11 dicas para fazer as crianças dormirem sozinhas!

De Mãe para Mãe22/05/18 By: Renata Pires
(53) Comentários

 

Oi, meninas!

A situação aqui em casa é a seguinte: meus dois filhos, José e Maria Antonia, são gêmeos, têm 3 anos de idade e dormem juntos. Faz algum tempo que na hora de dormir eles não me deixam sair do quarto! Pedem mil coisas!! “Quero água!”, “Quero leite”, “Mamãe, conta uma história?”, “Mais água!”, “Mamãe, conta outra história?”, “Fica aqui mais um pouquinho?’, “Quero fazer cocô!”, “Quero fazer xixi”… Sério, eles me enrolam muito!!! Rsrs

Enfim, a partir disso, resolvi pesquisar e escrever o post de hoje para ajudar as mamães de crianças (e não mais de bebês), a dormirem sozinhas! São algumas dicas que testarei aqui em casa e espero que ajude!!

Tenho certeza de que muitas de vocês também passam por isso!

 

kidssleeping

 

Vamos às dicas:

 

1) Tire ou diminua a dormida da tarde

Hoje em dia, meus filhos ainda dormem à tarde, mas acho que está chegando o momento de tirar essa dormidinha. Especialistas dizem que crianças entre 2 e 4 anos de idade, devem dormir em torno das 20h e seu sono poderá ser de umas 12h seguidas. À tarde, no máximo 2h de sono após o almoço. O importante para regular o sono delas, é acordá-las depois de umas 2 horas para elas irem cedo para a cama à noite.

 

2) Incentive atividades físicas durante o dia

Meus filhos fazem natação duas vezes por semana e, aos finais de semana, jogam bastante bola e correm muito! Realmente dá pra ver a diferença do sono quando eles têm este tipo de atividades! Tento sempre fazer este estímulo, mas durante a semana, gostam de brincar com bonecos, jogos etc. , o que faz com que  não gastem tanto a energia que  têm nesta idade. Ficar o dia em frente à TV, então… Nem pensar!!

 

3) Luz amena no quarto

Meus filhos, apesar de dormirem juntos, não gostam do quarto totalmente escuro. Para os especialistas, luz apagada é a maneira mais adequada de relaxar, porém é preferível que a criança durma com alguma luz acesa a dormir na cama dos pais ou ficarem chorando por medo. Uma dica é comprar alguma lâmpada noturna, daquelas que se coloca diretamente na tomada, ou um abajur com lâmpada fraca.

 

luznoturna

 

4) Evite brincadeiras agitadas antes de dormir

Uma verdadeira especialidade dos pais, rsrsrs! Brincar de pega-pega, cócegas ou coisas do tipo é um verdadeiro remédio contra o sono! O mais aconselhável é ter momentos calmos antes da hora de dormir!

 

5) Estipule um objeto de segurança para este momento

Meu filho ainda é apegado à chupeta na hora de dormir, e a “naninha” (uma fraldinha de quando eles eram bebês) também é sucesso aqui em casa. Ajude a escolher um bichinho, ou uma fraldinha, ou algo que a criança goste para que ela use sempre quando for dormir. Assim, ao acordar no meio da noite, vai se sentir mais segura e voltará a dormir sem a necessidade da intervenção dos pais.

 

sleeping

 

6) Mantenha uma rotina fixa

Por aqui, a rotina é a seguinte: jantar (por volta de 18h30), banho, brincar um pouquinho e, entre 20h e 20h30, é hora de tomar o leitinho, escovar os dentes e cama! Especialistas apontam que organizar a rotina fixa de sono com horários e práticas repetidos diariamente é a regra de ouro. As crianças são bastante sensíveis aos rituais, às coisas que se repetem. A repetição é tranquilizadora para a criança porque ela reencontra o “conhecido”. Isso facilita a indução ao sono.

O ideal é que o ritual do sono seja iniciado cerca de uma hora antes de a criança ir para a cama e que nele sejam cumpridas todas as tarefas que evidenciam que o momento do repouso se aproxima: tomar a mamadeira, escovar os dentes, pôr o pijama, deitar-se com seu urso… Essas tarefas devem ser repetidas diariamente nos mesmo horários.

