10 coisas para ensinarmos às nossas filhas

Cuidados especiais - De Mãe para Mãe - Educação - Relacionamentos31/05/18 By: Renata Pires
(4) Comentários

 

Nos dias de hoje, principalmente com a chegada da internet, está cada vez mais difícil educarmos nossos filhos. Ao mesmo tempo que temos muita informação, temos que tomar cuidado com a falta do controle de seu uso indiscriminado. A internet é um instrumento novo, que nós não utilizamos na nossa infância e juventude. Além da tecnologia, temos que buscar transmitir para nossos filhos, desde pequenos, algumas lições e ensinamentos que podem fazer toda diferença quando forem mais velhos.

 

Coisas para ensinarmos às nossas filhas - Just Real Moms

 

Educar meninos e meninas, é diferente. Claro que buscamos a igualdade de gêneros (e me desculpem as pessoas que não acham que alguns ensinamentos são voltados para cada um dos sexos), mas na prática, ainda é diferente. Em nossa cultura, o culto ao corpo é incentivado. O culto à sensualidade começa cedo – principalmente com a era da internet, onde musas fitness e fashion bloggers com corpos e rostos quase que inatingíveis são idolatradas mais do que qualquer outra profissão.

Muitas vezes, são as próprias mães que incentivam uma garotinha a dançar de modo provocante, copiando artistas. Nós, pais e mães, podemos fazer a diferença, precisamos ensinar valores e autorrespeito às nossas filhas, e esses ensinamentos precisam e devem começar bem cedo. Respeito não é apenas algo que os outros devem nos dar, é algo que está dentro de nós. A consciência de que estamos num mundo onde valores estão invertidos não significa que precisamos agir da mesma forma.

 

Coisas para ensinarmos às nossas filhas - Just Real Moms

 

Segue uma listinha de 10 coisas básicas que precisamos ensinar às nossas filhas antes de se tornarem mulheres:

1) Ame a si mesma

Mesmo quando não se achar como o modelo que a sociedade impõe, é possível amar suas imperfeições, respeitar seus limites e buscar algo ou alguém que também o faça.

 

2) Aprenda a se cuidar

Seja o cabelo, as unhas, o corpo, a aparência em geral, para o benefício da saúde e do bem-estar. Tenha boa higiene. Tanto para adquirir hábitos saudáveis que atrairão outros iguais, ou para preservar sua saúde. Saúde é a coisa mais importante que você tem. Você precisará dela para realizar seus sonhos, ser mãe, e fazer tudo o que quer na vida.

 

3) Respeite seu corpo

Não deixe pessoas tirarem sarro de partes do seu corpo, você pode (e deve) se achar linda da forma que é. Ninguém é igual a ninguém e na internet, muitas vezes, as mulheres não são reais. Além disso, não maltrate seu corpo com drogas ou outros tipos de vícios

 

4) Respeite e seja gentil com os outros

Trate as pessoas como quer ser tratada. Importe-se, seja amiga fiel e ouvinte. Se a outra pessoa não for, apenas se afaste. Respeito e gentileza faz toda diferença na vida de qualquer pessoa.

 

5) Ouça seus pais e aprenda com eles

Eles viveram antes de você por uma razão. São lições grátis para evitar dores de cabeça desnecessárias.

 

6) Inteligência durará, beleza não

Você pode ser bonita e fabulosa, mas invista em educação e nunca desista de se informar. A inteligência praticada abre a mente para o autoconhecimento, não cria rugas nem perde a forma, só melhora com o uso.

 

7) Seja responsável

Seja responsável com tudo na vida: nos estudos, nos relacionamentos e até no divertimento. Aja com seriedade quando o assunto é dinheiro. Evite hábitos como gastar demais, comprar tudo o que vê, ambição desmedida e descontrolada. Cuide de seu crédito e aprenda a fazer um orçamento. Isso lhe ajudará a ser independente, a cuidar de si mesma e de sua própria família um dia, e lhe ajudará a buscar um par com a mesma responsabilidade.

 

8) Crie sua própria reputação

Não espere os outros fazerem por você o que você pode fazer por você mesma. Nas amizades ou num relacionamento, ambos precisam estar seguros de quem são e de suas metas de vida. A fórmula é simples: ações trazem consequências. Boas escolhas trazem boas consequências. E o inverso é verdadeiro.

 

9) Reze

Independente da religião que você acredita, sempre há um ser superior, com quem você pode conversar, agradecer ou pedir. Reze, faz bem para alma, para o espírito e você consegue colocar em palavras (mesmo que em pensamento), os seus sentimentos.

 

Dicas extras:

– Mães: Saibam de seu valor e amem a si mesmas acima de tudo. Suas filhas as terão como exemplo de mulher e também agirão de maneira similar à forma com que se relacionam amorosamente e na vida em geral.

– Pais: Sua atitude para com sua esposa e suas filhas deve ser a melhor possível. Suas filhas o terão como primeiro amor, e muito provavelmente procurarão, mesmo inconscientemente, um homem com características similares. Se você for bom pai e bom marido, suas filhas não se contentarão com menos e aprenderão a reconhecer um homem que não as respeita.

 

Coisas para ensinarmos às nossas filhas - Just Real Moms

 

Fontes: Família.com.br / Pop Sugar

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:10 coisas para ensinarmos às nossas filhas
  1. Karina

    Que riqueza de matéria!!! amei todo o conteúdo…. bjs

  2. Christian

    Matéria excelente. Tudo que fazemos em nossas vidas deve ter essência. E devemos construir nossos filhos de dentro pra fora (diferente do que há na maioria das mídias).

  3. lourdes

    matéria excelente.Amei todo o conteúdo.

  4. Flávia

    Ótimos conselhos em tempos tão difíceis!

X Leia também: