10 importantes valores para ensinarmos aos nossos filhos!

De Mãe para Mãe18/06/17 By: Juliana Freire
(6) Comentários

 

Oi, moms,

Tudo bem?

Adoro escrever posts que nos ensinam a como agir na educação das crianças. Muitas vezes, pequenas dicas acabam sendo muito úteis para guiar nossas atitudes na difícil tarefa de construir a personalidade e caráter de nossos filhos!

Selecionei essas dicas de diversos materiais: livros, revistas e um texto do site Mdemulher. Montei um resumo simples e prático sobre os valores que precisamos ensinar aos filhos todos os dias.

Claro que existem muitos outros que dependendo da família são mais fortes, mas vocês vão ver que os valores citados abaixo são básicos e que as crianças deveriam aprendê-los.

 

Captura de Tela 2014-08-31 às 23.49.14

 

Confiram os 10 valores que precisamos ensinar aos filhos todos os dias:

 

1- Honestidade

Um dos valores éticos mais importantes. A forma de ensinar é com paciência e bom exemplo. Dizer sempre a verdade e ser sincero é um bom começo. Ensine a criança o conceito de propriedade, se ela pegar o brinquedo do amiguinho e levar para casa, vá com ela devolver e pedir desculpas.

 

2- Amor próprio

Ajuda a construir a autoestima e a autoconfiança da criança de que é capaz de enfrentar situações novas. Elogios e incentivos dos pais são essenciais. Se ela errou, critique o erro, não a personalidade nem a própria criança.

 

3- Responsabilidade

Cumpra suas obrigações: chegue no horário e respeite acordos. Maturidade e responsabilidade não podem ser confundidas com chatice ou caretice.

 

4- Humildade

Enxergue o gari e o diretor da escola como seus iguais e respeite-os. Ouça críticas de coração aberto. Admita quando estiver errado e não sinta vergonha de pedir desculpas. Errar é humano! E aprender com os erros é uma das maiores bençãos de vida.

 

5- Cortesia

Trate todos com educação. Peça licença, diga “por favor” e “obrigado”, sorria sempre. Sendo gentil, a gente consegue as coisas com mais facilidade. Sempre que possível, ofereça ajuda. Não custa nada dar uma mão para o vizinho com as compras de supermercado, né?

 

6- Otimismo

Tente enxergar o lado bom das coisas. Prefira ver o copo meio cheio, em vez de meio vazio! Isso é um exercício de vida! Aceite que os conflitos, por piores que sejam, permitem que a gente cresça. Diga mais SIM do que NÃO. Procure mais razões para agir, em vez de desculpas para ficar parado.

 

7- Solidariedade

Compartilhe. Divida o que tem com os outros. Quando você doa, o velho vira novo. Qualquer armário esconde mil coisas que não nos servem mais. E elas podem fazer outras pessoas felizes, como no dia em que você as comprou ou ganhou. Ser generoso não custa nada e ainda preenche o coração.

 

8- Flexibilidade

Balance ao sabor do vento. Ser maleável permite se curvar sem quebrar, adaptar-se às situações, aguentar a pressão sem perder a elegância. E saber a hora de ceder não significa covardia ou falta de convicção. É sabedoria!

 

9- Tolerância às diferenças

É natural que o diferente pegue a criança de surpresa. Cor da pele, altura, religião, cabelo etc. Mostre que a beleza do mundo está nessas diferenças e seja exemplo, não falando mal das pessoas na frente dos filhos.

 

10- Perseverança

Sabia que antes de inventar a lâmpada, Thomas Edison fez inúmeros testes que deram errado? Se você tem uma ideia e acredita nela, persista! Tenha força de vontade suficiente para não desistir nos primeiros obstáculos.

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários:10 importantes valores para ensinarmos aos nossos filhos!
  1. li

    oioi

  2. SIdneia Ponsoni

    Excelentes recomendações!!!
    Que bom seria se todos os pais tivessem essa consciência…

  3. Cris

    Os 10 valores para ensinar ao seu filho

  4. Irineu Alves

    hihihihihiihihiihihihihi

  5. nick

    amei o site

  6. R

    QUE BOAS RECOMENDAÇÃO PENA É MUITOS PAIS LEREM E NAO SEREM ELES OS PRIMEIROS A TIRAR PARTIDOS DELES COMO HUMILDADE, COMO PEDIR DESCULPA ASSUMIR UM ERRO ASSI SE APRENDE PARA SE ENSINAR.

X Leia também: