

        Qual seria então VC não disse!!!!!!
        Aguardo

  10. Carla

    Meu filho tem tres anos e combinei com ele entregar a chupeta ao coelhinho da páscoa entao na noite anterior deixamos uma cesta com a chupeta e o combinado é que o coelhinho traria doces em troca. Desde aquela noite nunca mais fez uso de chupeta.

  11. Barbara

    apelar para as princesas e super-heróis também é uma alternativa super válida. o legal é fazer um combinado antes, para não ser tão de repente. e aí dá pra mandar uma cartinha escrita pelo personagem favorito pedindo para a crainça mandar a chupeta para uma coleção muito especial. não custa tentar! – http://www.temcartapramim.com.br

  12. Rafaela

    Uma dica é amarrar a chupeta, por exemplo na porta ou no berço de modo que a criança tenha que ficar em pé para conseguir ficar com ela na boca. Não deixe atrativos perto. Oi seja a escolha vai ser dela, ou brincaa/fica perto da famíliaa/vê TV ou fica lá parada sozinha para chupar o bico.

    • Vanessa

      Olá! Meu filho tem 3 anos e meio e sempre foi muito apegado a chupeta e sua naninha (um tecido geladinho que embrulha no pé), da ultima vez que comprei uma chupeta nova, disse a ele que seria a ultima….ele tem mania de durante o dia ficar mordendo a chupeta, ela até que durou muito tempo e semana passada furou, ele durante o dia não reclama, mas no meio da madrugada acorda e chora um pouco e fala muito bravo que não gosta de chupeta furada, eu ainda não joguei fora, pois quero que ele queira e por mais que esteja furada e ele não esteja chupando, ele ainda não quer que jogue, fico com dó mais se voltar atrás creio que será muito mais difícil para ele largar.

      • JUSSRA

        bom minha filha estar com 1 ano e 9 meses,tirei ontem de vez,ela pediu a vo a=não deu ela deixou de pedir,veio pra casa dormiu no caminho,acordou pediu eu não dei,ai parou de pedir mas dormiu bem melhor,estou decidida a não dar mais,estou me sentindo tão culpada ,morrendo de do da minha pequena,elafica um ouquinho chainha deois passa..

        • JUSSARA

          POUQUINHO CHATINHA DEPOIS PASSA..

        • Leda

          Tirei a chupeta da minha filha com 1 ano e 9 meses (ela perdeu na creche e como já estava querendo diminuir o uso, achei que era o sinal para tirar logo). O primeiro dia foi beeeem estressante, ela chorou muito, eu qse chorei junto porque é difícil ver o filho chorando e você sabendo que pode “aliviar” o sofrimento. Ainda assim, eu não cedi. À noite ela teve muita dificuldade prá dormir, mas dormiu sem chorar. Nos dois dias seguintes ela ainda pediu chupeta, mas já não chorou mais. Agora já tem mais de um mês e ela nem lembra da chupeta. Duro foi que 3 dias depois de ela ter perdido a chupeta na creche, ela mesma acabou encontrando e quase pôs todo o nosso esforço a perder. Sorte que a professora escondeu a chupeta rapidinho. Agora, não se sinta culpada, eu fiquei muito orgulhosa dela (e de mim) por ter conseguido largar a chupeta. Foi antes do que eu planejava, mas ela começou a falar muito mais depois que largou a bendita, hahahaha

    • Caliana

      Kkkkk… Que dó.. Cruel… Mas vou tentar, vai que neh?! Rsrs

  13. Geysa Dicas

    Olá Pessoal tenho apenas 8 anos aqui vai algumas coisas

    Meu filho adora chupeta. Isso é preocupante?

    Muitas crianças se acalmam quando chupam a chupeta e chegam a usá-la até ter 5 ou 6 anos. Às vezes a chupeta também ajuda a criança a aliviar o estresse ou a se adaptar a situações novas e desafiadoras, como começar a ir à creche ou escolinha, ou fazer uma viagem longa de carro.

    Há boas razões, porém, para ir convencendo seu filho de que é bom abandonar o hábito. Se ele tiver tem tendência a infecções no ouvido, por exemplo, largar a chupeta pode ser uma boa idéia. Um estudo mostrou que crianças que não usavam chupeta tinham 33% menos incidência desse tipo de infecção no ouvido médio.

    A chupeta também não ajuda crianças que parecem estar desenvolvendo problemas na hora de falar. O ato de sugar ou chupar mantém a boca da criança em uma posição pouco natural, dificultando o desenvolvimento dos músculos da língua e dos lábios, explica a especialista norte-americana Patricia Hamaguchi, autora de um livro sobre a fala (“Childhood, speech, language, and listening problems: What every parent should know”).

    Mesmo que não dê para perceber algum problema, seu filho está aprendendo a falar, e fazer isso com uma chupeta na boca pode atrapalhar o processo, alterando o modo como os sons são pronunciados e forçando a língua a descansar numa posição pouco natural.

    Em alguns casos, o uso frequente da chupeta faz com que a língua se projete para a frente, o que pode causar problemas nos dentes ou de ceceio (às vezes confundido com a língua presa: a língua entra no meio dos dentes na hora de falar sons como “s” e “z”).

    Por esses motivos, é recomendado limitar o tempo de chupeta da criança ao mínimo possível. Procure usar as chupetas pequenas e macias, como as de tamanho para recém-nascidos. Quando ela tiver por volta de 1 ano e meio, é melhor pensar em fazer a criança parar de vez.
    Chupetas afetam os dentes da criança?

    Crianças com o hábito de chupar constantemente os dedos ou a chupeta podem ter problemas com o crescimento dos dentes frontais superiores. Mas dentistas dizem que, na maioria das crianças, a chupeta não provoca nenhum problema até que surjam os dentes permanentes — por volta dos 4 a 6 anos de idade.

    Mesmo assim, é uma boa idéia contar ao dentista sobre a chupeta, para que ele veja se está tudo bem com os dentes e a mandíbula da criança.
    Como faço meu filho largar a chupeta?

    O ideal é que seu filho largue a chupeta sozinho, pois sua necessidade de chupar algo deveria diminuir naturalmente conforme ele cresce.

    Para ajudá-lo, fique de olho e, quando ele for querer a chupeta, providencie algo para substituí-la. Se ele pega a chupeta quando está entediado, ofereça alguma atividade mais interessante, como um livro para folhear, ou faça caretas engraçadas para distraí-lo.

    Já se a criança tende a colocar a chupeta na boca quando está preocupada ou se sentindo insegura, ajude-a a explicar o que ela está sentindo. Faça perguntas para descobrir o que está acontecendo e conforte-a de outro jeito — com beijos e abraços, por exemplo.

    Para encorajar seu filho, elogie quando ele conseguir ficar sem a chupeta. Você também pode controlar o uso da chupeta, e deixar que ele a use só à noite ou na hora do cochilo. E procure não oferecer a chupeta. Se ele não pedir, não dê, mesmo que ele esteja acostumado a dormir com o bico.

    Experimente usar um calendário para anotar os dias que seu filho ficou sem a chupeta. Para cada dia sem, marque com um adesivo colorido, como uma estrelinha dourada. E quando ele completar uma semana sem chupeta, dê um prêmio, como um passeio especial ou uma brincadeira a dois.

    Mas até que a chupeta seja totalmente abandonada, seja paciente e continue com os cuidados básicos: lave bem a chupeta uma vez por dia e também quando ela cair no chão. Deixar a chupeta por alguns minutos numa solução com água e vinagre branco uma vez por dia ajuda a prevenir o aparecimento de fungos. Enxágue bem e deixe secar naturalmente. Ensine seu filho a nunca emprestar a chupeta a amiguinhos.

    Quando lavar a chupeta, verifique se o bico está firmemente colado à base (para que não haja risco de ele se soltar e seu filho engasgar) e troque assim que vir algum sinal de desgaste.
    Truques e estratégias para a chupeta ir embora de vez

    Vá diminuindo aos poucos os períodos em que permite o uso da chupeta.
    Restrinja a chupeta a momentos críticos do dia, como a hora de dormir ou quando seu filho está doente, se sentindo mal. Seja firme.
    Se for premiar a criança por não usar a chupeta, prefira brincadeiras, passeios, privilégios, adesivos ou presentinhos simples — não dê doces a ela no lugar da chupeta.
    Reforce a idéia de que crianças mais velhas não usam chupeta — elas adoram se sentir mais crescidas.
    Incentive a criança a dar todas as chupetas para alguém — nem que seja o Papai Noel ou o coelhinho da Páscoa. E, depois que ela der, faça de tudo para não voltar atrás. Se não houver nenhuma data apropriada próxima, você pode inventar a “fada da chupeta”, que deixa um presentinho em troca.
    Converse com outros pais para saber que estratégias eles usaram (os fóruns do BabyCenter são um ótimo local para isso). Há quem faça, por exemplo, um furinho na chupeta, prejudicando a sucção, e diga ao filho que a chupeta “quebrou”.
    Identifique os sinais de que seu filho está pronto para largar a chupeta e aproveite o momento. Durante um resfriado, é comum que a criança rejeite a chupeta, pois precisa respirar pela boca por causa do nariz entupido. Se isso acontecer, tire as chupetas de vista e espere. Quando seu filho pedir a chupeta, não dê imediatamente. Pode ser que ele largue o hábito naturalmente.
    Invista na rotina da hora de dormir: anuncie uma mudança (um bichinho novo, a mudança do berço para a cama, um novo hábito, de ouvir música ou contar histórias de um livro, por exemplo), e explique que na nova rotina — de criança grande — não há espaço para a chupeta. O entusiasmo com a novidade pode ajudar.

    • Andressa Silvestre

      Boa tarde, tenho uma filha de 2 anos e 2 meses que usa chupeta, ela agora começou a usar a rasgar as chupetas…o que fazer, erá que isso é sinal para tirar as chupetas?

  14. maria luiza brites nazario

    gostei das dicas minha filha esta quase lagando a chupeta

  15. Edilma

    Olá bom dia
    Eu tenho um menino de 2 anos e 8 meses e ele usa chupeta, não é o tempo todo mais são todos os dias e já não sei o que fazer para tirar a chupeta dele
    Por que ele sente falta da chupeta aí eu devolvo,mais estou pensando em tirar de vez dele,mais o pior é que quando ele quer a chupeta e não a encontra ele vai la no berço do irmãozinho de 6 meses pega a chupeta do bebê chupa

  16. JESSÉ

    EU DESCOBRI COMO TIRAR A CHUPETA DA CRIANÇA DA NOITE PARA O DIA CONSEGUI TIRAR DA ANA CLARA Q TEM 9 MESES E MARIA EDUARDA Q TEM 3 MUITO FACIL E RAPIDO SEM CHORORO QUEM ACABA NAO QUERENDO A CHUPETA É A PROPRIA CRIANÇA,:) COMO NINGUEM PENSSO NISSO KKKK MEU DEUS

    • Jaqueline

      COMO? Me ajude a minha tem 3 anos e 3 meses e a noite toda ela fica sugando a chupeta e durante o dia toda hora pede, mas assim que ela esquece eu tiro da boca.

  17. DANIELA ARAUJO

    ola
    meu filho vai fazer 4 anos agora em março ele é super apegado a chupeta, ele já está no PréI pois ao levar ele a escolinha ouço as tias falar, mãe amanhã não é pra vir de chupeta,não é para colocar na mochila… uma já disse assim vou colocar pimenta nessa chupeta 🙁 fiquei triste ao ouvir isso… só que tem um porém ele já pega a chupeta com seu paninho e já põe na boca e o levo a escolinha eu falo filho deixa a chupeta mas ele não abre mão… chegando lá ouço essas gracinhas… eu sou ciente de que tenho que tirar sim a chupeta dele mas está sendo mto difícil…. pessoal me ajudem por favor…. Obrigada boa tarde bjo….

    • Iara Sodré

      Como foi Jesse???

      Minha filha tem 2 anos e 11 meses. Queria tirar nesse periodo pra ela nao usar qd fizer 3 anos.
      Ela usa mais qd esta extressada e quando vai dormi. Vou tentar todas as dicas que puder.

      Me ajudem!

      Obs. Ja acho que o dente dela ja ta ficando marcadinho.

    • Iara Sodré

      Daniella,

      Sinto que minha filha usa o bubu como refugio pra ir na escola. E depois que ela passou a frequentar a escolinha, percebi que aumentou o uso dele.
      Percebo tbm que ela nao esta comendo bem por conta desse bubu. Como se ele alimentasse ela.
      VOu fazer de tudo pra tirar ele.

  18. Tainá Oliva

    Meu bebe tem cinco meses e esta atrapalhando muito sua amamentação, tive ja muitos problemas com a chupeta ate perca de peso ele ta tendo, preciso tirar, mais como ele ainda nao entende e é muito apegado a ela fica aos berros, queria outras dicas tb, tirar no sono, e so dar quando ele quer dormir e deixar grandes intervalos eu ja faço.

X Leia também:

"Ser Mãe e Pai no século XXI” - Confira como foi o primeiro encontro do Programa Awake Kids 2017!

08/04/17Ver a matéria   >>