 

7) Evite que as crianças durmam com os pais

Ainda bem que por aqui isso não é um costume! Eles nunca foram para nossa cama, apenas quando acordam de manhã (às vezes 5h!), vão nos chamar. Mas sei que muitas crianças manifestam a preferência de dormir com a mãe, com o pai ou com ambos. “Na nossa cultura, deixar que a criança durma com os pais é desaconselhável. Há muitos estudos nesse sentido, principalmente americanos, pois lá nota-se um aumento da incidência do que eles passaram a chamar de “co-sleeping”. Há dados que confirmam que, apesar de a criança parecer dormir melhor na cama dos pais, a arquitetura do sono fica prejudicada, isto é, a qualidade do sono é pior”, diz a pediatra Eduardina Telles Tenenbojm, psicoterapeuta e doutoranda em ciências no departamento de Neurologia Clínica, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E quanto mais demorar tirar esse hábito, mais difícil será!

 

dormindonacamadospais

 

8) Deixe a porta entre aberta, isso pode ajudar

Minha filha entra em pânico se sente que fechei totalmente a porta. A partir de pesquisas, vi que as crianças podem se sentir muito separadas do resto da casa, uma sensação de “se eu acordar, não poderei sair daqui”, e isso as deixam inseguras e com medo. Portanto, aqui em casa, deixo a porta um pouco aberta e a luz do próximo ambiente acesa, para que crie uma luz amena.

 

9) Converse com seu filho, ouça-o e o tranquilize

Tenho tentado explicar que a mamãe, o papai e todas as outras pessoas, dormem sem precisar que alguém fique no quarto. Além disso, digo que eles têm a companhia um do outro afinal, dormem no mesmo quarto. E tento entender porque eles querem que eu fique lá dentro. Compreender a origem dos medos das crianças é essencial para  podermos ajudar. Desmistifique os medos reais: se o seu filho tem medo de cães, mostre na internet vídeos de cães a brincar com os seus donos. Por vezes, esse medo é fruto do desconhecido e, quanto mais familiarizados com o objeto do medo, mais seguros ficam em relação ao mesmo. Tranquilize-o sempre que esteja com medo. Reforce a ideia do sentido de segurança sempre que ele precisar.

Converse com o seu filho sobre os seus medos durante o dia. Ajudá-lo a construir a sua autoconfiança à luz do dia, é meio caminho andado para fazê-lo se sentir mais seguro à noite. E uma criança segura, irá tornar-se por certo mais independente.

 

conversecomseufilho

 

10) Conforto faz toda diferença

Às vezes a gente erra e coloca um pijama apertado, ou muito quente, ou “fresquinho demais”, ou então o cobrimos com um cobertor muito pesado e a fralda pode estar mal posicionada e quem sabe ele não está deitado em cima de uma chupeta ou de algum objeto… Portanto, se seu filho reclamar, não encare de imediato como uma birra, às vezes eles não sabem se expressar direito. Tenha paciência e o ajude!

 

11) Dica de rotina pré-sono

Conte uma estória e diga à criança que ela irá dormir, pois está na hora. Deixe a porta encostada para que ela não se sinta tão separada do resto da casa. Saia do quarto e se ela chamar de novo, volte, cubra-a, e diga que está na hora de dormir. Se ela chamar, de novo, volte, cubra-a e não olhe para ela e nem diga nada. Nas vezes seguintes, faça o mesmo e repita isso quantas vezes for necessário. Mesmo que ela diga algo como: quero água, conte estória etc, não diga nada, pois trata-se apenas de um “gancho” para conseguir estender essa hora. Algumas mães fazem isso mais de dez vezes, mas apenas no primeiro dia. Mesmo que ela chore ou saia da cama, leve-a de volta e repita todo o processo, mas sempre sem olhar ou falar com ela. Todo esse processo depende muito mais de sua persistência. Boa sorte e Boa noite!

 

Bedtime

 

Fontes: Up to Lisbon Kids / Artigos de Psicologia / Folha / Mundo Ovo

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

53 Comentários:11 dicas para fazer as crianças dormirem sozinhas!
  1. Janaína Fátima Diniz

    Esta matéria é tudo o que eu precisava.

