10 dicas para desfraldar seu filho!

-
por: Renata
-
11 novembro, 2013

 

Oi, meninas!

 

No post de hoje, vou dar 10 dicas que facilitarão no momento de retirada da fralda diurna dos pequenos!

 

 

potty training

 

 

Como vocês sabem, eu tenho um casal de gêmeos. Minha filha, com dois anos e uma semana, tirou a fralda diurna. No caso dela foi mais fácil, pois simplesmente pediu para tirar a fralda e disse que queria usar calcinhas! Claro que houve algumas “escapadas” vez ou outra, mas em um mês ela já estava totalmente treinada.

 

Agora é a vez do meu pequeno. Com dois anos e meio, ele não dá nenhum sinal de querer tirar a fralda, pelo contrário, ele parece gostar de usá-la! Mas, em uma conversa com a professora, ela me disse que a hora de tirar as fraldas chegou, pois o tempo esquentou e ele já tem idade para saber quando precisa fazer suas necessidades. Porém, eu estou com dificuldades, pois acho que esse processo será bem mais difícil para ele do que foi para ela!

 

 

desfralde2

 

 

Pesquisei algumas dicas  que estão me ajudando nesse momento de transição  e que podem ajudar também as  mamães que estão nessa fase!

 

1) Providencie o equipamento certo!

A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita a operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar seu filho no começo. Você pode guardar essa opção para quando ele já estiver bem treinado.

 

Compre calcinhas ou cuecas bem legais, com personagens que eles adorem e mostre, uma a uma, dizendo que agora usarão essas peças porque (no meu caso) ele já é um menino grande e agora pode usar cueca igualzinho ao papai!

 

 

2) Deixe-os aprender pela imitação!

Deixe que seus filhos vejam você e seu marido fazerem xixi. Principalmente no caso dos meninos, eles notarão que há diferenças no jeito de urinar. A princípio, eles deverão fazer xixi sentados, apenas após estarem bem treinados, deverão aprender a urinar em pé!

 

 

3) Ajude seus filhos a se acostumarem com o penico!

Mostre a eles que o penico é deles. Deixe-os sentarem lá de roupa e tudo, se quiserem. Depois, com calma, sugira que eles experimentem sentar sem as roupas. Não force, só incentive com bom humor.

 

Caso seu filho se recuse a se sentar no penico, brinque com um boneco ou um bichinho de pelúcia, colocando-o lá e finja que ele está fazendo xixi. Dá até para improvisar um peniquinho especial para o “amigo”, se julgar que isso vai ajudar.

 

 

4) Crie uma estragégia para o desfraldamento

Decida se fará a retirada da fralda gradualmente ou de uma só vez. Eu, particularmente, prefiro fazê-la de uma vez, porque acho que pode confundir a criança usar calcinhas/cuecas e, às vezes, fraldas.

 

Especialistas dizem que tirar a fralda de uma vez pode agilizar o processo, mas você tem que se preparar para um grande número de acidentes. A situação ideal para fazer isso é no calor, de preferência quando você for passar bastante tempo em casa, sem grandes compromissos. Existe a chance, se ele estiver realmente pronto, de em menos de uma semana o desfraldamento estar completo.

 

 

5) Retire primeiro a fralda diurna

Muitas mães gostam de tirar as fraldas diurna e noturna de uma vez só, o que às vezes dá certo. Porém, a pediatra Dra. Raquel Quiles indica que a fralda diurna seja retirada primeiro, pois durante o dia os pais sempre acompanham as crianças e podem conversar com elas e receber o pedido para ir ao banheiro. “Quando as crianças já têm o controle diurno e já estão conseguindo ficar com a fralda seca à noite, podemos tentar fazer esta retirarada”, diz. Realmente, o processo fica um pouco mais longo, porém, não tão dolorido para as crianças!

 

 

6) Converse!

As crianças precisam e gostam de explicações. A preparação para a retirada da fralda começa oralmente. Fale que, um dia, eles utilizarão o vaso sanitário como você! Mostre a descarga, o papel higiênico e explique que será muito legal quando eles fizerem como o papai e a mamãe! Isso os motivarão e fará com que eles se esforcem para conseguir tal objetivo.

 

 

7) Facilite as coisas!
Este, realmente não é o momento de usar roupas difíceis de tirar! Porque, às vezes, temos que sair correndo para o banheiro, pois no começo eles avisam que querem fazer xixi quando já começaram a fazer! O ideal é colocar roupas de elástico, fácil de pôr e tirar! Outra dica é deixar sempre a porta do banheiro e tampa do peniquinho abertas!

