11 fotos que os pais não devem publicar nas redes sociais!

De Mãe para Mãe14/04/14 By: Renata Pires
(60) Comentários

 

Oi, meninas!

 

Nos dias atuais, as redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas e nas de nossos filhos. Muitas vezes nós comprometemos a segurança deles e a nossa ao publicar fotos de maneira ingênua, sem saber ao certo os problemas que isso pode causar!

 

 

redessociais

 

 

Os sites Delas e o M de Mulher publicaram recentemente sobre que tipos de imagens devemos ter cuidado em postar  na rede e achei pertinente compartilhar essas informações com vocês!

 

“O rosto todo lambuzado pela primeira papinha, a folia na hora do banho ou o tablet novinho em folha da criança. São tantas as situações engraçadas ou fofas que os pais compartilham nas redes sociais que fica difícil passar um dia sem topar com essas fotos. Mas internet não combina com ingenuidade. Quem quer compartilhar imagens na rede precisa entender que este é um ato permanente e cheio de riscos”.

 

Sequestro, pedofilia, buylling e roubo estão entre os riscos aos quais as famílias se expõem ao publicar imagens inadequadas na internet. Confesso que depois de saber disso, apaguei algumas fotos das minhas redes sociais… Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata da segurança dos nossos pequenos, não é mesmo?

 

 

no-photos

 

 

Vamos à lista!

 

1) Foto com registro de localização
Antes de baterem uma foto de seus pequenos, desativem o geolocalizador do celular ou da câmera fotográfica. Ninguém precisa saber quais são os locais que a criança frequenta. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas dicas para assustarem vocês quando seus filhos não estiverem em casa. Sabem aqueles trotes que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver ligando tiver informações precisas da vida de seus filhos.

 

 

seg7

 

 

2) Foto da criança nua e tomando banho
Posso publicar uma foto do meu filho tomando banho? As partes íntimas do pequeno estão aparecendo? Antes de compartilharem algo assim, pensem três vezes para não se arrependerem depois. Infelizmente, há o risco de pedofilia. Há muitas pessoas mal-intencionadas na internet que ficam procurando imagens de crianças peladas para compartilhar em sites de conteúdo impróprio.

seg8

 

 

3) Foto da criança com uniforme da escola
Evite que estranhos identifiquem a rotina do seu filho, que saibam qual é o nome do colégio que ele estuda e os cursos extras que ele frequenta. Essas informações podem ser usadas em planejamento de sequestro.

seg6

 

 

4) Foto da criança em alta-qualidade
A partir do momento em que uma foto cai na rede, perde-se totalmente o controle sobre ela. Fotos em alta resolução, por exemplo, podem ser editadas e usadas com mais facilidade e podem ser utilizadas com muitos propósitos, incluindo propagandas não autorizadas.

seg5

 

 

5) Foto da criança com outros amiguinhos
Jamais publique a foto de outra criança sem a autorização dos pais. A internet é uma rede mundial, por isso, todo cuidado é pouco! Os pais dos amiguinhos podem não gostar e não querer a tal exposição. Fiquem atentas!

seg4

 

 

6) Foto da criança no ambiente de trabalho dos pais
Com a divulgação desse tipo de imagem, os usuários, além de saberem quais são os locais que o filho frequenta, saberão também onde os pais trabalham. Todos ficam vulneráveis! Mais uma vez: não divulguem informações da sua vida pessoal. É muito perigoso!

seg3

 

 

7) Fotos que vão fazer a criança sentir vergonha no futuro
“Algumas fotos podem ser bonitinhas, mas, no futuro, podem constranger seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de bullying”, aconselha Marcos Ferreira, especialista em segurança da informação da TrustSign, empresa focada em soluções de segurança na internet.

seg2

 

 

8) Fotos da criança perto de objetos de valor
Evitem postar fotos que possam chamar atenção para os bens materiais da família. Ninguém precisa, por exemplo, saber que seu filho ganhou um IPad de presente.

seg9

 

 

9) Fotos publicadas em álbum aberto para todos
É ingenuidade acreditar que existe segurança apenas porque o seu perfil só pode ser visualizado por amigos e amigos dos amigos. Quem são os amigos dos seus amigos? Vocês os conhecem? Todo cuidado é pouco.

seg1

 

 

10) Pistas da casa da criança:
Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes!

seg10

 

 

11) Fotos engraçadinhas
Muito cuidado para uma foto fofa do seu filho não se tornar o próximo meme ou gif da moda. Eles viralizam com muita facilidade!

seg11

 

 

Fontes: Delas / M de Mulher

Créditos de Imagens: Getty Images / Google

 

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

60 Comentários:11 fotos que os pais não devem publicar nas redes sociais!
  1. mariana

    Adorei as dicas, todo cuidado com os nossos pequenos é pouco né? Eu gostaria de um post sobre queda de cabelo pós parto Rê.. Obrigada, beijos

    • Renata

      Oi Mari! Que bom que gostou!! pode deixar, essa é uma boa pauta para nossas especialistas! Mil Bjsss

    • Nádia

      Muito bom, vou repassar pois nós pessoas do bem não imaginamos o mal que pode acontecer ao postarmos certas fotos…

    • Rita Sueli

      Dica.muito útil

  2. Ana Beatriz Lins

    Ainda não tenho filhos,mas é bom saber disso tudo!

    • Renata

      Oi Ana Beatriz! Com certeza! Às vezes postamos fotos na ingenuidade e na verdade estamos correndo algum tipo de risco, não é? Mil Bjss

  3. Pricila

    Nossa,sabe q eu nunca tinha pensado assim nesses detalhes! Agente axa q nunca vi acontecer com agente,to cuidado é pouco em se tratando dos nossos tesouros.bj

    • Renata

      Oi Pricila! Exatamente, todo cuidado é pouco!!!! Mil Bjss querida

  4. Martha

    Ótimo post! A maioria das pessoas não pensa nisto.
    Uma coisa que aprendi e que a criança não deve sair na rua com camisetas, ou seu nome visível na mochila. Fica mais fácil de se aproximar da criança se o estranho sabe seu nome.
    Bj, Martha

    • Renata

      Oi Martha! Exatamente! Todo cuidado é pouco quando se trata dos nossos filhos! Adorei sua dica! Mil Bjss e obrigada!

  5. Bárbara Esteves

    Boa noite!
    Essas dicas são ótimas, parabéns.
    Concordo com você.
    Beijos.
    Att,
    Bárbara Esteves

    • Renata

      Oi Bárbara! Que bom que gostou! Essas dicas são realmente importantes, às vezes postamos fotos na ingenuidade que podem trazer problemas para nossa família, né? Mil Bjss

  6. Danielle

    Acho um pouco exagerado, acho que ao invés de seguir as “dicas”, seria mais fácil criar os filhos dentro de uma “bolha”, onde estes não tenham contato com o mundo! Uma coisa é ter cuidado, outra é “superproteger”, tomem cuidado para não cair nessas paranoias e acabarem por virar pais de mente fechada, proibicionistas e ditadores… Fiquem atentos, pois excesso de proteção pode fazer mal aos filhos no momento em que fará deles eternamente dependentes dos pais!

    • Renata

      Oi Danielle! Concordo que o “superproteger” não é saudável. Mas, o que custa evitarmos de colocar, por exemplo, nossos filhos com o uniforme da escola nas redes sociais? Para mim, isto é apenas “proteger”, mas cada um pensa de uma forma! Obrigada por dar sua opinião! Bjss

    • Simone

      Concordo cin VC Ranielli seria melhor não publicar foto nenhuma então kkkk cada uma viu

    • mariana

      Então se eu não posto foto dos filhos, sou superprotetora? Me poupe, tem mãe que passa mais tempo postando fotos dos filhos do que cuidando dos mesmos. Voltem ao velho álbum de fotografias, tenho certeza que meus filhos não serão eternamente dependentes de mim por isso.

  7. Antonio Carriço

    gostei das dicas hoje em dia todo o cuidado é pouco para proteger as nossas crianças

    • Renata

      Oi Antonio! Exatamente! Não custa nada não é mesmo? Um Beijo!

  8. Jamilly Lima

    Realmente ótima postagem de alerta.
    Irei compartilhar na fanpage.

    Abraços

    Jamilly Lima

    • Renata

      Oi Jamilly! Fico feliz que tenha gostado! Temos que ficar atentas ao que postamos!! Muito obrigada por compartilhar! Mil Bjss

  9. Adriana

    Gostei muito dessa publicação de vcs sobre as fotos.Vou ter mais cuidado agora.Vcs estão de parabéns,sempre postando coisas úteis e importantes.

  10. Tata

    E cada vez as pessoas ficam mais cercadas em seus muros, e oq mtos não percebem é que quanto mais escondermos certas coisas, mais atiçaremos a mente desses maníacos… algumas dicas são sim importantes, outras pra mim, não fazem nenhum sentido!

  11. Maximino Fernandes

    Muito instrutivo

    • Renata

      Obrigada Maximino! Bjss

  12. Edvaldo Cardoso

    Muito boa as dicas para que ficamos mais atentos com as fotos que publicamos, gostei vou ficar mais atento, parabéns.

    • Sobrou alguma situação em que é possível postar a foto do seu filho???
      Hahahaha

  13. Tânia Regina Zavata Catalano

    Parabéns pelo artigo. Pode contar que passarei aos amigos e, estes aos seus e, assim formaremos uma corrente para prevenir esses acontecimentos. OBRIGADA.

  14. Camila

    Resumindo o post: não poste foto dos seus filhos. Não pode nem publicar foto em HD. Fica difícil assim ein

  15. Zynha

    Olá! Grata pelas dicas. Estou amando as postagens. Geralmente gosto de compartilhar, porém tenho encontrado dificuldades para compartilhar também no Google plus, visto que vocês só oferecem opção de compartilhar através o Twiter e face book. Seria ótimo acrescentarem o G+.

    Abração.

    • miguel perez neto

      estamos plenamente de acordo,quanto menor a exposição ou nenhuma,é o ideal.
      Bjs.

  16. felipe

    otimo, mas isso (principalmente dica 2 e 7) nao valem pra essas crianças nesta materia?

  17. Cintia

    Em meados de 2013 uma grande amiga passou um apuro com uma foto do filho. Estava vinculada em uma página que nenhuma mae apreciaria. Foi uma confusão enorme. Eu já não publicava muitas fotos da minha filha do FB, mas desde entao, percebi os riscos e me liguei. Na época, fechei meu blog. Esse sim continha todos os registros importantes com fotos. Hoje tenho um novo blog e a mesma internet que mostrou-me os riscos da exposição de crianças, foi quem me ajudou a preservar-me dentro daquilo que considero natural. Não se trata de superproteção. Longe disso. É saber lidar com informação e imagens pessoais. Eu moro num país (dito como) seguro, mas o problema é que, como diz o texto, internet não combina com ingenuidade! Parabéns pelo tema!

  18. Maurice

    Pra mim todo pai e mãe que dá um aparelho eletronico pro filho menor que 10 anos é simplesmente um idiota!

    • Lari

      Para mim,não.Meu filho Gustavo ganhou seu celular com 4 anos.

  19. Felipe

    Tem muito exagero em algumas dicas =)

  20. Maria Marta de Menezes

    Muito obrigada pelas dicas! Muitas vezes o nosso amor é tão grande que esquecemos dos perigos que corremos ao expor nossos filhos nas rede sociais.As dicas são bem pertinentes.

  21. Giovana

    Não sou mãe ainda,mas li o post por curiosidade e eu acho certissimo o que você disse. É super bom saber como proteger os pequenos sem que exagerar muito claro

  22. Claudia

    Concordo com voces.
    Todo cuidado é pouco.
    Dicas muito valiosas.
    Obrigada

  23. Claudia

    Temos que tomar muito cuidado não sabemos quem esta ao nosso lado.
    Dicas muito valiosas.
    Vamos proteger nossas crianças.
    Obrigada

  24. Francielle Carilde

    Ai eu vou e brigo com a minha sogra pq ela coloca fotos dos meus filhos sem permissão, sendo q eu tomo o maior cuidado e não coloco nem minha, quanto mais dos meus filhos, e ela vai chorar e se fazer de vitima p meu marido banana q eu sou muito ruim p/ ela, mas qual parte desses anos todos pedindo p não postar fotos ela não entendeu ainda?

  25. alex

    gostei muito os precisam ficar atentos aos nossos filhos

  26. Cristianne

    Adorei as dicas. Alguns dos erros eu cometo, confesso. Cuido DEMAIS com fotos que exponham minha filha ao ridículo e jamais posto fotos dela nua. No Instagram as fotos já ficam em má resolução. No celular eu não deixo nenhuma que tirei com o celular… escolho algumas e copio pro celular na pior resolução possível. Tipo: 320 x 280. Dá pra ver legal no celular, mas é difícil trabalhar em photoshop.

  27. Ana claudia

    tomarei mais cuidado…

  28. Alan

    Olha só com o que devemos nos atentar..

  29. EDVANIR DA SILVA COSTA

    Todo cuidado é pouco! Excelente post.

  30. VANESSA

    Otimas dicas!!!
    Nas minhas redes sociais quase nao tem fotos da minha filha! Acho desnessario expor umas crianca assim desse geito se ela nem sabe o que esta acontecendo! Tem gente que faz ate albuns, acho o cumulo!! Bjo 🙂

  31. Elisabete

    Realmente foi muito oportuno e útil essas dicas,pois muitos desses perigos que nossas crianças poderão correr, muitos nunca pensaram nessa possibilidade. Obrigada

  32. Susana

    Criei um grupo secreto e privado no facebook para partilhar com a familia e amigos de maior confiança as fotos da minha filha… Penso que será uma boa opção ou existe a hipótese de fuga?

  33. Théo já

    Todo o cuidado é pouco,e que deus proteja todas as nossas crianças!

    • William

      Põe uma Burca então !!!

  34. vanessa

    Esses dias meus pais e a bisa do meu filho estavam dando banho nele, achei tão engraçado o episódio e o mutirão de gente que não aguentei, tirei foto do banho e postei no face, mas as partes íntimas dele tampei, gostaria de saber se mesmo tampando as partes é a mesma coisa de estar mostrando ou ameniza o olhar malicioso?

    • Eulália

      Muito importante o alerta, cada um pegue aquilo que achou coerente, para mim houve muita ajuda em coisas que passavam sem perceber, legal…Obrigada!

  35. Ana Yuan

    Nossa adorei o post, bem reflexivo, dicas simples mas que muitas vezes não damos a devida importância. Obrigada por compartilhar bjs
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com.br

  36. Maria Helena Romão

    Quero parabenizá-los por essas dicas,são muito importantes para todas as mães e pra mim que trabalho em uma instituição Municipal e estou em contato direto com mães e esses pequenos, sei que as mães não tomam esse cuidado, pensam que nunca irá acontecer nada com seus filhos e postam fotos sem nenhum critério, compartilhei e em seguida várias pessoas também o fizeram até mesmo uma outra instituição, já estarei passando o que vi para todos que estiverem ao meu redor!! Tenham todos um ótimo final de semana!

  37. MARIA LOVISI NICODEMO

    ADOREI,MUITO OBRIGADA ELA MATERIA,MUITO BOA E EXPLICATIVA.

  38. Sonia

    Matéria super hiper valiosa p as mães e pais tbm.
    Parabéns muito importante mesmo!

  39. silvana batista da luz

    Muito bom sabe dessas 11 dicas obrigado !!!!!!!!!!!

  40. ana paula lopes

    maravilhoso.

  41. Geremias Alves

    Gostei,do seu conselho,sou contra publicar foto na internete,mas cada um faz o que acha,bom com os seus filhos,me refiro a questão de foto.Eu não gosto que coloquem foto de meus filhos na internete,a prossíma vez, que alguém por, tais fotos vou pra justiça

  42. Pingback: 7 dicas para proteger os seus filhos de sequestros - Just Real Moms - Blog para Mães

X Leia também: