10 desenhos animados sobre viagens – por Ana Strauss

Dicas dos especialistas - Diversão - Viagens08/05/18 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

Olá, moms!

Há algum tempinho, a publicitária e dona do canal “Ases a Bordo“, Ana Strauss, nos escreveu um texto falando sobre a individualidade do casal e o quão importante é ter uma rotina a dois, mesmo com filhos em casa (para conferir o texto, clique aqui).

Muitas moms se identificaram com o post anterior e tenho certeza que muitas também irão amar o de hoje! A Ana separou 10 desenhos animados que estimulam as crianças a viajar e conhecer o mundo! Demais, né?

Confiram!

________________________________________________________________________________

 

Aqui em casa todo mundo é louco por viagem. Como diz o ditado “O fruto não cai longe do pé”, as crianças também adoram tudo que é relacionado à viagens. E isso inclui até a famosa “viagem de sofá”, ou seja, aquela que você embarca assistindo às viagens dos outros.

 

Quando não estamos na estrada gravando o Ases a Bordo – Viagem com Crianças, geralmente estamos consumindo conteúdo de viagem pela TV ou pela internet. E nessas buscas por programas e séries encontramos alguns desenhos animados que estimulam a galerinha a viajar e aprender mais sobre a história de vários países do mundo.

 

A maioria deles apresenta no roteiro de suas histórias novas culturas, povos, costumes e tradições, além de representar as paisagens reais dos destinos como cenário. Estimulam as crianças a serem curiosas, sociáveis e se aventurarem sempre em busca de experiências diferentes.

 

Alguns passam na TV a cabo e outros a gente buscou na internet, que tem muita coisa boa quando podemos garimpar. Assim, hoje eu apresento aqui 10 desenhos animados sobre viagens para deixar as crianças com mais vontade de conhecer o mundo!

 

Prontos para embarcar? Apertem os cintos pois vamos viajar!

 

  1. OLLIE & MOON

 

Ollie e Moon é uma série animada de televisão infantil francesa baseada na série de livros homônima. Ollie e Moon são dois gatinhos de 6 anos que viajam ao redor do mundo e aprendem culturas diferentes. Um mundo em que todos os habitantes são animais antropomórficos, com características humanas. Os dois amigos moram no mesmo prédio e viajam sozinhos. Ollie gosta de se planejar, carrega uma enorme mochila nas costas e seu guia de viagens em todas as aventuras. Já Moon é aventureira e prefere improvisar. Stanley, o caracol de estimação de Ollie, também embarca junto.

 

Onde assistir:

Ollie & Moon estreou em 2017 no Brasil e pode ser assistido no canal Discovery Kids, na TV a cabo.

 

Website oficial:

The Ollie and Moon Show (em inglês)

 

  1. AS AVENTURAS DE DOKI

 

Falando em Discovery Kids, As Aventuras de Doki, é uma série de televisão original do canal, que é protagonizada pelo seu mascote. Doki é um cão curioso, e sua paixão pela aventura o coloca nas situações mais malucas. Doki sempre está aberto a todo tipo de sugestões e conselhos de seus amigos Mundi, Oto, Anabella, Fico e Gabi. Eles estão sempre aprendendo algo novo e o mais legal é que buscam as respostas, ninguém conta como as coisas funcionam. Precisam viajar e descobrir por si mesmos. Além disso, aprendem com seus erros e aplicam seus conhecimentos a novas viagens e destinos.

 

Onde assistir:

As Aventuras de Doki estreou em 2013 no Brasil e pode ser assistido no canal Discovery Kids, na TV a cabo.

 

Website oficial:

As aventuras de Doki (em português)

 

 

  1. VIVI VIRAVENTO

 

Vivi é garota aventureira que percorre diversas cidades do mundo enquanto busca a fictícia Viravento, lugar onde tudo é possível. Ela viaja em companhia do amigo Mochilão, uma mochila imaginada como bicho-preguiça, e Lanterninha, objeto transformado, pela imaginação da garota, em esquilo. Vivi abre seu diário onde guarda fotos, desenha paisagens e faz colagens enquanto descreve as sensações de uma criança descobrindo o quão fascinante é o mundo e as novidades que cada país pode apresentar. O desenho traz uma mistura da geografia real com a geografia imaginária. Vivi Viravento resgata o estímulo da imaginação analógica com pinturas, desenhos e ressignificação de elementos cotidianos. A cada episódio Vivi descobre um novo lugar, faz novos amigos e ensina as crianças a lidarem com seus medos.

 

Onde assistir:

Vivi Viravento é uma animação nacional que estreou em 2017 e é exibida pela canal de TV a Cabo Discovery Kids em uma parceria com o canal aberto TV Cultura que também irá exibir a série.

 

Website oficial:

Vivi Viravento (em português)

 

  1. SUPER WINGS

 

Super Wings é o desenho animado do Jett, um aviãozinho com uma missão: viajar para entregar encomendas para crianças de todo o mundo. Nos episódios, ele e sua frota de amigos estão em alguma parte do planeta para conhecer diferentes culturas, lugares históricos e animais selvagens. A equipe Super Wings traz aviões que têm o poder de se transformar em heróis com capacidades como correr, escalar, puxar, escavar e mesmo mergulhar no mar. Em cada viagem se deparam com um novo problema em que Jett e os seus amigos terão de resolver em conjunto.

 

Onde assistir:

Super Wings estreou em 2015 no Brasil e pode ser assistido no canal Discovery Kids, na TV a cabo.

 

Website oficial:

Super Wings (em português)

 

  1. MOUK & CHAPAVA

 

Mouk é uma série de animação francesa protagonizada por um ursinho chamado Mouk um gatinho chamado Chavapa. Os dois viajam pelo mundo a bordo de uma bicicleta e descobrem muitas coisas novas, além de sempre fazerem novas amizades por onde passam. A cada episódio, Mouk e Chavapa apresentam as particularidades de um determinado lugar no mundo, com suas paisagens, suas características de vegetação e clima, seus povo e ícones da cultura. A série passa uma mensagem positiva para as crianças, mostrando que apesar das diferenças de costumes e culturas dos diversos povos e países do mundo, todos são iguais, inclusive os animais.

 

Onde assistir:

Mouk e Chapava estreou em 2011 e aqui no Brasil na Netflix, mas infelizmente a rede de streaming não passa mais seus episódios. No YouTube podemos assistir seus episódios em inglês e também em francês nos canais oficiais da série.

 

Website oficial:

Mouk (em inglês)

 

  1. A HORA DO JUSTIN VAMOS!

 

Justin e seus amigos imaginários, Olívia e Fofucho, viajam no tempo e na história e vão parar em lugares improváveis como em um foguete espacial, em um navio viking ou mesmo no Egito, perseguindo o gato de Cleópatra, tudo isso usando a imaginação. Cada episódio começa com Justin diante de desafio diário, aqueles com os quais os pequenos se identificam. Olívia entra na história para dividir seus vastos conhecimentos sobre os lugares que a turma visita. Seja para construir um monolito de pedra gigante, para sobrevoar Paris em um balão, ou para participar de uma diligência no Velho oeste, os três estão sempre a postos. As histórias estimulam a imaginação, destacando o valor da amizade, da aventura e da diversão.
Onde assistir:

A Hora do Justin estreou em 2012 no Brasil e pode ser assitido na Netflix que tem episódios da 1ª temporada em português e também no canal oficial no YouTube em inglês.

 

Website oficial:

Justin Time Go! (em inglês)

 

  1. AS AVENTURAS DE TOOT & PUDDLE

 

Toot & Puddle é uma série de desenho animado com produção americana e canadense baseada na série homônima de livros infantis. Os dois porquinhos exploram o mundo trazendo muitas informações culturais sobre os destinos que visitam e também festivais ao redor do mundo. Enquanto Toot adora viajar, sempre planejando qual será a próxima viagem da dupla, Puddle prefere explorar coisas mais próximas, muitas vezes no interior de sua própria casa. Toot e Poodle ajudam as crianças a observar o mundo detalhadamente, tratando as outras pessoas corretamente e  reconhecendo o valor dos seus sentimentos. A série também destaca a importância de perguntar, de experimentar, de utilizar os erros para aprender a pedir ajuda.

 

Onde assistir:

Toot & Puddle estreou em 2012 no Brasil e passou por canais como a TV Cultura, o Discovery Kids e o NatGeo. Hoje vários episódios podem ser assistidos neste canal não oficial do YouTube em inglês.

 

Website oficial:

Toot & Puddle (em inglês)

 

  1. BACKYARDIGANS

 

O velho conhecido desenho animado Backyardigans também é fonte de inspiração para viagens. O desenho gira em torno de cinco amigos, Pablo, Tyrone, Uniqua, Tasha e Austin, que moram na mesma rua e brincam juntos compartilhando diariamente o mesmo quintal. Usando a imaginação, eles “transformam” o quintal em mundos completamente diferentes nos quais eles têm muitas aventuras. Os destinos variam conforme a trama, mas os vizinhos já visitaram destinos como o Havaí, o Velho Oeste, as pirâmides do Egito, o México e diversos outros onde se tranformam em “locais” mostrando os diferentes costumes e culturas. Backyardigans ainda tem um forte apelo musical, introduzindo rítimos e danças de cada lugar onde passam.

 

Onde assistir:

Backyardigans estreou em 2004, no Brasil passou por vários canais como a TV Cultura, Nick Jr, Band Rede TV e pode ser assistido no canal Discovery Kids, na TV a cabo.

 

Website oficial:

Backyardigans (em português).

 

  1. JÚLIO & VERNE OS IRMÃOS GEMIAIS

 

Júlio e Verne: Os Irmãos Gemiais é uma série de animação brasileira inspirada na obra do escritor Júlio Verne. A história é baseada em releituras de clássicos como “Viagem ao centro da Terra”, “Volta ao Mundo em 80 Dias”, “A Ilha Misteriosa” entre outros. Júlio e Verne são irmãos gêmeos e geniais; adoram explorar novos lugares e conhecer mais sobre as coisas. Juntos com o Soneca, um bicho-preguiça mágico, eles viajam para qualquer época e lugar da história, ajudando os amigos a superar as fases difíceis da infância. Os irmãos vivenciam momentos marcantes e descobrem como eram as vidas de crianças em diferentes épocas.

 

Onde assistir:

Júlio e Verne estreou em 2017 no Brasil na TV Cultura, mas este mês mudou de canal e estreou no Nat Geo Kids na TV a cabo.

 

Website oficial:

Não encontrado.
 

  1. DORA A AVENTUREIRA

 

Dora, uma menina de 7 anos e seu amigo, o macaco Botas, sempre viajam ajudando seus amigos. A menina conversa com o telespectador pedindo ajuda para solucionar alguns dilemas na jornada. Assim acaba ensinando as criança a falar espanhol (na versão original) ou inglês (nas versões dubladas em português). Raposo é o vilão da série que está sempre tentando atrapalhar Dora a concluir seu objetivo. Durante suas aventuras Dora conta com a ajuda do “Mapa” que lhe mostra o caminho e quando precisa de algum objeto chama a “Mochila”. O desenho estimula a solução de problemas, ensina as crianças a não desistirem mesmo que obstáculos apareçam no caminho. Também exalta a grande importância de aprender outras línguas.

 

Onde assistir:

Dora a Aventureira estreou em 2000 no Brasil e é exibida pela canal de TV a Cabo Nick Jr. da Nickelodeon e também pelo canal aberto TV Cultura.

 

Website oficial:

Dora a Aventureira (em português)

 

 

Outros desenhos que não tem como tema principal viagens, mas que tem seus personagens estimulando a descoberta do mundo são:

 

  • Diego Go Go – Diego vive inúmeras aventuras para proteger os animais em perigo.
  • Gaspar & Lisa – Gaspar e Lisa apresentam Paris e a cultura francesa ao longo de seus episódios.
  • Mini Einsteins – Quatro crianças que viajam num foguete e apresentam famosas obras de arte.
  • A Mansão Maluca do Professor Ambrósio – É um lugar mágico, cheia de história, ciência e cultura.
  • Aventuras com os Kratts – Os irmãos Kratts viajam ao redor do mundo à procura de animais selvagens.
  • Peabody e Sherman Show – baseado no filme, a série também fala de viagem no tempo pela história.

 

 

E por fim, alguns desenhos clássicos que provavelmente estimularam pais e mães a rodar o mundo em busca de aventuras:

 

  • O Ônibus Mágico – Sra Frizzle e seu réptil comandam as melhores excursões escolares no seu ônibus. A série retornou repaginada com novos episódios no Netflix.
  • As Aventuras de Tintim – TinTim é um jovem repórter, viaja o mundo com seu cão atrás de boa matéria.
  • Carmem Sandiego – Dois jovens detetives encara as mais difíceis aventuras capturar Carmen Sandiego uma das maiores criminosas do mundo.
  • DuckTales – Tio Patinhas e seus sobrinhos se envolvem em viagens para todos os locais do mundo, procurando relíquias e tesouros lendários. A série também ganhou uma nova versão que está no ar transmitida pelo Disney Channel.

 

Agora é hora de pegar aquele baldão de pipocas e curtir algumas “viagens no sofá” com os pequenos!

________________________________________________________________________________

 

ANA LUIZA OGG STRAUSS – COLUNISTA DE VIAGENS

Ana é louca por viagens e imagens. Junto com André e seus filhos Alex e Alice criaram o canal Ases a Bordo – Viagem com Crianças no YouTube para inspirar outras famílias a viajarem mais com seus filhotes. Além do canal, Ana escreve no blog Viagem com Crianças, dando dicas sobre suas aventuras com seus pequenos pelo mundo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: