10 coisas que você pode sentir durante a gravidez!

De Mãe para Mãe - Gravidez - Somos todas iguais07/03/16 By: Renata Pires
(1) Comentários

 

Olá moms!

A gravidez é um estado maravilhoso para a mulher! É muito gratificante saber que você tem um (ou dois, no meu caso) bebês se desenvolvendo em sua barriga. Mas, o que afinal podemos esperar da gravidez?

Fiz uma pesquisa pela internet e selecionei as coisas que as mulheres mais sentem durante a gravidez!

Confiram:

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

1) Sono

O sintoma de que as mulheres mais se lembram do começo da gravidez é a constante sensação de exaustão, principalmente no primeiro trimestre. Isso acontece porque a gestante está fabricando a importantíssima placenta, o sistema que sustentará o seu filho. Esse processo só será concluído no final do primeiro trimestre, quando melhora bem esse sono constante.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

2) Enjoo

Outra queixa muito frequente entre as grávidas. Não é uma regra, não são todas as mulheres que sentem enjoo. Mas você sabe porque ele acontece? A razão é simples. Durante a gestação, a mulher passa a produzir outros hormônios além da testosterona, um deles é a gonadotropina coriônica humana (hCG). Ao passo que ele ajuda a manter a gravidez, também provoca náuseas, pois retarda a digestão; assim, o alimento demora mais para sair do estômago e chegar ao intestino. O mal-estar acontece principalmente nos três primeiros meses, quando o hormônio é liberado em maior quantidade.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

3) Esquecimento e sensação de estar avoada

A desatenção e o esquecimento são muito comuns durante a gravidez. Não chegam a ser um problema médico, embora possam ter origem física. Há pesquisas que sugerem que o tamanho do cérebro da mulher pode ficar alterado no período da gestação. Porém, pode ser apenas ansiedade pelo bebê, pela vida nova. Nada ainda foi comprovado pela ciência.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

4) Sentir os chutes do bebê em sua barriga

No caso da primeira gravidez, talvez demore um pouco mais para você perceber os movimentos do bebê, porque é uma sensação totalmente nova. As primeiras sensações, como algumas mulheres a descrevem, são como uma cosquinha bem de leve, por dentro, como uma borboleta batendo asas. Normalmente, na primeira gravidez, a grávida provavelmente sentirá os primeiros movimentos entre 18 e 20 semanas. Quem não é marinheira de primeira viagem e já conhece a sensação costuma senti-la pela primeira vez entre 15 e 18 semanas.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

5) Não conseguir colocar sapatos

Sentar na beira da cama e abaixar até os pés para colocar sapatos é uma acrobacia praticamente impossível, principalmente no último trimestre. Sapatos com cadarço são viáveis de colocar apenas quando tem alguém por perto que possa ajudar. Aquelas sandálias que precisam abotoar são impossíveis nessa fase! Obviamente, isso se dá pelo tamanho da barriga.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

6) Sensibilidade e mudanças de humor

São raras as mulheres que não se pegam chorando pelo mais banal dos motivos durante a gestação. Mas será que é tudo culpa dos hormônios? Em grande parte, sim! “Se muitas mulheres já ficam irritadas e sensíveis antes da menstruação, imagine na gravidez, quando há uma elevação brusca dos níveis de estrogênio e de progesterona”, diz Luiz Fernando Dale, ginecologista e especialista em reprodução humana, do Rio de Janeiro. Esses dois hormônios, que ficam elevados até o nono mês, são capazes de sensibilizar até a mais durona das grávidas.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

7) Risco na barriga

Muito comum, cerca de 3 a 4 grávidas têm esta linha durante a gravidez. A chamada linea nigra é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado. As gestantes possuem uma grande sensibilidade ao hormônio estrógeno que provocam um aumento na produção do hormônio melanócito estimulante, o qual estimula a produção de melanina e faz com que a coloração não somente desta linha, mas também a coloração ao redor dos seios e as manchas no rosto, conhecido como cloasma.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

8) Manchas na pele

As manchas na pele, chamadas de melasma ou cloasma, podem surgir a qualquer momento, e não apenas na gestação. Porém, pelo mesmo fator da linea nigra, a grávida está mais sujeita à essas alterações na pele.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

9) Dores nas costas

50% a 75% das grávidas sentem dor nas costas em algum momento da gravidez. A culpa pela dor nas costas provavelmente é do peso do útero e das mudanças hormonais. Com o crescimento do útero, os músculos abdominais ficam mais fracos e seu centro de gravidade muda de lugar. Com isso, sua postura muda, o que acaba forçando nervos e a coluna.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

10) Alegria indescritível

Todos falam sobre o tal amor incondicional de mãe. E, desde os primeiros minutos, ao olhar o teste de gravidez positivo, sua vida já começa a mudar. E se torna praticamente impossível pensar em outra coisa a não ser no bebezinho que está em sua barriga se desenvolvendo. Um amor que cresce com o tempo e mesmo com o sono, enjoos, dores nas costas, sem conseguir colocar os sapatos, com a pele manchada… A alegria é indescritível.

 

Sentir durante a gravidez - Just Real Moms

 

 

Fontes: Baby Center Brasil / Vila Mulher / Baby Center Brasil 2 / M de Mulher / Baby Center Brasil 3 / Baby Center 4 / Claudia

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:10 coisas que você pode sentir durante a gravidez!
  1. lavinia

    ?? meu deus

X Leia também:

"Ser Mãe e Pai no século XXI” - Confira como foi o primeiro encontro do Programa Awake Kids 2017!

07/03/16Ver a matéria   >>