15 coisas que farão seu filho se sentir amado!

De Mãe para Mãe22/06/15 By: Renata Pires
(32) Comentários

 

Oi, meninas!

Tudo bem?

Estes dias me deparei com um texto que achei sensacional no site The Secret (que tem vários posts bacanas), e achei super importante compartilhá-lo.

O texto questiona se nós conseguimos nos lembrar de algum momento em que nos sentimos amados quando éramos crianças. Acho que vale prestarmos atenção nas pequenas atitudes que temos com relação aos nossos filhos. Podem fazer toda diferença! Afinal, como fazer seu filho se sentir amado?

Confiram abaixo e aproveitem! São dicas valiosas que valem a pena!

Mil Bjsss

 

filho_se_sentir_amado-just_real_moms-2

 

……………………………………………………………………………………………………………………………

 

Você consegue se lembrar de algum momento em que se sentiu amado quando era criança? Pense nisso. Talvez você se lembre de ter um grande momento com os seus pais como, por exemplo, as férias, ser ajudado com a lição de casa ou apenas alguns segredos do mundo que lhe foram compartilhados. Como um pai ou mãe agora, você está fazendo o esforço para fazer seus filhos se sintam amados? Muitas vezes, são as pequenas coisas que contam. Aqui listamos 15 maneiras para fazer com que seu filho se sinta amado e que se lembrem desses momentos a vida toda.

1. Desligue o seu celular

Quando você chegar em casa ou quando seus filhos chegam da escola, desligue o telefone e dê a eles sua total atenção, pelo menos pela primeira meia hora. As crianças adoram isso, porque eles sabem que você não vai se distrair com textos e vai se focar no que realmente eles estão contando sobre o dia na escola. O governo sueco fez uma pesquisa e descobriu que 33% das crianças se queixaram de que seus pais estavam sempre com seus smartphones e não prestava atenção no que elas falavam.

 

2. Desligue a TV e todos os aparelhos no horário das refeições

Sabemos que hoje em dia é difícil não estarmos conectados com as notícias do mundo. Mas não é nada divertido estamos numa mesa comendo e perguntando aos nossos filhos como foi o dia deles e sermos ignorados por eles estarem de olhos na TV ou em outros aparelhos, logo imagine como é para eles estarem nessa situação. As refeições são raros momentos para desfrutar da companhia um do outro.

As vantagens são inúmeras, pois as crianças conseguem ter um momento mais saudável, por não estarem comendo apressados ou estressados. E também por estarem em contato direto com seus pais, criando assim um laço de cumplicidade e segurança e evitando que desenvolvam transtornos alimentares no futuro.

 

3. Faça do momento de dormir algo maravilhoso

As crianças mais jovens valorizam muito o momento de ir dormir e o “boa noite” dado por seus pais. Para elas é reconfortante ter o pai ou a mãe ali contando uma história, cantando uma música de ninar ou ao menos dando um beijo de bom sonhos. Isso acaba criando uma ligação única entre os pais e os filhos. O bônus é que isso auxilia no desenvolvimento cerebral e cognitivo do seu filho.

 

4. Tenha contato físico

Inúmeros estudos mostram que as crianças prosperam com calor do afeto. A criança se sente amada e terá uma maior autoestima. Ou seja, abrace e beije seu filho ao menos uma vez no dia, isso diminui as chances deles se tornarem agressivos, anti-sociais e quaisquer outros problemas comportamentais e sociais. Na adolescência deles o beijo e o abraço podem ser substituídos por palavras de apoio, empatia e conversas sinceras entre vocês.

 

5. Tenha momentos individuais de qualidade com cada criança

É maravilhoso quando um dos pais ou ambos os pais podem passar tempo de qualidade individualmente com seus filhos. Isso é ótimo porque eles se sentem ainda mais especiais quando seus irmãos e irmãs não estão por perto. Pode ser um momento que possa praticar o esporte favorito, fazer o seu prato preferido, ou ajudar nas tarefas escolares. Dar essa atenção individual é a melhor maneira de mostrar a seus filhos que você realmente os ama e os quer bem.

 

6. Discipline-os com amor e carinho

Ainda há pais que acreditam que bater é provavelmente a maneira mais eficaz de lidar com a disciplina. A criança aprende que a violência é uma forma eficaz de lidar com a divergência e conflito. A chave para o sucesso de uma boa educação não é os pais determinarem condições para lhe darem amor, o fluxo constante de carinho é o que realmente mostra o amor incondicional. O segredo é mostrar o que é certo e errado, sem agressões e sim com diálogo.

 

7. Deixe mensagens afetuosas ou engraçadas

Pode ser um texto ou uma pequena mensagem debaixo do travesseiro delas. Pode ser uma piada, um apelido carinhoso ou qualquer coisa que mostre para as crianças que você sempre está pensando nelas.

 

8. Olhe em seus olhos

A melhor maneira de se comunicar com seus filhos é olhá-los diretamente em seus olhos quando você fala com eles. Exigir o contato visual nos dias de hoje é muito importante, mesmo que eles sempre estejam com olhos nos computadores, celulares ou tablets, esperar que façam essa ação para que comece a falar com eles mostra a importância dessa habilidade.

 

9. Sorria com mais frequência para eles

Não existe melhor maneira de mostrar o seu amor e carinho para seus filhos do que sorrir toda vez que se está com eles. Isto imediatamente coloca-os à vontade e também confirma que a presença deles é valorizada e que eles não são incômodos. Pode haver momentos em que eles terão de ser lembrado sobre o mau comportamento, mas por que não usar os outros 90% para mostrar que você os ama com um sorriso?

 

10. Seja um grande modelo

Quantas vezes você já disse a seus filhos o que fazer, como ser educado e que devem sempre usar o cinto de segurança? Muitas vezes. Mas os pais esquecem que eles devem ser os modelos perfeitos para suas crianças, pois eles nos veem como espelhos e copiam tudo o que fazemos. Seja gentil, carinhosa e atenciosa com os outros e com certeza seus filhos também serão.

 

11. Envolva-os nas tomadas de decisões

O que vestir para a escola no dia seguinte ou para onde ir quando sairmos de férias são coisas que devem ser decididas em conjunto com nossas crianças. Certifique-se de que seus filhos estão totalmente envolvidos e engajados. É um ótimo exercício para as crianças passarem a tomar decisões com orientações dos pais.

 

12. Brinque com eles

Quando as crianças foram entrevistadas, muitas vezes disseram que se sentiam muito sozinhas e demasiadamente ocupadas. Elas realmente precisam e desejam um tempo livre com seus pais para se divertirem, rirem e ficarem juntos. É uma boa ideia para que você deixe de ser apenas a motorista delas e passe um tempo bom e tranquilo em casa com elas.

 

13. Tome medidas quando perceber que seu filho não está feliz

Pode haver problemas na escola com bullying ou com os professores não muito didáticos. Mostre que você se importa e peça para saber quem são as pessoas envolvidas e apenas tente descobrir qual é a causa da tensão e do mal-estar. Pode muito bem ser culpa da sua criança, mas quando não é, isso vem a ser uma oportunidade ideal para mostrar que você está lá para ela, e que você estará ao seu lado.

 

14. Guarde todas as lembranças que seus filhos lhe dão

Quando seu filho lhe dá uma lembrança, desenho engraçado ou um pequeno poema, mostre que você se importa e valorize-os. Coloque-os em uma gaveta especial ou em uma pasta. Mostre à criança uma foto de onde você mantém o porta-retrato favorito em seu escritório. Você pode tirar fotos com o celular das lembrancinhas e postar em uma rede social, para que seus filho saiba de seu orgulho e se sinta mais próximo de você.

 

15. Nunca interrompa as histórias deles

Quando uma criança tem uma história para contar sobre o que aconteceu na escola, você nunca deve interrompê-la, mas sim ouvir com toda atenção possível. O mesmo vale quando ela quer compartilhar um livro com você ou mostrar uma imagem legal. Ela se sentirá amada e feliz.

Amor e carinho são a base da felicidade. Ao mostrar às crianças esse amor todos os dias estamos dando o maior presente de todos.

“A felicidade é o significado e o propósito da vida. É todo o objetivo e fim da existência humana.” – Aristóteles

 

filhos_se_sentir_amados-just_real_moms-1

 

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32 Comentários:15 coisas que farão seu filho se sentir amado!
  1. zulma

    Gostei muito dessa materia….ah se os Pais interest ….

    • Aurora Maria

      Muito bom este Blog! Excelentes temas, em especial esse, “15 coisas que farão seu filho se sentir amado”, sugerindo como criar vínculos, os quais, reforçarão o amor sentido e nem sempre transmitidos adequadamente para as crianças, sejamos pais ou avós…

      Parabéns meninas… Sucesso!
      Aurora Maria.

  2. Marli Menezes

    Ótimas dicas, as vezes estamos tão extressados com o dia a dia, que nem percebemos como tratamos nossos filhos de forma fria, e sem comunicação.
    Adorei

  3. Giovana

    Muito Interressante

  4. Simone

    Adorei…É o tipo de texto que “Da um acorda em nós pais”.

  5. Claudia

    Ameiiii o post…. Vcs sempre com textos e dicas excelentes…Amo o blog de vcs….parabéns…..ótima semana

  6. Rosangela

    Muito interessante, esses textos. Gostei muito são muito construtivos.Principalmente porque eles aproxima mais os filhos e pais.Fazem os pais parar,pensar e refletir pra prestar mais atenção nos próprios filhos. Obrigada!

  7. flavia

    Adorei o posto. Obrigada!

  8. maria Tereza

    Vcs são demais!!! Adoro e sempre compartilho as matérias de vcs!

  9. Adelina Silva

    Adorei penso que o fiz com os meus filhos mas tenho a certeza que estou a fazer com os meus netos

  10. Narciso

    Achei muito lindo e verdadeiro parabéns.

  11. Ircilia Francisco

    Muito interessante o texto

  12. rayana Corrêa

    Adorei precisava ler essa matéria mesmo!

  13. juliana

    Show! Obrigada!

  14. Luciana Dias

    To fazendo tudo errado. Desesperada.

  15. Branca

    Gostaria de ter mais notificação sobre carinho com meu filho

  16. lisandra mendes

    Amei agente deixa passar esse pequeno momentos que são importantes para eles e para nós como e bom,sentir amado.

  17. lisandra mendes

    Amei e muito importante esse pequeno detalhes que faz a grande diferença.

  18. Gilda

    Muito boa a matéria, sou pãe e, apesar disso só não consigo fazer o nº 2, os outros todos faço c. meus 3 filhos (28,23 e 16)somos muito felizes.

    • Damiana

      Adorei a materia…sou mãe e me identifiquei com quase todas e sempre tento seguir esses passos…assim noto a diferença que isso tudo faz na vida do meu filho…importante também é que meu marido faz o mesmo!!!

  19. Diana

    Amei esse tema, nós ajudar a ser desligar no mundo virtual e vivermos mas o real

  20. renata

    Adorei a matéria

    • sidnei

      muito boa a materia ,se preocupamos em resolver nossos problemas do dia a dia que esquecemos dos nossos maiores tesouros que temos em casa!!

  21. Rafaela

    Muito bom msm..

  22. Fabiana

    Desconfiava da importância dessas atitudes. Agora tenho certeza.Simplesmente, perfeito.

  23. talyta

    Adorei!

  24. sOLANGE BEATRIZ

    AMEI ESSAS DICAS MUITO IMPORTANTE. JÁ FAÇO ALGUMAS AGORA VOU ME DEDICAR MAIS. ABRAÇÃO

  25. Sandra Regina Bueno Cintra Soares

    adorei a matéria, muitas vezes as pessoas não percebem que estão cometendo erros na educação dos seus filhos, só precisam de uma orientação…se todos conseguirem seguir esses passos certamente o mundo será muito melhor!

  26. Gracinha

    Excelente artigo! Direto, claro de fácil entendimento pra ser colocado em pratica! Parabéns 👏👏

  27. Maria Lucia Pio Simões

    FANT´STICAS “DICAS”.SEMPRE USEI A QUASE TOTALIDADE DELAS E TENHO DOIS FILHOS HOMENS MARAVILHOSOS .E MUITO ME IRGULHO DO CARÁTER DOS ODIS .SÃO BONS .HONESTOS E AMOROSOS ,ALEM DE TRABALHADORES E IDEALISTAS .GRAÇAS A DEUS ;ESTE É O CAMINAHO CERTO PARA SE TER FILHOS MARAVILHOSOS .AMEM.

    • Daniela

      Obrigada por me ajudar, mesmo sem me conhecer!

  28. maria

    nunca fui amada!nada disso aconteceu comigo!minha mãe é fria e seca!ela é má, muito má!

X Leia também:

Separação dos pais: como os livros podem ajudar na adaptação das crianças

22/06/15Ver a matéria   >>