 

 

8) Leve-os ao banheiro com frequência!
Essa dica foi dada pela minha cunhada e funcionou bastante com a minha filha. No começo, ela não dizia que queria fazer xixi, ela começava a fazer e depois falava. Pois bem, o que eu fazia era levá-la ao banheiro de 20 em 20 minutos, mesmo sem ela pedir! Às vezes não saía nada e, em outras, ela fazia o xixi. Depois de aproximadamente uma semana, fui aumentando esse período até perceber que ela pedia quando estava com vontade!

 

Com certeza repetirei essa tática com meu filho! Não esperem que eles peçam para ir ao banheiro no começo do desfralde!

 

 

9) Comemore!
É muito importante você demonstrar sua felicidade ao ver seu filho fazendo as necessidades fisiológicas no peniquinho! Isso o motivará a repetir o processo, já que ele conseguiu cumprir o objetivo e deixou os pais tão felizes! Seja lúdica: no começo, dê tchau para o xixi junto com ele, antes de dar a descarga. Isso tornará mais leve o processo e fará com que ele queira sempre esta brincadeira!

 

 

10) Paciência, paciência e mais paciência!

Os xixis escaparão, os cocôs escaparão… Tenha isso em mente! Não espere que, de um dia para o outro, seu filho saia falando que quer ir ao banheiro, quando ele está acostumado, desde que nasceu, a fazer todas as necessidades fisiológicas na fralda. Tenha paciência e persistência! Não desista e volte atrás a cada escapada!

 

Todo o esforço pode ir rapidinho por água abaixo, e o processo atrasar meses e meses, se você perder a paciência e fizer a criança se sentir mal porque o xixi ou o cocô escaparam. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando. Quando isto acontecer, peça que da próxima vez ele avise quando estiver com vontade de ir ao banheiro. Segure a bronca! E, principalmente, incentive-o a fazer o certo, eles precisam de ajuda e apoio dos pais para aprenderem e vencerem mais uma etapa da sua vida!

 

 

fralda2

 

 

* Dica extra:

Alguns livros incentivam os pequenos no desfralde! Na escola dos meus filhos, eles leram o “O que tem dentro da minha fralda?”, e eu adorei! Meus filhotes amaram e tenho certeza de que ajudará neste processo! Experimentem!

 

 

livros

   Fonte: Baby Center Brasil

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

26 Comentário:10 dicas para desfraldar seu filho!

  1. Luciana

    Re, minha filha também tem mais facilidade que meu filho ( são gêmeos como os seus).
    Ela avisa e da tempo de chegar no lugar.
    Ele vai espalhando pelo meio do caminho, isso quando já não fez tudo no lugar. Kkkk
    Mas, quando saímos em sempre ponho fralda. Será que era melhor tirar também?

    • Renata

      Oi Lu! Que bom saber disso!!! Rsrs! Nossos meninos são umas figurinhas, né? Mas posso falar que está sendo muito fácil do que eu imaginava! Ele está indo MUITO bem! Estou orgulhosa do meu pequeno!! Mil Bjss

  2. Juliana

    Bem interessante o post Rê!! Ainda tenha um tempo pela frente e com certeza voltarei a ler novamente. Boa sorte ai ;) Bjs

    • Renata

      Oi Ju!!!! Com certeza um dia vc precisará dessas dicas! rsrs! E posso falar? O José está indo MIL vezes melhor do que eu imaginava! Estea totalmente sem fralda e raramente escapou alguma coisa!!! Muito feliz! Mil Bjsss

  3. karine

    OI RE MINHA MENINA TEM 1 ANO E 10 MESES MINHA MAE DISSE QUE ERA HORA DE TIRAR QUANDO ELA TINHA 1 E 8MESES E AI COMECEI NO COMEÇO ELA PEDIA EU FIQUEI SUPER FELIZ COM ESSE VITORIA MAS DEPOIS DE UNS DIAS ELA NÃO PEDIU MAIS MAS EU CONTINUAVA LEVANDO -A SEM PEDIR E ELA FAZIA ATE QUE UM DIA EU ESTAVA ESTRESSADA COM COISAS DO DIA DIA AINDA MAIS PORQUE EU TENHO ELA E UMA BEBE DE 2 MESES E ELA FEZ COCO NA CALCINHA E EU DEI UMA PALMADA NELA E DALI EM DIANTE ELA NÃO QUER MAIS A FRAUDA QUER SO A CALCINHA MAS NÃO PEDE PARA IR AO BANHEIRO! OQUE EU FAÇO?

    • Renata

      Oi Karine! O José, que defraldei quando escrevi esse post do desfralde, não pede até hoje! Tenho que lembrá-lo toda hora e levá-lo ao banheiro sem pedir! Faz parte do processo! Tenha calma e paciência com ela!! Afinal, ela desfraldou super cedo!!! Normalmente os pediatras dizem que desfraldar o dia vai dos 2 aos 3 anos de idade e a noite dos 3 aos 4 anos! Portanto, sinta orgulho da sua filha! E continua levando sem ela pedir, uma hora será totalmente automático! Mil Bjs e espero ter ajudado!

  4. Paula

    Olá meninas,
    Que dificuldade hein! Meu menino está com 2 anos e 4 meses, já tem 3 meses que esta sem fralda durante o dia, porém, raras vezes ele pediu, sempre nós pedimos e levamos.
    Começou ir na escolinha, e sempre volta uma roupa, ou seja, escapa sempre uma vez toda tarde.
    Já conversei, já presentei, mais ele não aprende a pedir.
    Será que tem que ter tanta paciência assim? rsrs
    Preciso de uma luz!!!

    Obrigada

    • Renata

      Oi Paula! Aqui é igualzinho!! Meu filho está faz uns 3 meses sem fralda diurna e ele ainda não pede! A gente que tem que lembrá-lo toda hora!! É normal, jajá ele se acostuma e começa a pedir… o improtante é não desistir e não voltar com a fralda!!! Leva ele de uma em uma hora que não vai escapar!! Espero ter ajudado! Mil Bjss e tenha paciência, isso vai passar!

      • Paula Sopelsa

        Ajudou sim Renata, na verdade a gente tem que ter paciência essa que é a verdade! E vamos lá, conversando… gostei da dica do livro, pois meu menino ama livro. Vou tentar!!!!
        Obrigada Renata – Adorei o Blog!

        • Renata

          Oi Paula!! Que bom!!! Exatamente, temos que ter paciência de ensinar e esperar o tempo deles! O livro é bem legal, deram na escolinha deles e eles amaram! Ajudou bastante! Mil Bjss e muito obrigada pelo elogio ao blog!!!

  5. rosangela barbosa dee andrade

    oiii minha filha tá com muita ressistencia pra sentra no pini8quinho ela já tem 2 anos e meio mais ela nunca quer sentar já tem dois meses que estou tentando e ela só fez um avez xixi e uma vez coco e nunca mais

    • Renata

      Oi Rosangela! Tenta comprar os redutores de assento da privada! Leva ela para comprar junto e deixe ela escolher! Acho que isso pode facilitar para ela querer sentar! Depois me conta sedeu certo! Espero ter ajudado! Mil Bjss

  6. flavia

    Minha filha é muito inteligente, mas anda resistindo a hota do xixi ou cocô, fica meio frustrada quanfo faz na calça mas ainfa assim nao avisa. Ela grita, chora e nao senta de forma alguma se nao quer fazer xixi naquela hora e logo depois acaba escapando o xixi. Ja na escola sempre faz direitinho e algumas vezes molha a roupa. Ja estou sem paciencia, mas nao quero desistir, pois minha garotinha é muito espertinha pra tanta coisa, com certeza xixi nao será dificil. Não sei mais o que faço pois eh uma festa quando vai ao banheiro, percebo que fica feliz tbm, mas tento evitar levando a em intervalos e ela resiste.

    • Renata

      Oi Flavia! Não desista!!! Meu filho tirou a fralda em novembro e ainda não pede para ir ao banheiro! É normal!!! Leve-a ao banheiro de 1h em 1h, peça para levar a boneca para fazer xixi também e ela vai se acostumar!!! Espero ter ajudado! Mil Bjss

  7. jessica

    Ola, tenho um menino de 2 anos e 4meses, comecei hoje a tirar da frald mas estou tentando direto no vaso sera q estou agindo certo?

    • Juliana

      OI Jessica tudo bem? Acho que sim, o ideal é comprar aquele redutor de assento sabe? Boa sorte beijos

  8. jessica

    Oi , tudo bem juliana, comprei o redutor de assento, mas nao esta adiantando muito nao, toda vez q eu pergunto se ele quer ir no banhairo ele respode nervoso q nao, nao quer sentar no vaso e quando senta nao faz nada ai quando eu tiro ele faz, converso com ele mas nao tem geito estou perto de desistir, posso a tarde toda so trocando a roupa e dando banho, oque faço?

    • Juliana

      Jessica tem muita amiga minha que coloca a fralda só na hora que o filho que fazer cocô, talvez possa ser uma solução, o que você acha? Não desiste agora não, tenta outra alternativa para continuar em frente. Beijos

  9. daniela sousa

    Ola tbm tenho gemeos estao com 1 e 8 meses qro tirar a fralda deles mas eles ainda n falam.. n sei como to super perdida alguma dica pra esse caso

    • Renata

      Oi Daniela! Será que nnao é muito cedo? Pediatras dizem que para tirar a fralda do dia, a idade médica é dos 2 aos 3 anos. E a da noite dos 3 aos 4 anos! Espere mais um poquinho!! Mil Bjss

  10. Sendys Ribeiro

    Ola será que alguem pode me dar um help, meu gemeos (casal) tem 1 ano e 8 meses será que ja está na hora de tirar a fralda?
    Porém eles ainda não tem um dialogo sabe… eles só apontam para as coisas que querem, ainda não falam o nome das coisas, como devo iniciar?
    qual o primeiro passo? ja deixo sem fraldas no primeiro dia enfim to perdidinha. Desde já obrigado bjs

    • Renata

      Oi Sendys! Acho que ainda nnao é a hora, se eles não demonstram! Também tenho um casal de gêmeos. Minha filha pediu para largar a fralda com 2 anos e 1 semana! Já meu filho, tirou com 2 anos e 6 meses! Cada um tem seu tempo, não force nada! Mil bjss

  11. joana

    Alguém tem alguma dica do que fazer quando o bebé já tem 2 anos…já é verão…é a altura certa…mas ele ainda não fala…o que fazer?

  12. Alice

    Renata, meu filho tah com 2 anos e 7 meses e to gravida de 7 meses. Como ele nao estava interessado e eu nao queria forçar, ateh para nao regredir depois que o irmao nascer, fui deixando pra frente. Ele jah tinha o penico, vai comigo no banheiro pra ver o que eh normal fazer na privada, jah tem amigos que tiraram a fralda, enfim, tem conhecimento sobre o tema. Mas nao tinha interesse. De algumas semanas pra cah ele nao quer fazer na fralda, nem nojo do coco e xixi e ansia do cheiro, nao deixa a gente troca-lo pois aih que ele ve e sente o cheiro mas tambem nao quer fazer no penico nem na privada com tampa infantil. Mas ele tah softendo pois ele chora toda vez que vai fazer xixi ou coco. Ele ateh chega a pedir pra ir no potty mas quando chega lah nao quer ir. Desde ontem ele pediu um livro de potty training, soh quer assistir o dvd do Elmo (vila sesamo) potty training e consegui fazer ele sentar 4 vezes do penico/privada mas ele segura o xixi. Uma vez soh fez e ficou feliz. Ganhou sticker e M&M. Ele ateh parou de fazer coco na escola, acho q por vergonha. Ele segura e faz mais tarde (em casa) do que o horario habitual. Tenho conversado com ele e ele entende na teoria que eh big boy e q tem q comecar a fazer na privada ou penico. Mas nao sei o q fazer. Me falaram pra eu tirar de vez a fralda. O problema eh minha preguica com esta barriga e dor nas costas de tirar e ter q limpar e lavar roupa (moro nos Eua e tenho ajuda soh um dia na semana). O q vc acha???? Bjs e parabens pelo site!

  13. patricia

    oi já tem 2 anos ela esta comprei o redutor de assento, mas nao esta adiantando

  14. gleice silva

    Amei as dicas. Meu filho tem 3 anos e ja não usa mais a fralda diurna. Só faz xixi no vaso sanitário e fico feliz com esse sucesso. Mais ainda continua fazendo coco na cueca, e é ai que ta a dificuldade. Ensino, mostro pra ele como se sentar no vaso, mais realmente é difícil. Mais vou comprar um peniquinho pra ele, acho que vai facilitar as coisas!

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao JUST REAL MOMS, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para [email protected] que prontamente a retiraremos do ar.
Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to [email protected].