    • rosangela

      Olá meninas. Gostei do blog.
      Tenho uma filha de 3 anos que desde os 2 meses dorme sozinha no quartinho dela, como consegui isso? Disciplina e rotina! É horrível deixar seu filho a primeira vez sozinho, mas temos que nos disciplinar e saber que é pro bem deles. Nunca deixe seu filho dormir na sua cama, dorme um dia, no outro ele quer de novo e nós mães também queremos… kkk. O bichinho pra dormir funciona que é uma maravilha!!! Minha filha tem medo de trovão, vou no quarto, falo com ela, peço pra ela abraçar o coelhinho dela que ele protege ela e acabou o problema, dorme a noite toda. No inicio eu ficava ao lado da cama, mas sem tocar nela e agora posso pôr ela pra dormir, dar o coelhinho, boa noite e vou dormir tranquilamente, perfeito!!!
      Beijus e bom trabalho.

      • Angela Santos

        Rosangela, fiz igual com a minha filha de 3 anos. Desde os 2 meses foi dormir sozinha no quarto dela. Eventualmente, acorda no meio da noite, corre pra minha cama, deita-se do meu lado, fica 5 ou 10 minutos, levanta e fala que quer voltar pra cama dela (isso aconteceu umas 2 vezes desde o início do ano). Mas não se incomoda com trovoada, sirene nem falta de energia. Antes de dormir, escolhe qual o bichinho que irá acompanhá-la naquela noite e vai dormir tranquila.

  2. Janaina

    Ai que dificil!!!! Meu bb tem 2 anos e 5 meses e ainda dorme na minha cama,dorme entre aspas,pq ele ainda acorda umas 5 ,6 vezes por noite chorando e se bate muito na cama.

    • Renata

      Minha filha também, não dormiu Até os 3 anos, depois passou a dormir mais horas seguidas. Devido a nossa estafa, hoje ela tem 6 e dorme com a gente. Já tentamos tudo 🙁

    • lilian

      Será q ela não tem problemas com o sono? Respira pela boca, ronca. Passei por esse perrengue com meu mais velho. Tive que operar de desvio de séptico, dez de então dorme como um anjo.

  3. Rebeka

    Amo o site. Parabéns. Gostaria de saber se essa rotina só vai valer pra mim quando minha bebê deixar de mamar já que só dorme mamando. E se é seguro ela dormir no quarto dela. E o risco de morte súbita? Obg.

  4. Nathalli Carrara

    meninas, o q eu faço a minha nenem tem 1 ano e 2 meses, acostumei ela mal pois qnd pequena tinha refluxo e eu com medo coloquei ela na cama, hoje ela não dorme longe de mim. O que posso fazer para coloca-la no berço sem me sentir culpada ou “magoar” minha filha.
    Beijos

    • Raquel

      Oi Nathalli, eu passei pela mesma coisa, minha filha tb tinha refluxo e se acostumou a dormir comigo. Depois q ela fez 1 ano, eu coloquei um cochao de casal no chao do quarto dela, tirei tudo q poderia machuca-la do alcance dela no quarto. Deito p/ dormir c/ ela no cochao, depois q ela dorme, eu saio e fecho a porta (mantenho a baba eletronica). Ela dorme a noite toda, sozinha, sem nenhum problema. Olhe na internet modelos de quartinhos montessorianos, foi o q fiz. Boa sorte!

  5. camila

    Meu filho dorme na minha cama desde 3 meses…a culpa não é dele e sim minha e mais fácil de atender ele se ele tiver ao meu lado não preciso levantar…mais tô querendo tirar…tens alguma dica o berço dele fica em meu quarto Mais logo estará no seu próprio quarto dormindo sozinho….

  6. Isabel

    Legal tenho um garoto de 3 anos e dorme junto com a gente- oobrigada pelas dicas

  7. Naninha

    Ola! Meninas, A Minha Filha Tem 4 Anos E Comecei a costumando ela dormi na caminha dela mais do lado da minha e depois fiz o quarto dela e hoje ela dormi sozinha mais claro que tem o abaju e sempre acordo toda a noite pra da uma olhadinha nela é muito bom ter a cama só pro casal 😀

    • Angela Santos

      Que bom que conseguiu! Uma boa dica para as mães é fazer a criança participar da escolha da cama, dos lençóis, da decoração do quarto… Ela sente que é um “acontecimento importante”, e não que está sendo arrancada do conforto de estar ao lado dos pais.

  8. silvaniisantos

    ajudará muito

  9. luci

    Olá,as histórias são quase todas iguais!!Mas eu não consegui até hoje minha filha tem 8 anos e nada que fiz para ela ficar no quarto adiantou.Dorme na nossa cama, levo ela dormindo pro quarto e retorna no meio da noite!Já não sei mais o que fazer!!

    • Karen

      Cada vez mais amo esse blog! Minha filha sempre deu trabalho para adormecer. Quer dormir no meu quarto, mas já está pesada para eu lavá-la ao quarto dela. Tem 7 anos e me quer sempre ao lado,!?,!! Help!

    • Flavia

      Conseguiu???? Pq minha filha tem 9 e eu to sofrendo….

  10. Simone Luna

    Vou colocar em prática! Espero conseguir, pois minha filha já está c
    8 anos e esse problema lá em casa persiste.

  11. Angela Santos

    Meninas, ensinar a criança a dormir em seu próprio quarto é como o processo de tirar a fralda: a criança vai fazer xixi na casa 20 vezes ao dia e a gente tem que limpar a casa e a criança 20 vezes ao dia. É cansativo, requer persistência (muita persistência!!!) e é mais fácil a gente se acomodar. Mas vocês conhecem alguém saudável que use fraldas aos 15, 18 anos? Não, né! Então, não tem solução fácil. Pra tirar as fraldas da noite, tem pais que precisam levantar 3 vezes na madrugada para colocar a criança dormindo pra fazer xixi. Depois reduz para 2 vezes, para 1 vez, até a criança ser capaz de reter o xixi a noite toda. Pra colocar na própria cama, no próprio quarto, é igual: no primeiro dia a criança vai chorar, vai sair da cama, vai espernear; no segundo e no terceiro dia, o mesmo; até que isso vai reduzir. Na primeira vez que coloquei minha filha de 2 meses no berço dela sozinha, ela chorou por 1 hora e 45 minutos. No segundo dia, 1h e meia. No terceiro dia, 50 minutos. Até que aprendeu. Eu saía do quarto quase doida, mas resistia até ela dormir. Hoje ela tem 3 anos e 8 meses e já dorme sozinha até na casa das tias, sem os pais e sem dar problemas. Tenham em mente que é trabalhoso, cansativo, mas o melhor para o desenvolvimento da criança. Força e persistência, mamães!! Beijos.

  12. Maria de Fátima

    Olá, minha filha tem 2 anos e 5 meses. Há algum tempo ela acorda todas as noites chorando. Primeiro que só dorme se deitamos com ela até dormir. Acorda duas a três vezes na madrugada. Já aprendeu descer da cama e ir pro nosso quarto. E como estamos cansados e por ter de acordar cedo para trabalhar, deixamos. Há muito que não sei o que é um sono de seis horas seguidas. às vezes fico nervosa, brigo com ela, choro, acordo mal. Ela fica com minha mãe que tem uma rotina diferenciada, acorda tarde, e tudo é tarde. Mas não me permito cobra-la pois já tem 72 anos. Agora estamos prestes a ir pra nossa casa (eu, meu marido e a filha) então coloca-la na creche e tentar por a vida mais em ordem. Ela tem muita energia, dez da noite ela quer brincar, correr, dançar e pular, e nós pais, já estamos na terceira dimensão rsrsrsr. Sei que precisamos de disciplina para por as coisas em ordem, e sei que vamos conseguir, com muita fé e oração. Espero que todas consigam também. ALgumas dicas são válidas, mas vale mesmo a fé e a paciência

  13. Renata

    Não sei, meus filhos são muito dificeis…(8anos, 3anos e 1 ano e 9 meses) a de 8 agora deu pra ter medo……Meu marido dorme com eles no quarto e eu na sala no chão….To muito cansada!!!!

    • Angela Santos

      Renata, até essa idade (8 anos) é comum eles terem medo de dormir sozinhos. Talvez a causa esteja em um fator externo, que você nem desconfie. Pode ser uma situação de intimidação por algum “amigo”, uma mudança de escola ou dificuldades com um professor, a enxurrada de notícias sangrentas na TV e na internet… Independente da causa, procurem estimulá-lo de forma positiva e construtiva, assim a fase será o mais breve possível. Vou deixar 2 links para te ajudar a entender a fase. Drible um pouco o cansaço e tente ler. Espero que te ajudem.
      http://www.insonias.com/disturbios-sono-infancia/
      https://artigosdepsicologia.wordpress.com/2014/06/15/a-mente-dos-7-a-8-anos/

      • Carla

        Olá Angela.
        Tenho uma filha de 9 anos que aí da dorme na cama comigo.
        Tentei fazer ela dormir sozinha, até q conseguir por um período curto e ela acordada cedo e ia pra minha cama dormir.
        Quando mudei de casa começou tudo de novo e eu acabava dormindo no quarto c ela , pq quando eu estava pra sair na ponta do ela acordava.
        Ela disse q tem medo de dormir no quarto dela, pq se vier um ladrão e entrar na casa, o quarto dela é o primeiro e tem medo de acontecer alguma coisa c ela.
        Ela é muito medrosa.
        Por favor me ajude.

        • Angela Santos

          Carla,
          Pelo seu relato, parece que sua filha já passou ou presenciou alguma situação de perigo. Mesmo que isso nunca tenha acontecido, me parece que ela pode estar precisando de ajuda profissional para entender o porquê desse temor. Às vezes, um fato que para nós soa como corriqueiro (como uma cena de filme ou novela, aqueles telejornais que só mostram crimes, um jogo de computador, um relato de amigo ou vizinho), pode interferir na formação de nossos filhos.
          A nossa casa deve ser “o ambiente seguro”, a nossa “zona de conforto”. Se ela não se sente segura em casa, certamente essas aflições estão ou logo estarão se refletindo em outras áreas de sua vida, como no convívio escolar.
          Caso você não tenha acesso a um psicólogo/psiquiatra, converse com o psicopedagogo da escola que ela frequenta e peça ajuda. Ou ainda, tente atendimento no CAPS (Centro de Apoio Psico Social) da sua cidade. Nada melhor que um profissional para orientá-las (a ela e a você). Boa sorte e que Deus esteja com vocês.

  14. raquel bussulo

    Oi, o q posso fazer, quando minha filha tem 7 anos, dormi comigo e é muito grudado e apegada a mim .

  15. Aparecida Rosângela

    Olá, amei seu blog sempre estou lendo, tenho um filhinho que acabou de completar 1 aninho, ele só dorme com o dedo na boca, como faço para tirar o dedo da boca dele, lembrando que o dedo dele já tá com o calo de tanto chupar, e ele não reversa com o outro dedo não.
    Obrigada desde de já

    • Angela Santos

      Aparecida, quando a minha nasceu já chupava o dedo e não pegava chupeta. Insisti até conseguir. Conversei com o pediatra, que apoiou minha decisão e me disse “A chupeta ajuda e pode ser tirada depois. Já o dedo, não”. Mas no caso da sua filha, a fase da chupeta já passou (que seria até começarem a nascer os dentes).
      Converse com o/a pediatra que acompanha sua filha e peça orientação. Entre nos sites da Colgate, Mil Dicas de Mãe, Conversando com o Pediatra e a página da Bebê Abril e procure pelo tema “criança chupar dedo”. Não consigo passar os links pois o site bloqueia como SPAM.

  16. Thatiane

    minha filha tem 2 anos e dormi comigo e meu esposo no meu quarto.pois meu esposo ainda não comprou uma cama pra ela

    • Verônica

      A minha filha tem 4 anos e dorme sozinha a noite toda em seu quarto desde os 2, porém, só pega no sono na minha cama. Desejo muito retirar tal hábito porque fico acabada aguardando que ela durma para que só depois, eu possa dormir. Alguém tem uma boa estratégia?

      • Angela Santos

        Verônica, já tentou criar uma rotina (janta, brincadeira, banho, escovar os dentes, escolher um boneco, contar uma historinha, fazer uma oração)? Normalmente é o que dá resultado. Pode deixar um abajur aceso ou combinar 15 minutos sentada ao lado dela. Mas os pediatras recomendam que a rotina seja feita todos os dias no mesmo horário, durante o período de aprendizado, e preferencialmente pela mesma pessoa. Quando ela já estiver mais habituada, o pai ou outro familiar pode começar a conduzir o processo também. E é sempre bom lembrar que sua persistência e sua paciência serão fundamentais para conseguir. Ela pode chorar, reclamar, jogar o brinquedo… mas você não deve desistir nem perder a calma (ainda que depois chore escondida, vencida pelo cansaço). Converse com ela sobre a mudança de hábito, estipule uma data para a mudança (de preferência um dia que você possa descansar no dia seguinte), envolva-a na mudança levando-a para escolher um jogo de cama ao gosto dela e no dia, faça um evento que a canse fisicamente: leve-a à praia, ao clube, ao zoológico ou a alguma outra diversão que ela adore e, no final do dia, acompanhe-a ao quarto arrumado com o jogo de cama que ela escolheu para iniciar a nova rotina. Boa sorte.

      • Paula

        A minha filha era assim, então eu tinha uns adesivos de princesas e fiz ela ajudar a colar no berço para dormir com ela. Ficou super empolgada, e agora só pede para dormir com as princesas. Foi fácil até.. RS isso faz uma semana e só pediu para dormir no meu quarto uma vez q acordou de madrugada.

  17. Gercina

    Os meus gêmeos tem 9 anos e ainda dormem na nossa cama e eu não sei como fazer eles dormirem no quarto deles.

    • Verlani

      Olá,

      Tenho 2 filhos um de 7 anos e uma de 3 anos e digo que tudo são fases passageiras que depois que passarem até vamos sentir saudades.kkkkk
      Ambos dormem no quarto deles, cada um no seu, desde os 4 meses de idade, e dormem sozinhos sem problemas, mas o maior de 7 anos, algumas vezes, pede que deitamos com ele um pouco assim como as vezes quer dormir na nossa cama e, apesar de achar cansativo, não me estresso, pois sei que ele um dia vai crescer e sentirei muita saudade desse tempo e ele sempre irá se lembrar como era bom dormir com os pais (às vezes) quando era criança, a mesma lembrança que eu tenho agora.
      E a menor de 3, geralmente deito com ela em um cama auxiliar no quarto dela para depois colocá-la no berço, ela dorme rapidinho, mas dorme também dorme sozinha se precisar, geralmente sou eu que faço questão de deitar com ela pois adoro sentir o cheirinho dela e ficar bem abraçadinha com ela, é muito bom, visto que trabalho durante o dia e este é um horário que curto muito ficar com ela!
      Então não me estresso com isso, pois como já falei, essa fase vai passar e sei que até sentirei saudades, agradeço todos os dias por ter 2 filhos saudáveis e que posso ficar com eles e curtí-los!

  18. TAIS FUCKS

    aguardo sugestoes

    • paula

      Meu filho tem 4 anos, eu me sinto mais segura ele dormindo comigo. Ele dormindo no quarto dele me levanto para ver se está tudo bem de madrugada, além que diminuo o consumo de energia com menos 1 ar condicionado. Sei que é comodismo meu, mas converso com ele que qdo fizer 5 anos vamos usar o quarto tbm para dormir…ele é muito tranquilo, dorme no quarto qdo tem primos e amigos visitando. Não é algo que seja problema, acho que a separação vai ser mais dificil para mim do que para ele.

  19. Pollyanna

    Ai… Vou começa a colocar minha filha no quarto dela. Ela sempre dormiu comigo e meu marido, mas já está com 5anos!!! DEUS ME AJUDE!!!! KKK

  20. GRASIELA

    Adorei as dicas, meu filho quando bebê dormia no seu quartinho, hoje com 2 anos só pega no sono na nossa cama e tenho que levar ele para o berço, quando acorda de madrugada chora e não tem jeito de pegar no sono novamente, só quando coloco ele novamente conosco. Toda noite é uma briga para dormir, acorda lá pelas 8hs e só dorme perto da meia noite. Vou seguir as dicas. Mas se alguém tiver mais dicas pode me escrever que eu vou adorar. Boa sorte a todas as mamães…

  21. vitor

    constança

  22. Luciana

    Olá, gostaria de saber por que é dito que o sono da criança é pior quando dorme com os pais?

  23. Milena

    Meu filho filho tem 1a e 8m dorme na minha cama comigo e com o pai ele tem uma mania insuportável de pergar na orelha quando vai dormir não sei como tirar essa mania. Porque com essa mania ele não dorme na cama dele de jeito nenhum eu não sei o que fazer.

  24. Maria Lucia Dias de souza

    Obrigado por essa matéria..Enviarei ao meu filho hoje mesmo que mora em Canadá..É um vilarejo com muito tempo com Neve perto do Alasca,no norte do Quebec, e meu neto de 3 anos não esta dormindo nada a noite..Eles estão com muita dificuldade para faze-lo dormir..e isso esta deixando todos muito nervosos… e eu gostaria de ajuda-los de alguma forma como mãe e vó…do outro lado da tela pelo skype…o que me deixa muito trise em não estar por perto…Agradeço pelo site..Obrigado.. Vovó Maria lúcia..

  25. Jeane

    Meu filho tem 7 anos e só quer dormir c eu ficar balançando ele, tem fez que ele não consegue dormir e eu fico igual um sumbi tentando fazer ele dormir, não sei mas o que faço c eu não balanço ele não dorme!!! E quando dorme acorda várias vezes na noite e vai até o meu quarto e é pede praceou fazê-lo dormi ai fico as vezes por horas balançando e ele não dorme estou ficando exausta, não sei i que faço para acabar com isso.

  26. DAYANE DE ANDRADE

    oi, boa tarde, gostaria de uma ajuda tenho uma filha de 9 anos até hoje ela dormi na minha cama, comigo e meu marido. só que agora estou gravida e a cama esta muito apertada e não consigo tirar ela para dormi na cama dela.

    aguardo resposta

    grata.

  27. Sueli

    Ola,meu nome é Sueli e tenho um filho de 7 anos,antes ele ficava dormindo na cama dele dolado da minha,agora me mudei de casa e ele tem seu próprio quarto,nos primeiros dias tudo bem,só que agora ele não dorme dejeito nenhum tem muito medo,ele não dormi atarde e também vai dormi cedo,essa noite ele foi dormi na sala para não dormi no quarto dele,ele ficou uns dias dormindo na minha cama só que ele sente muito calor e chega a ser molhar todo de suor,ele tem abaju no quarto mais ele não ascende diz que não gosta de ascender.

  28. Amanda

    Tenho 11 anos e não durmo no meu quarto durmo com a minha irma mais velha 🙁 Minha irmã tem seu próprio e eu tenho o meu só que quando eu era pequena tinha muito medo de durmir lá e por causa das lembranças ruins que tenho lá não durmo lá . Tens alguma dica para me dar ?

  29. rayane

    To

  30. DENIS SOUSA

    Minha filha tem 3 anos e ainda não conseguimos acertar nem horário pra ela dormir, ela é o tempo todo elétrica, o horário aproximado que conseguimos colocar ela pra dormir são depois das 22:00 Queria muito uma dica.

  31. tatiana

    Show de artigo ! Parabens pela materia, vou tentar seguir tudo que citou

  32. willams silva

    Otimo artigo excelente obg por compartilha https://www.programavencendoainsonia.net

  33. willams silva

    ótimo maravilhoso artigo como sempre obg por compartilha conosco esse e meu blog https://www.projetosmoney.com.br/curso-atracao-irresistivel/

  34. Luiz Carlos Pinheiro

    Aplico passe em um centro espirita, atendi uma menina de aproximadamente 10 anos e ela me disse que na noite passada dormiu na cama da mãe porque tem medo de dormir sozinha, não é sempre que isso acontece.
    Gostaria de ajuda-la, gostaria de estudar esse assunto, pode me enviar algo,forra o passe tem mais alguma coisa para ajudar?

    • camila

      minha filha tem 3 anos e nao dorme na cama dela,a caminha dela é colada a minha,mesmo assim ela chora muito pra dormir na dela o que faço?????ela pe muito apegada ao pai e quer durmi colada nele, nao tenho privacidade na minha cama é ruim a criança tem que durmi na cama dela.

  35. ANA PAULA

    MEU FILHO JA TEM 6 ANOS E ESTA MUITO DIFICIO TIRA-LO DA NOSSA CAMA, DESDE QUE COMEÇOU AS FERIAS QUE ESTOU COM ELE NO QUARTO. ELE NA CAMA DELE E EU NO COLCHAO NO CHAO, MAS AINDA ANO CONSEGUIR FAZER ELE DORMIR A NOITE TODA NA CAMA DELE. ELE SEMPRE DESCE PARA O COLCHAO. O QUE FAÇO?

X Leia também: