10 maneiras dos avós se conectarem com seus netos. E sem essa de “eleger” o neto favorito!

De Mãe para Mãe - Psicologia - Relacionamentos11/11/17 By: Renata Pires
(0) Comentários

 

Olá!

Recebemos muitos emails nos relatando sobre a relação entre avós e netos e como essa interação mudou nos dias de hoje. Avós são tudo de bom e atualmente eles possuem uma vida social e profissional muito diferente daquelas de nossos avós.

No site Família.com, a autora Carla Pinheiro Alves explica que “os laços familiares são o que de melhor temos nessa vida, e valorizarmos isso é super importante. A amizade entre avós e netos é sempre muito forte, é um elo de amor que precisa ser cultivado e incentivado a cada dia. Percebe-se que alguns avós não se importam muito em cultivar essa relação, e outros se importam tanto que chegam a sufocar os netos e os pais dos netos”. Ela acredita que o importante é participar da vida das crianças e ter equilíbrio nessa relação, para que todos ganhem. Uma das formas de incentivar isso é buscar se conectar mais com os netos, por isso preparamos 10 dicas super valiosas.

 

10 maneiras dos avós se conectarem com seus netos. E sem essa de "eleger" o neto favorito! - Just Real Moms

 

1) Igualdade

Alguns avós têm o seu neto preferido e isso é muito bom para o neto eleito, mas muito triste para os demais que sentem a falta dos avós e sentem que são tratados de modo diferente. Afinal, se os filhos são filhos, os netos são igualmente netos. Sem essa de preferência: é muito triste, feio e é uma tremenda falta de respeito com os outros netos e com os pais deles.

 

2) Faça algo especial para cada neto

Todo neto é especial e é bacana quando os avós fazem algo diferente para cada um. Ensiná-los algo que saibam, como música, andar de bicicleta ou compartilhar conhecimentos ou fazer algo com as próprias mãos, sem a necessidade de uma data comemorativa  – lembrando que essa lembrança deve ser dada para cada neto em datas diferentes – reforça o amor dos avós e a sua lembrança. O chato é quando os avós lembram apenas de determinado neto e não lembra de nenhum outro.

 

3) Lembre-se dos netos em datas comemorativas

Lembrar do neto no aniversário é o mínimo que os avós podem fazer.  Porém, além disso, eles precisam se lembrar também de outras datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças, Natal… Isso demonstra que os avós estão conectados com os netos!

 

4) Ligue para os netos

Muitos avós moram distante dos netos, mas isso não deve ser motivo para não se falarem. Usem o telefone, façam uma ligação, conversem, perguntem como estão. As crianças adoram e é válido para os pais também.

 

5) Seja carinhoso e brinque com eles

Crianças adoram carinho e atenção para se conectar com os seus avós, então, sejam atenciosos com elas, escute-as. Sejam carinhosos: um abraço e um beijo demonstram amor e qual criança vai resistir ao carinho dos avós? Uma outra forma de ser carinhoso é por meio das brincadeiras; as crianças amam quando os adultos participam de suas brincadeiras ou ensinam aos netos as suas brincadeiras.

 

6) Passeio

A maioria das crianças adora passear, nem que seja pelo quarteirão. A dica é: levem os seus netos para um passeio, que pode ser uma caminhada para andar de bicicleta, ir à igreja e até mesmo ao shopping. O que eles curtem mesmo é estar ao lado dos avós e os avós precisam partilhar desse precioso momento, pois as crianças crescem muito rápido.

 

7) Visite a família do neto

Nada mais legal do que visitar a casa dos filhos e dos netos. E não existe desculpa, mesmo que morem longe, os avós podem e devem visitar os netos, pois demonstram dessa forma o quanto a família é importante e o quanto é prazeroso para os avós estar com a família do neto.

 

8) Presentes

Presentes são sempre bem-vindos e crianças adoram presentes, então, sempre que possível e por merecimento, presenteie os seus netos. Os aniversários  e as datas comemorativas são ideais. Mas lembre-se de presentear sempre que se lembrar do neto e for oportuno para estreitar os laços, não importando o valor do presente, o que importa sempre é a lembrança. O ideal é que os pais estejam de acordo e que os presentes sejam sempre sem exageros e não a todo momento.

 

9) Dormir na sua casa

Outra forma de se conectar é convidar os netos para passarem um período em sua casa. O ideal é que as crianças possam dormir na casa dos avós. As crianças se divertem e isso aumenta o vínculo entre avós e netos.

 

10) Ajude a família

Outra forma de se conectar com os seus netos é estando sempre presente para o que a família precisar, por isso estejam sempre atentos às dificuldades que elas enfrentam, seja financeiramente ou pessoalmente. O importante é estar presente.

 

10 maneiras dos avós se conectarem com seus netos. E sem essa de "eleger" o neto favorito! - Just Real Moms

 

Fonte: Família.com

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: