5 dicas para a transição do berço à cama!

Dicas09/05/18 By: Juliana Freire
(15) Comentários

 

Oi, meninas!

Estava lendo alguns posts antigos aqui do blog e encontrei este que me ajudou bastante quando fui tirar o Olavinho do berço e colocá-lo na cama…

Vale a pena ler novamente!

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Hoje vou dividir com vocês outro momento que estou vivendo com o meu filho. A irmãzinha dele vai chegar em breve e eu quero aproveitar o mesmo berço… Desta forma, terei que colocar o Olavinho para dormir na cama.

Fui buscar informações e descobri que a idade ideal para fazer essa transição é entre 2 e 3 anos e meio, ou seja, ele está no tempo certo para isso!

 

 

Quero tornar esse momento especial e que ele veja isso como uma conquista. Li alguns artigos de como fazer essa transição e montei uma lista com as 5 melhores dicas. Depois conto para vocês se funcionou mesmo!

1) Faça da mudança uma grande conquista, algo a ser comemorado!

Mostre para a criança a cama nova e o quanto de espaço ela tem agora para dormir. Diga, também, o motivo da troca: ela está crescendo e daqui a pouco não haveria mais espaço dentro do berço! Você pode levar seu filho para escolher lençóis novos ou incentivá-lo a contar para todo mundo que tem uma cama nova, de “menino ou menina grande”!

 

 2) Coloque grades!

Caso a cama de solteiro que você já tem em casa seja muito alta, você pode colocar grades (existem grades facilmente acopláveis, fixadas sob o colchão) e deixar almofadas, edredom ou um colchão no chão, durante algum período.

 

 3) Mantenha o berço no quarto por mais algum tempo!

Os papais devem tomar cuidado com relação ao sumiço do berço. Ele simplesmente não pode sumir de uma hora para outra! A criança tem que saber para onde levarão seu velho bercinho.

 

4) Planeje um dia especial para a retirada do berço!

Programe um passeio ou até uma festinha com os avós. Se o berço tiver que sair do quarto, planeje um passeio interessante enquanto outra pessoa faz a mudança… Tudo em clima de animação!

 

5) Tenha paciência!

Se você não chamar a atenção da criança para o fato de que ela pode sair da cama sozinha, é bem capaz que ainda chame quando acordar, em vez de simplesmente se levantar. Às vezes, demora para “cair a ficha” da liberdade que a cama representa. E quando essa ficha cai, você vai ter que ter bastante paciência para levá-la de volta várias e várias vezes para a cama durante a noite… Até que seu filho perceba que não adianta se levantar na hora de dormir, porque hora de dormir é hora de dormir!!

 

Importante: Existem caminhas especiais para crianças pequenas (alguns berços se transformam nessas caminhas, informem-se com o fabricante da sua mobília). A vantagem da minicama é que ela costuma ser mais baixa, evitando quedas, além de ser mais aconchegante. Mas em compensação, o tempo de utilização dela é menor, por isso não a consideramos um item essencial.

 

Fonte:

www.babycenterbrasil.com

www.guiadobebe.uol.com.br

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Comentários:5 dicas para a transição do berço à cama!
  1. Fernanda Pires

    Adorei, daqui a pouco vou passar por isso de novo, o Antonio eu mudei pra cama com 1 ano e meio e foi tranquilo, a Gabi vai mais tarde, bjs

    • Juliana

      Oi Fe! Eu vou passar por isso agora tbm ! Boa sorte querida! Depois nos conta, ta? bjs

  2. Caru Serpa Roberti

    JRM, a mudança noturna tbm ocorrera. surpresas noturnas na cama dos papais!!!! Hahahahahaha. Bjss

    • Juliana

      Com certeza Caruzita! Surpresinhas no meio da noite…. hahahaha

  3. Nana

    Jú…

    Muito legal a matéria, não imaginei que poderia ter dicas, na hora de mudar o Guigo vou usar certeza….
    Mas ainda acho o berço super prático, é só colocar ele lá e sair…
    Depois conta como foi a experiência.

    Bjs

    • Juliana

      OI Nana querida, você viu que a transição pode ser feita até 3,5 anos sem problemas, né? Então relaxa amiga… Depois te conto. Mil beijos

  4. Luciana Bolzani

    Ju, adorei o post! Aqui em casa não teve muito stress. Foi com 1 ano e 7. Minha filha nunca dormiu no berço, então a cama foi uma festa! ELA AMA! Sim, levanto muitas vezes e “devolvo” ela na cama. Comprei em um lugar ótimo e barato, posso recomendar aqui? bjs

    • Juliana

      OI Lu, POde sim recomendar aqui, já temos alguas mães solicitando! ESpero que em casa seja rapidinho e sem stress também! Mil beijos

  5. Melina Roulet

    Ola Ju e re,

    Estou com uma dificuldade enorme em encontrar uma caminha diferenciada para meu filho. Vocês tem alguma dica??? Será que vale apena fazer com marceneiro?
    Adorei a matéria e com certeza será muito útil.

    bjs e Obrigada!

    • Juliana

      OLá Melina,
      Tudo bem? Vou ver se encontro algum fornecedor de caminha e te escrevo, ok? Obrigada pela participação. Mil beijos

  6. Maria Isabel

    Meu primeiro acesso no blog e estou achando muito legal! estou na mesma situação que você, tenho um menininho de dois anos e uma menina chegando em breve! também quero passar o Gui para a cama, e estou pensando em, ao invés de utilizar a grade (mesmo com grade tenho medo de quedas, porque ele se mexe muito, dorme de um lado e acorda de ponta-cabeça…), utilizar a bicama – que já tenho – durante o período de adaptação. Você já leu algo a respeito? um abração

    • Juliana

      Ola Maria Isabel, Tudo bem? Acho que a bicama é uma excelente opção sim, acredito que seja mais seguro que a cama, por conta ds possiveis quedas! Vou começar a fazer a transição do Olavinho essa semana. Depois nos conte como foi sua expriencia! Que máximo que você tambem vai ter um casal! Parabens Beijos

  7. PATH

    Querida, adorei a matéria e com certeza vou utilizar daqui um tempo…se Deus quiser…meu filho tá nessa fase 3 anos e meio, ainda dorme comigo no quarto (berço), mas estou tentando engravidar novamente e quero passar ele p/ o seu quartinho. Muito bom ter lido isso.
    Beijos e apareça no meu blog tbm.
    Path

  8. claudia

    Oi, muito obrigada pela informação. e parabéns oelo site. eu adoro.
    meu bebê tem ainda 9 meses nas leio tudo que posso para tentar acertar mais pata frente .
    estava procurando no blog alguma dica de marca / modelo de colchão, mas não encontrei, por acaso vcs teria alguma indicação.
    aproveitando o esoaço quera saber se vcs teriam imformação sobre o site baby center.. me cadastrei grávida e recebia toda semana um email com a fase do meu bebê.. era muito interrssante.
    de repente pararam de enviar. tentei contato, mas ninguém deu retorno.
    obrigada.. e mais sucesso para vocês!

  9. Petit Papillon

    Lindos pijamas para bebês, meninas e meninos.

    Na Petit Papillon, você encontra esse e outros produtos
    confira: http://www.petitpapillon.com.br/pijamas.html

X Leia também: